Pular para o conteúdo principal

Empresa deve pagar R$ 20 mil para vítima de choque elétrico causado por fio caído em via pública

  Um idoso de 63 anos receberá indenização de R$ 20 mil, por danos morais, da Companhia Energética do Ceará (Enel). Ele foi vítima de choque elétrico causado por um fio que estava caído em via pública. A decisão, da 1ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), é da sessão ocorrida no dia 10 deste mês. De acordo com o processo, em junho de 2021, o idoso pilotava motocicleta em uma estrada carroçável, no Município de Itapipoca, quando sofreu o choque devido ao fio de alta-tensão que estava no chão. O caso deixou a vítima inconsciente, e a população local socorreu e levou o idoso para longe da moto, que estava em chamas. Os moradores da região relataram que a Enel teria sido informada sobre a situação, mas que nada foi feito para reparar o problema. Em decorrência do acidente, a vítima teve diversas queimaduras pelo corpo e precisou ficar hospitalizada para tratar os ferimentos. O idoso sustenta que após o ocorrido, passou a apresentar problemas neurológicos, como

Cobertura especial: Segundo dia do Festival de Jericoacoara Cinema Digital teve debate sobre "Terra em Transe", Mostra Infantil e início da Mostra de Curtas




Nesta quinta-feira, 8/6, o VI Festival de Jericoacoara chegou a seu segundo dia, com atividades nos três turnos, movimentando a pequena - e encantadora - vila de pescadores que se tornou um dos destinos mais cobiçados do turismo internacional. Cineastas de 13 estados brasileiros estão reunidos em Jeri para o festival, que segue até 13/6, com entrada gratuita em toda a programação, incluindo debates, oficinas e exibição de filmes. O segundo dia começou com o Seminário "Terra em Transe: 50 anos", que emocionou o público ao oferecer acesso a um material inédito da obra do diretor do filme, o cineasta baiano Glauber Rocha, com a presença de Paloma Rocha, também cineasta e filha de Glauber.
Na noite desta quinta, enquanto nos céus de Jeri a lua capturava os olhares, na tela do Polo de Atendimento à Criança e ao Adolescente, palco do festival, foi aberta a Mostra Competitiva de Curtas-metragens, com a presença de realizadores que destacaram a importância do espaço aberto pelo festival e a satisfação de participar. A diversidade de filmes e temáticas exibidos chamou atenção do público.
Foram exibidos os filmes "Os Olhos de Arthur", de Allan Deberton (Fic, CE), "Canta Um Ponto", de Luciano Dayrell e João Paulo Silveira (Doc, RJ), "Rosinha", de Gui Campos (Fic, DF), "Símile", de Julio César Mahr (Exp, GO), "Candeias", de Felipe Wenceslau e Augusto Pessoa (Doc, BA) e "Salu e o Cavalo Marinho", de Cecilia da Fonte (Anim, PE).
Na Mostra Infantil, realizada à tarde, a criançada de Jericoacoara teve aquela que foi para a maioria a primeira oportunidade de conferir a emoção e o estranhamento causados por uma exibição de cinemas 3D. Com os óculos para acompanhar os filmes em três dimensões, a meninada não escondeu a emoção nem conteve os risos e expressões de espanto e admiração.
Pela manhã, a mesa de debates sobre o filme "Terra em Transe" foi composta por Paloma Rocha, pelo cineasta Sérgio Santeiro e pelo professor Régis Frota, com um debate enriquecedor sobre o longa-metragem que marcou a história do cinema brasileiro dos anos 60, com forte repercussão internacional.
Paloma abriu o debate afirmando que as pessoas só conhecem a obra de Glauber até 1969, ano em que foi lançado o filme "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro", mas que a partir de "O Leão de Sete Cabeças", de 1970, "ninguém conhece, porque nunca foi lançado comercialmente". Ela destacou que há mais de 200 trabalhos de Glauber Rocha restaurados por ela e sua equipe, incluindo poemas, filmes, livros, documentários, um acervo riquíssimo que ainda hoje espera na Cinemateca Brasileira para ser disponibilizado ao público. O material é "de uma importância imensa para a pesquisa, apreciação e imersão na obra de Glauber ", ressaltou a cineasta.
Acompanhando sua fala, Paloma exibiu trechos do documentário “Depois do Transe”. Originalmente chamado de "América Nuestra" e composto por 900 páginas, o doc reúne pessoas da época que participaram do filme, além de comentários do próprio Glauber, que trazem uma análise e comentários sobre "Terra em Transe".
"Terra em Transe" e o Brasil de hoje
Régis Frota trouxe uma explicação didática: "O transe também conota, simboliza, alegoriza um estado de letargia, uma passividade próxima da hipnose". A mesa ainda traçou paralelos entre o longa e a realidade política do país nos dias de hoje: "Na época, hoje, amanhã, quem dá golpe é o imperialismo. A história de hoje é tão atual quanto na época em que o filme foi censurado pelo Itamaraty", comentou o cineasta Sérgio Santeiro, que deu ainda uma aula sobre o fazer cinema: "O maior barato de um filme é dialogar, reproduzir seu ambiente, sua vida, é para você se enxergar a si mesmo e não pra ficar explodindo bomba, indo a Marte, porque esse tipo de cinema não me diz nada", enfatizou.

