segunda-feira, 19 de junho de 2017

Cearenses comemoraram aniversário de 75 anos de Paul McCartney lotando o CCBN e aplaudindo Lorena Nunes e quarteto

O público cearense comemorou em grande estilo o 75o. aniversário do ex-beatle Paul McCartney, celebrado em todo o mundo neste domingo, 18/6. Em Fortaleza, a comemoração foi antecipada para a noite de sábado, quando o público lotou o Centro Cultural Banco do Nordeste, no Centro da capital, para aplaudir o show "McCartney in Jazz", pelo projeto Jazz em Cena, apresentado pela cantora Lorena Nunes e por um quarteto de mestres da música cearense, recriando na íntegra o disco "Kisses on the Bottom", lançado por Paul em 2012. Ao final do show, parabéns e bolo personalizado, assinado por Adriana Rodrigues, com ilustrações do ex-beatle, motivo de muitas selfies da plateia. A apresentação pode ser conferida em vídeo na fan-page do Jazz em Cena no Facebook.

Emoção, sensibilidade, delicadeza, musicalidade alegria deram o tom da noite, entre muitos aplausos para Lorena e para Luciano Franco (guitarra semiacústica e direção musical), Tito Freitas (piano), Luis Hermano Bezerra (contrabaixo acústico) e Adriano Azevedo (bateria). O grupo interpretou com alma e intensidade as canções do disco, assinadas por compositores norte-americanos da primeira metade do século XX, incluindo espaço para a improvisação, como é característica do jazz.

Entre os destaques da noite estiveram canções como "It´s only a paper moon" (do repertório de Nat King Cole), "Always" (de Irving Berlin), "Bye bye blackbird" (standard registrado por jazzistas como Chet Baker), assim como a romântica "My valentine", que ganhou um arranjo ritmicamente diferenciado, com pegada blueseira, e a bem-humorada "Baby´s request", composições do próprio McCartney.

Outros pontos altos da noite foram a bluesy "Get yourself another fool", com uma interpretação marcante de Lorena, também brilhando nas comoventes e enternecedoras "More I cannot wish you", "Only our hearts", "Home (when shadows fall)" e "We three (my echo, my shadow and me)". Canções que fizeram muitos casais se emocionarem, ainda em clima de Dia dos Namorados, e outros sofrerem com saudade ou "dor de cotovelo", como fizeram questão de revelar muitos espectadores.

No bis, uma bela versão em bossa para "Something", de George Harrison, e uma poderosa releitura para "Oh darling", de Paul, que, segundo os espectadores entusiasmados ao final do show, certamente teria ficado bastante emocionado com a releitura de seu disco por Lorena Nunes e pelos grandes músicos do Ceará. Após o show, integrantes do program e fã-clube Frequência Beatles subiram ao palco com a faixa "Paul, Fortaleza loves you", que foi levada à famosa faixa de pedestres da Abbey Road, quando da campanha para que o ex-beatle viesse tocar em Fortaleza. Deu certo! 

Próximos shows do Jazz em Cena

No dia 8 de julho, às 19h, tem mais Jazz em Cena, com o show "Time Further Out - Tributo a Dave Brubeck" levando ao palco a íntegra do disco lançado pelo grande pianista norte-americano em 1961, como uma sequência de seu clássico álbum "Time Out". A missão de recriar o álbum fica por conta dos mestres Thiago Almeida (piano), Marcio Resende (bateria), Iury Batista (contrabaixo acústico) e David Krebs (bateria).

No dia 29 de julho, também às 19h, hora e vez de homenagear o baterista Art Blakey recriando na íntegra o disco "The Big Beat", de 1960, outro clássico álbum da história do jazz, que documenta parte do trabalho de Art Blakey and The Jazz Messengers. Neste show o bandleader é o baterista David Krebs, que sobe ao palco muito bem acompanhado por Edson Távora Filho (piano), Ricardo Abreu (trompete), Marcio Resende (saxofone) e Iury Batista (contrabaixo acústico). A entrada é franca, como em todos os shows do projeto Jazz em Cena.

Mais sobre o Jazz em Cena

O "Jazz em Cena", novo projeto musical permanente do Centro Cultural Banco do Nordeste, que promoverá, em dois sábados a cada mês, apresentações especiais com os melhores músicos, em espetáculos elaborados para brindar o público com obras-primas da história do jazz, recriadas com o talento e a criatividade dos nossos instrumentistas e intérpretes.

Os shows do "Jazz em Cena" no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (Rua Conde D´Eu, 500, Centro, ao lado da Catedral) prometem marcar pela ousadia e pela criatividade, tanto na escolha do artista homenageado, quanto na seleção do repertório e dos músicos convidados para cada espetáculo, sempre com entrada franca, democratizando cada vez mais o acesso à excelência de nossa cena instrumental - referência para todo o País.

Entre os objetivos do "Jazz em Cena" estão contribuir para atender a grande demanda de público por mais shows de jazz em Fortaleza, apresentar a novos ouvintes a obra de grandes mestres da música, ressaltar o talento, a criatividade e o virtuosismo dos instrumentistas cearenses, de grande produção autoral, mas também capazes de recriar, a seu modo, trabalhos musicais históricas por sua beleza e sua importância.

O novo projeto se soma a outros que vêm sendo mantidos na capital cearense, como o Ceará Jazz Series, realizado desde 2015 no Teatro Dragão do Mar, o tradicional Festival Jazz & Blues (promovido em Guaramiranga e Fortaleza desde 2000), o Jeri Choro Jazz(desde 2009), os festivais instrumentais do Centro Cultural Banco do Nordeste e os shows promovidos em diversas casas noturnas, bares, restaurantes, teatros, centros culturais e espaços alternativos, formando uma rede crescente de opções para o público amante do jazz, com produções se ampliando ao longo de todo o ano.
Enviar

Deixe seu comentário: