sábado, 24 de junho de 2017

Práticas socioambientais da C. Rolim Engenharia recebem Prêmio Fiec por Desempenho Ambiental

O conjunto de práticas socioambientais abrangida pelos projetos Escritório Verde, Compormisso Verde e Ser do Bem rendeu à C. Rolim Engenharia o Prêmio Fiec por Desempenho Ambiental na categoria Educação Ambiental e Inclusão Social, para empresas de médio porte. O prêmio foi entregue na terça-feira (20), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

Para André Rolim, diretor de Expansão e Incorporações da C. Rolim Engenharia, o prêmio reconhece a busca da empresa pela sustentabilidade. “Ficamos muito felizes de ver as empresas voltadas para a sustentabilidade, com algumas até adotando o modelo do Compromisso Verde. Eu acho isso muito bacana porque estamos replicando esse modelo para empresas que nos visitaram. Esse compromisso com o Meio Ambiente está se expandindo para a cidade, mostrando que esse compromisso não é só nosso, pois todos estão abraçando a causa hoje em dia”, explica André. Em 2012, a C. Rolim Engenharia recebeu o Prêmio FIEC por Desempenho Ambiental na categoria Produção Mais Limpa com o projeto “Filosofias Lean & Green”.

Compromisso Verde

A C. Rolim Engenharia compreende que atuar no meio natural é uma grande responsabilidade. Por isso, está constantemente apostando em iniciativas para minimizar os impactos das suas intervenções na edificação de cada empreendimento. Um dos seus principais projetos em prol desse cuidado com a natureza é o Compromisso Verde, por meio do qual a C. Rolim Engenharia planta uma árvore para cada metro quadrado de terreno construído em seus empreendimentos, contribuindo com a arborização dos espaços públicos da cidade. Hoje, já são mais de 52 mil plantas na cidade oriundas da iniciativa.

Além disso, a construtora realiza um trabalho nas escolas públicas de Fortaleza, levando consciência ambiental desde cedo para as crianças e buscando despertar também nelas esse carinho e respeito pela natureza. Por meio do Compromisso Verde, a C. Rolim Engenharia realiza outra importante ação social na cidade, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza: a adoção de espaços públicos como praças e parques, realizando toda a manutenção necessária nesses locais. É o caso da Praça Portugal, Lagoa do Papicu e Bosque do Bem. Neste último, localizado no bairro São Gerardo, o foram plantadas mais de 800 árvores.

Escritório Verde

O projeto Escritório Verde objetiva disseminar e incentivar a prática sustentável na rotina de trabalho dos colaboradores da empresa e conscientizá-los sobre a importância de reduzir os desperdícios e tornar o consumo de recursos naturais mais eficiente. Iniciado em 2012, dentre as principais ações do projeto estão o envio periódico de informativos sobre práticas e dicas sustentáveis, o Green Mail; a configuração de aparelhos eletrônicos e computadores para modo de economia de energia; a eliminação do uso de copos descartáveis com a campanha “Adote seu copo”; a coleta seletiva de papel e resíduos eletrônicos e o envio para cooperativas de reciclagem, dentre outras.

Ser do Bem

Demonstrar por meio de ações sociais a importância de se cultivar bons hábitos e de manter a saúde do corpo e mente é o objetivo do Projeto Ser do Bem. Lançado em 2011, ele é uma iniciativa que visa ajudar a sociedade a se conscientizar sobre a manutenção dos bons hábitos e educação: fazer exercícios físicos, cuidar da saúde, participar de ações educativas e respeitar o meio ambiente. As ações desse projeto são voltadas tanto para a sociedade em geral, como para os colaboradores da empresa.

Até hoje, já são mais de 50 eventos internos e externos, com uma média de dez eventos por ano, voltados para a conscientização socioambiental e a melhoria da qualidade de vida, envolvendo ações de corrida de rua, limpeza em locais públicos, semana do meio ambiente, ações nos canteiros de obras, dentre outros.

40 anos de C. Rolim Engenharia

Em 2017, a C. Rolim Engenharia está completando 40 anos e assumiu o compromisso de realizar o plantio de 40 mil mudas no Parque do Cocó ao longo dos próximos quatro anos. O plantio foi iniciado em março de 2017 durante um evento promovido pela C. Rolim Engenharia em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). Além disso, durante a Semana do Meio Ambiente 2017, foram realizadas diversas ações de plantio e educação ambiental com crianças das escolas públicas de Fortaleza no Parque do Cocó.
Enviar

Deixe seu comentário: