segunda-feira, 22 de maio de 2017

Prefeitura de Fortaleza realiza atividades durante a Semana Estadual de Combate à Hanseníase

Intuito é divulgar os sintomas da doença e esclarecer sobre o diagnóstico e tratamento

Entre os dias 22 e 26 de maio, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intensifica a busca ativa de sintomáticos dermatológicos com objetivo de identificar precocemente as pessoas que apresentam sinais da hanseníase. Alguns dos sintomas são manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade; sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; além caroços e placas em qualquer local do corpo.
A assessora da área técnica de hanseníase da SMS, Natália Régia Farias, ressalta que a semana de mobilização é oportuna para ampliar a divulgação dos sinais da doença e esclarecer sobre o diagnóstico e tratamento adequado. “A hanseníase tem cura, e o tratamento é feito gratuitamente em todos os postos de saúde de Fortaleza. É importante que a população esteja atenta para os sinais da doença e procure pelo atendimento o quanto antes, pois, dependendo do caso, pode gerar algum tipo de incapacidade no paciente”, explica.
As atividades acontecerão em todos os 109 postos de saúde da Capital, onde serão feitas avaliações dos pacientes, agendamento de consultas médicas para os casos suspeitos, ações educativas nas salas de espera, além de treinamento para os profissionais de todas as Regionais. Nos dias 25 e 26 de maio, serão feitas ações educativas no Terminal da Parangaba e no Serviço Social do Comércio (Sesc) da Parangaba.
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae, transmitida por meio de secreções nasais, tosse e espirro. Em Fortaleza, durante o ano 2016, foram diagnosticados 555 casos da doença.
Serviço
Semana Estadual de Combate à Hanseníase
Data: 22 a 26 de maio
Local: postos de saúde de Fortaleza
Enviar

Deixe seu comentário: