Pular para o conteúdo principal

Prefeito Sarto fiscaliza ações de limpeza e terraplanagem no Álvaro Weyne e anuncia projeto de urbanização

  Orçadas em cerca de R$ 9,9 milhões, as obras têm prazo de execução de 12 meses   COMPARTILHAR   “A Prefeitura de Fortaleza tem um belíssimo projeto de urbanização para a área, com recurso já garantido e empresa licitada", informou Sarto (Foto: Tainá Cavalcante) O prefeito Sarto fiscalizou, nesta quinta-feira (18/04), as ações de limpeza e terraplanagem iniciadas hoje no bairro Álvaro Weyne. O local virou ponto de descarte irregular de lixo e representa um risco para a saúde, já que favorece a proliferação de mosquitos. A Prefeitura de Fortaleza elaborou um projeto de urbanização, que inclui a construção de um letreiro na entrada do bairro. As obras vão contemplar uma área de 30 mil m² localizada entre a rua José Acioli e a av. Dr. Theberge. De acordo com Sarto, a lama e o excesso de lixo representam um risco de proliferação de mosquitos. “Nós temos aqui um depósito irregular de lixo e a água está quase a um metro de profundidade, com lixo e lama, um risco iminente de epidemia de

Cobertura especial: VI Festival de Jericoacoara debateu neste domingo cinema e futebol. Nesta segunda se encerra a Mostra de Curtas-metragens








O VI Festival de Cinema mudou a rotina de Jericoacoara neste final de semana, com filmes, oficinas e debates, sempre com entrada franca. Neste domingo, 11/6, a programação começou pela manhã, com a exibição do filme "Trem da Alegria", mais recente produção do cineasta cearense Francis Vale, diretor do festival. O filme aborda a história do time de futebol fundado pelo ex-jogador profissional Afonsinho e por outros craques brasileiros, para excursionar por vários estados, de forma amistosa e popular, reunindo multidões para exibições especiais de boleiros e grandes artistas da música popular brasileira - entre eles, o cearense Raimundo Fagner e o carioca Paulinho da Viola. 

A exibição do filme foi seguida de debate com Francis Vale e Afonsinho, além dos cineastas reunidos em Jericoacoara pelo festival, desde a última quarta-feira, 7/6. O filme, que destaca a coragem de unir música e futebol como temas de reuniões concorridas em várias cidades em plena ditadura militar, também conta com a participação do ex-jogador Serginho Redes, o Serginho Amizade, radicado no Ceará, e dos compositores Fagner, Paulinho da Viola, Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor, Abel Silva, entre outros.

À tarde, continuaram a Mostra Infantil de Cinema e a Oficina de Cinema Digital. Na noite deste domingo aconteceu a exibição de mais cinco dos 30 filmes da Mostra Competitiva de Curtas-metragens. Tudo com entrada franca, democratizando o acesso à nova produção audiovisual do Ceará e do Brasil.

A noite foi também de homenagens ao jornalista e crítico de cinema Ismaelino Pinto, do Pará, e ao cineasta e professor da UFPB João de Lima Gomes, da Paraíba. Ambos receberam das mãos do diretor do festival, Francis Vale, o Troféu Pedra Furada, pelas contribuições à difusão do cinema independente, especialmente das regiões Norte e Nordeste, e pela formação de novos realizadores do audiovisual brasileiro.

Nesta segunda-feira, 12/6, a programação do festival continua a partir de 10h da manhã, com uma mostra especial de filmes sobre a temática indígena, com curadoria do cineasta cearense Philippe Bandeira.

A partir das 14h acontecem a Mostra de Cinema Infantil e a Oficina de Cinema Digital, com destaque para a participação da comunidade de Jericoacoara. Às 18h tem início a última noite da Mostra Competitiva de Curtas-metragens, concluindo a exibição dos 30 filmes selecionados pelo festival, de realizadores de 13 estados brasileiros.

