Pular para o conteúdo principal

Prefeito Sarto fiscaliza ações de limpeza e terraplanagem no Álvaro Weyne e anuncia projeto de urbanização

  Orçadas em cerca de R$ 9,9 milhões, as obras têm prazo de execução de 12 meses   COMPARTILHAR   “A Prefeitura de Fortaleza tem um belíssimo projeto de urbanização para a área, com recurso já garantido e empresa licitada", informou Sarto (Foto: Tainá Cavalcante) O prefeito Sarto fiscalizou, nesta quinta-feira (18/04), as ações de limpeza e terraplanagem iniciadas hoje no bairro Álvaro Weyne. O local virou ponto de descarte irregular de lixo e representa um risco para a saúde, já que favorece a proliferação de mosquitos. A Prefeitura de Fortaleza elaborou um projeto de urbanização, que inclui a construção de um letreiro na entrada do bairro. As obras vão contemplar uma área de 30 mil m² localizada entre a rua José Acioli e a av. Dr. Theberge. De acordo com Sarto, a lama e o excesso de lixo representam um risco de proliferação de mosquitos. “Nós temos aqui um depósito irregular de lixo e a água está quase a um metro de profundidade, com lixo e lama, um risco iminente de epidemia de

Profissão de bartender é opção para mercado cada vez mais amplo e turístico em Fortaleza (CE)

O turismo segue como uma das mais fortes atividades econômicas do Ceará. Fortaleza, por exemplo, ficou entre os dez destinos mais procurados no país para quem quer aproveitar o verão, de acordo com estudo divulgado pelo Ministério do Turismo, em dezembro de 2016. A capital cearense é um destino procurado o ano inteiro, e profissionais como bartenders têm sido cada vez mais procurados por bares, restaurantes e eventos. O preparo de drinks por esses profissionais costuma ser uma atração à parte.

Os bartenders costumam chamar a atenção por conta dos drinks coloridos e elaborados, e também pela segurança que possuem para falar sobre as bebidas utilizadas. Alguns parecem verdadeiros artistas, seja por conta do visual sempre bem elaborado ou pelas técnicas utilizadas, realizando verdadeiros malabarismos com as garrafas e utensílios do bar.

Em Fortaleza, uma iniciativa da DIAGEO, líder mundial na produção de bebidas alcoólicas Premium, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social e da Cidadania (IDESC) e com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), tem proporcionado capacitação profissional a jovens carentes na área de bartender, com o programa Learning for Life. Na quarta-feira (31), às 17h, 54 alunos da iniciativa receberão o certificado de conclusão do curso em cerimônia a ser realizada na Escola de Vida, Sabor e Arte (Evisa), localizada na Av. do Imperador, nº 1367, bairro Farias Brito. O curso é uma oportunidade para jovens desenvolverem e profissionalizarem os talentos nessa área e aplicá-los com maestria nos melhores bares, restaurantes e casas noturnas, ou montarem o próprio negócio. Para a maioria desses jovens, essa é uma oportunidade de inclusão no mercado de trabalho.

Montar o próprio negócio foi a opção escolhida por Rubens Araújo, ex-aluno do curso e hoje proprietário da coquetelaria Mago dos Drinks. O ex-garçom e hoje bartender qualificado já tinha experiência com o preparo das bebidas, adquirido na prática. “Antes eu não tinha conhecimento técnico e hoje eu já posso argumentar sobre vários aspectos dos produtos que eu utilizo e dos drinks que preparo”, destaca.

Para Rubens, o Learning for Life abriu muitas portas, além de ter lhe conferido um respaldo na área. “A vida de bartender é corrida, cansativa e você troca o dia pela noite. É uma profissão para quem ama e hoje eu faço o que eu gosto. Espero crescer mais e mais e me aprofundar na profissão”, conta o empreendedor, que levou o irmão Julivan Rocha a também fazer o curso e hoje os dois compartilham do mesmo amor pela profissão.

Atualmente preparando drinks, Lilian Pires trabalhava em uma concessionária antes de participar do Learning for Life. Movida pela curiosidade e uma apreciadora de bebidas, decidiu ser mais do que uma consumidora. “Não imaginava ir para o outro lado do balcão. De fora parece fácil, mas existe toda uma técnica. Como preparar, com o que combinar as bebidas, enfim, hoje eu estou bastante feliz porque faço o que gosto e ainda posso estudar e criar novos drinks”, comemora Lilian.

Além de saciar a curiosidade, mudou de profissão e conseguiu uma conquista profissional. “Sou grata ao curso pela mudança, foi um adicional na minha vida. Estou me divertindo e ganhando dinheiro hoje em dia”, conta. A bartender continua buscando aperfeiçoamento e quando alguém estranha ver uma mulher preparando os drinks, ela usa todo o conhecimento adquirido no curso para conquistar a confiança do cliente.

Parcerias

Em 2016, dez alunos do curso de bartender realizaram o período de vivência prática em restaurantes do Grupo Social Clube. Este ano, outros dez jovens contarão com a mesma oportunidade, distribuídos entre os restaurantes Santa Grelha (Meireles e Iguatemi), La Pasta Gialla (Shopping Pátio Dom Luis e Iguatemi) e Ryori Sushi Lounge. “Os jovens são muito bem treinados no programa Learning For Life sobre as bebidas e drinks, têm uma capacidade criativa muito original e são muito bem-vindos em nossos restaurantes. Acreditamos que esta profissão remete à comemoração e à alegria. Nosso ramo é gastronomia de alto padrão e nada melhor do que contarmos com bebidas deliciosas e de qualidade” destaca Márcia Costa, gerente de Recursos Humanos do Grupo Social Clube.

Para a coordenadora da Evisa, Simone Veras, a realização do curso de bartender na instituição é de grande importância por qualificar jovens para o mercado de trabalho. “Esse mercado de bartender é bastante promissor, pois é notório o crescimento na área da gastronomia, com o surgimento de novos bares, restaurantes e hotéis em Fortaleza, possibilitando, assim, a empregabilidade desses jovens capacitados em diversos estabelecimentos”, explica.


Sobre o Learning for Life

Idealizado pela DIAGEO há mais de dezesseis anos, o Programa Learning for Life é composto por cursos na área de Bartender, que visa levar oportunidades para jovens de baixa renda, por meio da inclusão social e profissional, gerando uma grande transformação na vida de comunidades menos favorecidas.

“O desenvolvimento sustentável é um dos pilares prioritários para a DIAGEO e, por isso, temos iniciativas pioneiras e altamente impactantes na sociedade. O Learning for Life cria oportunidades e empodera jovens adultos de comunidades carentes”, afirma Teresa Orlandi, gerente de Relações Corporativas da DIAGEO.

O Learning for Life está presente em nove cidades (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Montevidéu e Assunción) da região PUB (Paraguai, Uruguai e Brasil). Desde 2001, mais de 20 mil profissionais já foram capacitados pelo programa. O modelo desenvolvido pela DIAGEO no Brasil serve de inspiração para programas de capacitação em toda a América Latina, Europa, África e Ásia.

A iniciativa tem como diferencial o nível de especialização que proporciona, com carga horária de cerca de 300 horas e aulas gratuitas em instituições renomadas. Além das apresentações teóricas e práticas, que abordam desde origem e manuseio dos drinks, reforçam a ética da profissão e a importância de o profissional estimular o consumo responsável.

O Learning for Life na capital cearense já formou 817 jovens em cursos de camareira, recepcionista de eventos, garçom e bartender, em diversos equipamentos da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), apoiadora do programa no Ceará.

Sobre a DIAGEO

A Diageo é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas, vinhos e cervejas. O portfólio inclui marcas como Smirnoff®, Johnnie Walker®, Ypióca®, Guinness®, Baileys®, Cîroc®, Old Parr® e Tanqueray®, entre outras. A empresa possui um importante capítulo em sua história no Brasil com a aquisição de Ypióca, uma das marcas mais tradicionais de cachaças premium do Brasil, em 2012. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE).

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.