Confira a programação desta sexta, 9/6

Na sexta-feira, 9/6, o Festival de Jericoacoara Cinema Digital tem às 10h o Seminário "Terra em Transe: 50 Anos", com palestra da filha de Glauber Rocha, a cineasta Paloma Rocha, tendo como debatedores o cineasta Sérgio Santeiro, o professor Régis Frota e os realizadores participantes da Mostra Competitiva de Curtas-metragens do festival. A atividade, assim como toda a programação do festival, tem entrada franca e acontece no Polo de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Jericoacoara.

Às 14h a comunidade de Jericoacoara tem a oportunidade de conferir a Mostra Infantil, com uma grande opção de programação especial para a criançada. Das 14h às 18h acontece Oficina de Cinema Digital, democratizando o acesso às técnicas do audiovisual e convidando representantes da comunidade a produzirem seus próprios pequenos filmes, durante o festival.

A Mostra Competitiva de Curtas-metragens, na sexta-feira, tem início às 18h, com os filmes "O Menino do Dente de Ouro", de Rodrigo Sena (Ficção, RN), "Botes Bastardos", de Pedro Cela (Documentário, CE), "Ilha das Crianças", de Zeca Ferreira (Ficção, RJ), "Retratos da Alma", de Leo Belo (Documentário, DF), "A Dança de Julia", de Igor Lopes (Experimental, PE) e "Meu Rio Vermelho", de Rafael Irineu (Documentário, MT).

Mais sobre o festival

Além de seguir com a proposta de revelar o melhor do novo cinema brasileiro, abrindo espaço a cineastas independentes, a edição deste ano será marcada por uma homenagem a um dos maiores clássicos do cinema brasileiro em todos os tempos: o filme "Terra em Transe", de Glauber Rocha, produção que completa 50 anos. 

O destaque a "Terra em Transe", filme que causou polêmica em todo o País, inclusive no Ceará, quando de seu lançamento em 1967, mas que segue sendo aclamado internacionalmente como uma das obras-primas do cinema nos anos 60, será um dos atrativos para o público do festival, que promove uma mostra diária de filmes em pleno cenário paradisíaco, de uma das praias mais belas do País, comentada e desejada por turistas de todo o mundo. A participação da comunidade de Jeri é outra característica do festival, com entrada franca em toda a programação e forte presença dos moradores nas noites de exibição de filmes.

"Em Jericoacoara teremos dois dias de debate sobre o 'Terra em Transe', reforçando nossa proposta de apontar para as novidades do audiovisual brasileiro, com a mostra competitiva de curtas-metragens, mas também de levar ao público mais jovem conhecimento e discussão sobre grandes obras da história do nosso cinema", destacou Francis Vale. "'Terra em Transe' tem metáforas, alegorias e leituras extremamente atuais, ainda mais em tempos de crise como os que vivemos no Brasil de hoje", acrescentou.

Seis vezes Jeri

“Chegando à sexta edição, o Festival de Jericoacoara Cinema Digital prossegue consolidando cada vez mais sua dimensão nacional, buscando reunir os novos realizadores do cinema brasileiro, que estão em todas as regiões, fazendo seus trabalhos, mesmo enfrentando, muitas vezes, dificuldades para divulgação, repercussão, visibilidade”, afirmou Francis Vale.

“Na contramão dessa realidade, o Festival de Jericoacoara Cinema Digital existe justamente para para dar mais destaque a novos nomes do cinema brasileiro, provando que passamos de um eixo geográfico de produção para novos e múltiplos polos, espalhados pelo País”, acrescenta o diretor do festival.

“O festival contribui para mostrar o pluralismo, essa riqueza de origens, temas e formas dos filmes, os realizadores de várias gerações que fazem o novo cinema brasileiro acontecer de um modo muito forte, pulsante”, complementa Francis, que também enfatiza a relação do festival com a comunidade de Jeri como um grande diferencial.

SERVIÇO:

VI Festival de Jericoacoara – Cinema Digital. De 7 a 13 de junho de 2017, em Jericoacoara. Toda a programação tem entrada franca. Mais informações: www.jeridigital.com.br.

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.