O festival segue até terça, 13/6, quando acontece a premiação dos melhores filmes, em diversas categorias.

Sábado de emoção com "Yorimatã" e Lucina

Oferecendo à população e aos visitantes de Jericoacoara uma programação especial de cinema em pleno sábado, em três turnos, sempre com entrada franca, o VI Festival de Jericoacoara Cinema Digital teve seu quarto dia de atividades começando com a exibição do longa "Yorimatã", do diretor Rafael Saar.

O filme, projetado pela manhã no Polo de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Jericoacoara, palco do festival, foi seguido por debate com o realizador e também com a cantora e compositora Lucina, uma das personagens principais do longa, retratando a  dupla Luhli e Lucina, que desafiou  as regras da música e do casamento.

"Yorimatã" nasceu a partir das pesquisas do diretor Rafael Saar para um outro documentário, "Olho nu", sobre Ney Matogrosso. Ao se deparar com a dupla, Rafael logo se perguntou por que nunca havia ouvido falar de Luhli e Lucina. Daí o filme começou a ser pensado, em 2009, e teve sua estréia em 2014, com exibição na Mostra de São Paulo. Este foi o primeiro longa do diretor. 

Com um riquíssimo material de acervo de filmagem da década de 70, o
filme revisita a vida e história da dupla de artistas que compuseram sucessos de Secos e Molhados ("O vira"), Zélia Duncan ("Depois do perigo"), assim como de clássicos do repertório de Ney Matogrosso ("Bandoleiro", "Coração aprisionado"). O público participou ativamente com perguntas, lágrimas e relatos emocionados com a história da dupla, sua arte e a dimensão e expertise de Rafael ao delinear tudo com maestria e imenso cuidado. 

Criançada fazendo seu próprio filme

A programação do festival seguiu pela tarde de sol em Jericoacoara, com a Oficina de Cinema Digital, que inseriu a garotada no mundo tecnológico. Cada criança ou adolescente saiu de celular na mão em busca de seu próprio filme. 

Com uma ideia na cabeça e a câmera digital mais prática do dia a dia atual, cada um dos jovens teve a oportunidade de, com acompanhamento de profissionais do setor audiovisual, comprovar que qualquer pessoa pode estimular o próprio olhar para mostrar um ponto de vista sobre o mundo, a partir da arte do cinema.

Mostra Competitiva de Curtas

À noite, o Polo ficou lotado para a Mostra Competitiva de Curtas-metragens, com a presença de representantes de cinco filmes: "Dilema de Carpideira", de Philipe Ribeiro (Fic, CE), "Psiu!", de Antônio Carrilho e Juliana Lima (Doc, PE), "Louça de Deus", de Eudaldo Monção Jr. (Doc, BA), "Atenciosamente, Saudade", de Edson Pereira (Exp, CE) e "A Fuga", de Douglas Alves Ferreira (Anim, SP). Também foi exibido o filme "Leblon Marista", de Fabrício Cordeiro e Luciano Evangelista (Doc, GO).

"O personagem Zé Dantas era um compositor que fez muitas músicas com Luiz Gonzaga. Era filho de grande comerciante, fazendeiro, mas desde nove, dez anos se interessava em estar junto do povo, escutando os causos, com os feirantes", destacou Antonio Carrilho, participante do filme "Psiu", sobre Zé Dantas.

"Era uma pessoa que tinha essa busca pela alma do povo brasileiro. Conseguiu traduzir isso nessas composições com Luiz Gonzaga. Um ser humano admirável, que faleceu aos 41 anos, mas deixou uma obra bastante importante na história da música brasileira", acrescentou, sobre o protagonista de um dos filmes mais aplaudidos na noite deste sábado.

SERVIÇO:

VI Festival de Jericoacoara – Cinema Digital. De 7 a 13 de junho de 2017, em Jericoacoara. Toda a programação tem entrada franca. Mais informações: www.jeridigital.com.br.

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.