sábado, 17 de junho de 2017

75 anos de Paul McCartney serão celebrados sábado, 17/6, no CCBN, com Lorena Nunes e o show "McCartney in Jazz". Entrada franca

Neste sábado, 17/6, às 19h, véspera do 75o. aniversário do ex-beatle Paul McCartney, um show tributo especial e diferenciado, com entrada franca, marcará as comemorações em Fortaleza, reunindo tanto os beatlemaníacos quanto o público do jazz no Centro Cultural Banco do Nordeste, pelo projeto Jazz em Cena. No show "McCartney in Jazz" o público vai conferir a recriação do disco "Kisses on the Bottom", lançado por Paul em 2012, na voz de Lorena Nunes, uma das mais destacadas e aplaudidas intérpretes da nova cena cearense, com um trabalho cuja repercussão nacional vem crescendo a partir do elogiado disco "Ouvi dizer que lá faz sol" e da inclusão de uma música na trilha da abertura das Olimpíadas Rio 2016.

O show "McCartney in Jazz" recria no palco do CCBN, na íntegra, o belíssimo e enternecedor repertório de "standards" e "lados B" do jazz e do american songbook presentes no álbum lançado em 2012 pelo eterno Beatle, que segue causando furor, com a confirmação de quatro novos shows no Brasil, em outubro deste ano. O disco "Kisses on the Bottom" terá todas as suas canções reinterpretadas por Lorena Nunes e por outros grandes mestres da música do Ceará: Luciano Franco (guitarra semiacústica e direção musical), Tito Freitas (piano), Luis Hermano Bezerra (contrabaixo acústico) e Adriano Azevedo (bateria).

As canções assinadas por compositores norte-americanos da primeira metade do século XX são interpretadas com arranjos e ambiências sonoras jazzísticas, incluindo espaço para a improvisação, com grande destaque para a performance dos músicos. No disco, o sotaque britânico de Sir Paul se une a um time de estrelas, como Diana Krall, John Pizzarelli, Anthony Wilson e John Clayton, para uma viagem entre canções de sua memória afetiva, além de outras joias descbertas em um trabalho de pesquisa dividido por ele, Diana Krall e Tommy LiPuma, que também foi produtor de lendas como Miles Davis.  O clima jazzístico do álbum será recriado no show no Centro Cultural Banco do Nordeste.

"O disco 'Kisses on the Bottom' traz Paul McCartney cantando um repertório belíssimo, no clima de 'American Songbook', mas com o diferencial de músicas não tão conhecidas pelo grande público. É um ótimo disco de jazz, com instrumentistas de altíssimo nível e canções maravilhosas", destaca Lorena Nunes.

"A ideia do show nasceu desse gosto pelo jazz e por toda a beleza e o sentimento das canções reunidas no disco com arranjos incríveis, com elegância e muita musicalidade", acrescenta Lorena. "É um grande prazer recriar esse disco na íntegra, levando-o ao palco nesse show ao lado de mestres da nossa música ", acrescenta, sobre a apresentação que terá clássicos como "It´s only a paper moon" (do repertório de Nat King Cole); "Always" (de Irving Berlin), "Bye bye blackbird" (standard registrado por jazzistas como Chet Baker). Assim como a romântica "My valentine", a pungente "Only our hearts" e a bem-humorada "Baby´s request", composições do próprio McCartney.

Mais sobre Lorena Nunes

Lorena Nunes começou a aparecer na cena musical de Fortaleza com o coletivo de artistas Comparsas da Vivenda, composto de jovens músicos e compositores que tinham uma proposta irreverente e no qual ela se destacou por sua voz forte e com influências jazzísticas. Pouco tempo depois, abriu shows de Monique Kessous, Luiz Melodia e Lenine e montou o show solo "Ai de mim". Em abril de 2014, fez uma turnê em Cabo Verde com o apoio da Secult Ceará, Casa Fora do Eixo Nordeste e Ministério da Cultura de Cabo Verde. Em dezembro do mesmo ano, retornou ao país integrando a programação da IV Feira Mundial da Palavra, onde apresentou seu novo e primeiro álbum, "Ouvi Dizer Que Lá Faz Sol", com a produção musical de Beto Villares, juntamente com Yuri Kalil, e coprodução do multiinstrumentista e diretor musical do show Claudio Mendes.

Em 2015, Lorena Nunes abriu também o show do cantor brasileiro João Bosco e, na programação do carnaval de Fortaleza 2015, para o rapper Criolo, ocasião em que gravou seu primeiro videoclipe, Alegria Amarela, com direção da cineasta Bárbara Cariry. Em 2016, a cantora lançou o single/videoclipe "Minha Praia", uma clara homenagem ao Ceará e sua capital, Fortaleza, onde já possui um público cativo.

Mais sobre o Jazz em Cena

O "Jazz em Cena", novo projeto musical permanente do Centro Cultural Banco do Nordeste, que promoverá, em dois sábados a cada mês, apresentações especiais com os melhores músicos, em espetáculos elaborados para brindar o público com obras-primas da história do jazz, recriadas com o talento e a criatividade dos nossos instrumentistas e intérpretes.

Os shows do "Jazz em Cena" no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (Rua Conde D´Eu, 500, Centro, ao lado da Catedral) prometem marcar pela ousadia e pela criatividade, tanto na escolha do artista homenageado, quanto na seleção do repertório e dos músicos convidados para cada espetáculo, sempre com entrada franca, democratizando cada vez mais o acesso à excelência de nossa cena instrumental - referência para todo o País.

Entre os objetivos do "Jazz em Cena" estão contribuir para atender a grande demanda de público por mais shows de jazz em Fortaleza, apresentar a novos ouvintes a obra de grandes mestres da música, ressaltar o talento, a criatividade e o virtuosismo dos instrumentistas cearenses, de grande produção autoral, mas também capazes de recriar, a seu modo, trabalhos musicais históricas por sua beleza e sua importância.

O novo projeto se soma a outros que vêm sendo mantidos na capital cearense, como o Ceará Jazz Series, realizado desde 2015 no Teatro Dragão do Mar, o tradicional Festival Jazz & Blues (promovido em Guaramiranga e Fortaleza desde 2000), o Jeri Choro Jazz(desde 2009), os festivais instrumentais do Centro Cultural Banco do Nordeste e os shows promovidos em diversas casas noturnas, bares, restaurantes, teatros, centros culturais e espaços alternativos, formando uma rede crescente de opções para o público amante do jazz, com produções se ampliando ao longo de todo o ano.

SERVIÇO:
JAZZ EM CENA - Show "McCartney in Jazz". Sábado, 17/6, às 19h, com ENTRADA FRANCA, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBN, Rua Conde D´Eu, 560, Centro, ao lado da Catedral). Com Lorena Nunes (voz), Luciano Franco (guitarra semiacústica e direção musical), Tito Freitas (piano), Luis Hermano Bezerra (contrabaixo acústico) e Adriano Azevedo (bateria).
Enviar

Deixe seu comentário: