Pular para o conteúdo principal

Prefeito Sarto fiscaliza ações de limpeza e terraplanagem no Álvaro Weyne e anuncia projeto de urbanização

  Orçadas em cerca de R$ 9,9 milhões, as obras têm prazo de execução de 12 meses   COMPARTILHAR   “A Prefeitura de Fortaleza tem um belíssimo projeto de urbanização para a área, com recurso já garantido e empresa licitada", informou Sarto (Foto: Tainá Cavalcante) O prefeito Sarto fiscalizou, nesta quinta-feira (18/04), as ações de limpeza e terraplanagem iniciadas hoje no bairro Álvaro Weyne. O local virou ponto de descarte irregular de lixo e representa um risco para a saúde, já que favorece a proliferação de mosquitos. A Prefeitura de Fortaleza elaborou um projeto de urbanização, que inclui a construção de um letreiro na entrada do bairro. As obras vão contemplar uma área de 30 mil m² localizada entre a rua José Acioli e a av. Dr. Theberge. De acordo com Sarto, a lama e o excesso de lixo representam um risco de proliferação de mosquitos. “Nós temos aqui um depósito irregular de lixo e a água está quase a um metro de profundidade, com lixo e lama, um risco iminente de epidemia de

  Gabriel Diniz é a grande atração deste fim de semana no São João de Sanharó

logosite



Depois de uma abertura de sucesso, festa chega ao seu segundo final de semana

O cantor Gabriel Diniz será a grande atração deste sábado (17) no São de Sanharó, um dos mais animados e tradicionais de Pernambuco. A programação de shows também contará com Calango Aceso, Eduardo Melo e Daniela Hipólito. O homenageado do São João de Sanharó 2017, conhecida como a Terra do Queijo e do Leite, é Iraldemir Aquino de Freitas, o Iral, principal idealizador do São João de rua no município, que comemora 30 anos de animação. A programação segue até o dia 1° de julho.

O tema dos festejos juninos este ano é “São João da Gente – Terra de Todas as Culturas” e destaca a convivência das tradições culturais, como coco de roda e bacamarteiros, com atrações musicais para todos os gostos, sempre valorizando os artistas locais.

A partir deste final de semana, o São João de Sanharó também vai contar com uma Unidade Móvel de Artesanato, onde o público pode conferir o melhor do artesanato pernambucano, como peças decorativas, roupas infantis, brinquedos populares, bijuterias e entre outros. A Unidade Móvel de Artesanato faz parte do Programa de Artesanato de Pernambuco (Pape), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper). 

Neste sábado, a programação começa às 15h, com apresentações de grupos culturais, como bacamarteiros, quadrilhas, e grupos de coco. A festa acontece no Polo Cultural, montado em forma de palhoção. À noite, este espaço é animado por trios de forró pé de serra e o público pode dançar o autêntico forró.

Os shows acontecem no Polo da Praça da Matriz, onde também estão os camarotes. O espaço ficou lotado no último sábado (10), primeiro dia da festa do São João de Sanharó.

Para o Dia de São João, 24, estão confirmados shows com Solteirões e Jota Santos. Os festejos juninos enceram no dia 1º de julho, com shows de Luan Estilizado, Luiz Neto, e Thiaguinho Leite.

“Estamos realizando uma bela festa, a abertura foi um sucesso. O nosso objetivo é que o investimento seja revertido para a população, através da geração de emprego e renda”, diz o prefeito de Sanharó Heraldo Oliveira.
Localizada a 196 km de Recife, Sanharó conta com mais de 25 mil habitantes e se destaca economicamente pela produção de queijo e leite. O turismo também é importante no município, famoso pela realização de vaquejadas e pela Festa do Leite, que era a maior festa da cidade depois do São João, mas deixou de ser realizada. A Festa do Leite será retomada este ano, pelo prefeito Heraldo Oliveira. O nome Sanharó veio de uma espécie de abelha negra existente neste local, denominada sanharó, que em vocábulo indígena significa zangado ou excitado.

Palhoção deu origem à festa de rua

Desde sua origem, Sanharó vivencia os festejos juninos em homenagem a São João e São Pedro. As comemorações aconteciam principalmente entre 23 e 28 de junho, com bailes no Clube Lítero Recreativo, famílias ao redor das fogueiras, fogos, forró e comidas de milho. A festa começou a tomar uma dimensão maior a partir do Palhoção de Sanharó, onde teve início o São João de rua na cidade. Esse ano a festa comemora 30 anos de existência.

O Palhoção de Sanharó foi idealizado por José Queiroz, conhecido por Tuta, no início da década de 1980. Em 1987, Tuta desistiu do empreendimento e passou para Iraldemir Aquino de Freitas, conhecido como Iral, o homenageado do São João 2017. Inovador, Iral levou o Palhoção de Sanharó para as imediações da praça central.

Por alguns anos, Manezinho da Sanfona, sanharoense, do Sítio das Moças, abrilhantou os forrós do Palhoção já transformado num grande espaço. Com o seu falecimento, Zezinho de Papagaio passou a comandar os forrós no Palhoção. A festa começou a atrair moradores de cidades vizinhas, como Belo Jardim e Pesqueira, nascendo assim uma das celebrações juninas mais animadas de Pernambuco. O palhoção, onde se pode dançar o autêntico forró, é uma das atrações do São João de Sanharó.

Conheça mais sobre o homenageado

Iraldemir Aquino de Freitas, conhecido como Iral, nasceu no dia 03 de janeiro de 1953, no sítio Água Branca em Sanharó.  Iral foi um jovem dinâmico em todas as áreas sociais, atuando no esporte, na política e nas atividades econômicas da sua cidade. Em 1975, fundou o Estrela Vermelha Futebol Clube e vivia engajado em campeonatos da região e em tudo que se relacionava a futebol.

Em 1982, aos 29 anos, ingressou na política como vereador mais bem votado, renovando seu mandato por mais oito anos. Foi também eleito vice-prefeito em 1992. 

Iral era um homem muito alegre e festivo. Deixou como herança cultural o bloco carnavalesco ‘Gato Branco’. E, no São João de Sanharó, criado por ele, o ‘Palhoção’, que até hoje traz uma multidão para a cidade. Sua vida foi tragicamente interrompida enquanto trabalhava em sua empresa, no dia 28 de dezembro de 1993, quando foi assassinado.

Bacamarteiros de Sanharó renovam tradição

Os bacamarteiros estão presentes nas comemorações juninas de Sanharó desde o início do século passado. O costume teve origem a partir do momento em que os moradores do Sítio Barriguda, em suas andanças pelo sul do estado, em épocas de seca, deixavam suas famílias a fim de trabalharem no corte da cana de açúcar, desde meados do século XIX. Das andanças pelo sul do estado, os agricultores trouxeram o bacamarte e o introduziram nas comemorações dos festejos juninos.

Atualmente, a tradição se matem viva em Sanharó, que conta com grupos de bacamarteiros mirins. Eles foram criados pelos próprios bacamarteiros, como forma de perpetuar a tradição, e são formados principalmente pelos seus filhos. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Sanharó.
                       
Quadrilhas animam festejos juninos

As apresentações de quadrilhas juninas em Sanharó tiveram seu auge no final de década de 1980 até meados da década de 1990. Os destaques eram as belíssimas apresentações das quadrilhas da Jurandir de Brito, da Benjamim Caraciolo, da Dezoito de Copacabana e da Rua da Lingueta, entre outras. Belos trajes típicos eram confeccionados e os dias das apresentações eram uma verdadeira festa.

Atualmente, a cidade conta com pelo menos duas quadrilhas: a Quadrilha Paroquial, remanescente das demais, e a Quadrilha Estilizada, criada e coreografada sob a direção de Charles Henrique. O prefeito Heraldo Oliveira está trabalhando para resgatar essa tradição, que deve crescer a cada ano no São João de Sanharó.
 

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.