Pular para o conteúdo principal

TJA: Oswald Barroso é homenageado em show nesta SEXTA, 19h, em grande espetáculo coletivo, com música, teatro e literatura. Entrada franca

  Iniciativa da classe artística, em parceria com a Biblioteca Estadual do Ceará (Bece) e com o Theatro José de Alencar (TJA), o “Sarau Ceará Mestiço”, em homenagem ao escritor cearense, dramaturgo, folclorista e ativista da cultura popular, Oswald Barroso, irá reunir mais de 20 artistas no próximo dia 26 de abril (sexta-feira), das 19h às 21h30. O evento acontecerá no palco da Praça Mestre Boca Rica. Organizado pela poeta e produtora cultural Marta Pinheiro, o Sarau será composto por intervenções literárias, musicais e teatrais de nomes como: Adriano Kanu, Alan Mendonça, Almir Mota, Apá Silvino, Calé Alencar, Carri Costa, Dalwton Moura, Ernesto Cartaxo, Eugênia Neri, João Pirambu, João Victor Barroso, Jon Soarez, Júlia Barros, Klévisson Viana, Marta Pinheiro, Parahyba de Medeiros, Pingo de Fortaleza, Raymundo Netto, Rejane Reinaldo, Ricardo Pinheiro, Rosemberg Cariry e Vanéssia Gomes. O nome do evento é uma alusão ao  “Ceará Mestiço”, livro homônimo publicado por Oswald em 2019. Nele,

Leituristas da Enel Distribuição Ceará ajudarão Governo do Estado a monitorar focos do Aedes aegypti


437 leituristas da distribuidora de energia darão apoio ao combate ao mosquito

A Enel Distribuição Ceará e Secretaria da Saúde (Sesa) assinaram um acordo de cooperação para reforçar o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika através do trabalho dos 437 leituristas de medidores residenciais em todos os municípios do Estado. A partir da sexta-feira (02), os leituristas passarão a identificar imóveis fechados ou abandonados, possíveis focos de proliferação do Aedes aegypti e casos de arboviroses entre os moradores das ruas que percorrem diariamente. 
Durante a visita domiciliar, os leituristas perguntarão aos moradores sobre a ocorrência de casos de dengue, chikungunya e zika na vizinhança, o que também pode ser indicativo da existência de criadouros do Aedes aegypti. A cada dois dias, um relatório com as informações dos leituristas será repassado pela distribuidora de energia para o Núcleo de Controle de Vetores da Sesa (NUVET), que fará análise e acionará as prefeituras para as providências.

Para a realização desse serviço, os leituristas da Enel estão sendo treinados durante esta semana pelo NUVET, para a identificação de potenciais focos de proliferação do mosquito. Cada leiturista visita em média 390 unidades consumidoras, fazendo a leitura dos medidores de energia. Isso significa que, diariamente, pelo menos 170 mil unidades consumidoras dos municípios cearenses serão monitoradas para identificação da presença do mosquito transmissor. Constatados focos do mosquito, as prefeituras acionarão seus agentes de endemias para as ações de controle.

“Como empresa responsável socialmente, sentimos a necessidade de auxiliar da melhor forma possível o poder público no combate ao mosquito. Sabemos que essa luta é de toda a sociedade e colocamos à disposição todos os nossos leituristas para o trabalho. Por meio deles, temos acesso a praticamente toda a população do Ceará e poderemos ser mais um braço no combate às doenças”, explica Ronaldo Freire, responsável pela Área de Governo da Enel Distribuição Ceará.

Além da ação com os leituristas, a Sesa realizou este ano 33 visitas técnicas de apoio aos municípios, com fornecimento de material de apoio aos agentes de controles de endemias municipais, distribuição de dez mil rolos de telas para depósitos de água e pulverização espacial UBV (fumacê). O cenário de cada município é avaliado e, a depender do caso, pode contar com visitas técnicas da equipe da Sesa e monitoramento do plano de ação para o combate ao mosquito. Um total de 130 municípios cearenses recebeu cartas de alerta da Secretaria sobre risco de epidemia em relação às arboviroses, dos quais 86 (66,1%) encaminharam plano emergencial para combate ao mosquito.

Cuidados com o Aedes aegypti

A maioria dos focos do Aedes aegypti é encontrada dentro de casa. É preciso manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis e até cascas de ovos. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.

Uma outra opção de descarte é o Ecoenel, programa de sustentabilidade da companhia que troca resíduos sólidos por bônus na conta de energia. Qualquer cliente da Enel pode procurar um dos postos de atendimento no estado para promover a destinação correta do lixo reciclável, além de contribuir ainda com o meio ambiente.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado no dia 26 de maio, o Ceará confirmou, até a semana epidemiológica 21, 9.047 casos de dengue, com 3 óbitos, 31.482 casos de chikungunya, com 14 óbitos, e 144 casos de zika.

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.