domingo, 18 de junho de 2017

Café Couture recebe neste domingo show especial com a cantora Bruna Hetzel (RN), o pianista Amaro Freitas (PE) e o Por Um Trio (CE)


Dois músicos especialíssimos, de dois estados vizinhos, representantes da nova cena jazzística do Nordeste, se apresentam neste domingo, 18/6, às 19h, no Café Couture, na Praia de Iracema. A cantora potiguar Bruna Hetzel e o pianista pernambucano Amaro Freitas, dois dos nomes mais aplaudidos desse novo contexto musical, realizam show especial, com standards do jazz e clássicos da bossa nova, em um encontro que também contará com os músicos cearenses do Por um TrioHermano Faltz (guitarra), Iury Batista (contrabaixo acústico) e André Benedecti (bateria) como convidados especiais. Um "Jazz da costa Nordeste", unindo Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, representados por alguns de seus mais jovens e virtuosos artistas. O show tem apoio do projeto Ceará Jazz Series.

Bruna Hetzel e Amaro Freitas vêm construindo diálogos com a cena musical cearense, nos últimos tempos, em um diálogo promissor. A cantora já se apresentou em espaços paralelos durante o tradicional Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga, e no Café Pagliuca, em Fortaleza, enquanto o pianista já levou seu show ao palco do Teatro Carlos Câmara, da Secretaria da Cultura do Estado, lançando seu aplaudido disco "Sangue Negro" com grande sucesso e forte repercussão na imprensa cearense.

Agora, ambos participam de 15 a 17/6 do Festival de Inverno da Serra da Meruoca, interpretando uma composição de Bruna, classificada entre as 20 canções selecionados para a mostra competitiva do evento. Após retornarem da serra, têm encontro marcado com o público da capital neste domingo, 18/6, no Café Couture. O show é mais uma apresentação especial da casa que vem se destacando pela opção em investir no jazz como destaque maior de sua programação musical, contribuindo para dar maior destaque aos instrumentistas cearenses.

"O show deste domingo vai ter um repertório com clássicos do jazz e da bossa nova, a partir das convergências entre as vivências minha e do Amaro, além dos músicos cearenses maravilhosos, do Por um Trio", antecipa Bruna Hetzel, prometendo também duas composições dela e duas de Amaro Freitas.

Mais sobre Bruna, Amaro e Por Um Trio

Bruna Hetzel iniciou sua trajetória profissional como cantora há cinco anos, quando passou a atuar em múltiplos espaços da cena potiguar. Seguindo a tradição musical delineada pelo avô, o maestro Waldemar Ernesto Hetzel, a intérprete toma por referência a forte tradição da música popular brasileira, em especial a bossa-nova em sua convergência com o jazz. Em suas apresentações, busca uma sonoridade particular e intimista, associando o universo poético da MPB ao improviso e à criatividade do jazz, com harmonias próprias e interpretações inovadoras.

Amaro Freitas nasceu em Recife em em 1991 e está finalizando o curso de tecnólogo em Produção Fonográfica e trilha carreira como pianista, tecladista, compositor, arranjador e diretor musical. Através da música instrumental, ocupou espaços como Teatro Capiba, Teatro Severino Cabral, Teatro BNDES, Clube Cabanga, Conservatório Pernambucano de Música, Paço do Frevo e Festival de Câmara de Belo Jardim, entre outros. Desde 2014 é pianista residente do Mingus, casa devotada ao jazz pernambucano, onde se alterna em duo ou trio e onde chegou a se apresentar para o mestre Wynton Marsalis. Acompanha cantores da nova cena pernambucana como Romero Ferro, Márcia Pequeno, Claudia Beija, Luiza Fittipaldi e Riá Oliveira. Segue divulgando o disco "Sangue Negro", tendo realizado shows no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, além do festival Mimo, em Olinda, onde foi premiado. 

Por Um Trio é formado por Hermano Faltz (guitarrista), Iury Batista (baixista) e André Benedecti (baterista) e vem ao longo de
três anos participando das principais atividades da música instrumental no Ceará. Seja no mesmo trabalho ou separados, os jovens músicos se destacam por onde passam. Além do domínio dos instrumentos, desenvoltura na improvisação e criatividade, a naturalidade e fluidez com que se sintonizam são características marcantes do trio. Guitarra, baixo acústico e bateria se fundem com uma facilidade surpreendente e a música se faz radiante. 

O grupo vem desenvolvendo um repertório baseado nos artistas que pertencem ao gosto comum aos três, além de músicas de própria autoria, com influência da sofisticação harmônica e melódica do jazz e da música brasileira, mas sem se enquadrar em um estilo específico. As diretrizes vêm das diversas influências de cada
integrante, sejam provenientes do jazz, rock, bossa nova ou samba-jazz. Já tocaram com mestres como Jorge Helder, Claudio
Nucci, David Duarte, Marcus Caffé, Márcio Resende, Adam Faulk, Itiberê Zwarg, Arismar do Espírito Santo, Carlinhos Patriolino, Macaúba do Bandolim, Rodger Rogério, Paula Tesser, Lorena Nunes,
Marcos Lessa e Nayra Costa.

SERVIÇO:
Show "Bruna Hetzel, Amaro Freitas e Por Um Trio- 'Jazz Costa Nordeste'". O trio é composto por Hermano Faltz (guitarra), Iury Batista (contrabaixo acústico) e André Benedecti (bateria). Neste domingo, 18/6, às 19h, no Café Couture (Rua dos Tabajaras, 554, Praia de Iracema). Couvert artístico: R$ 7,00. Informações: 99913-3819 / Facebook Café Couture.
Enviar

Deixe seu comentário: