sexta-feira, 23 de junho de 2017

Projeto “Fique Sabendo Jovem” oferta teste rápido para HIV e Sífilis no Centro

A ação é alusiva a 18ª Parada da Diversidade Sexual e vem reforçar as políticas públicas contra o avanço das doenças na Capital

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove atividade de testagem rápida para HIV e Sífilis neste sábado (24/06), na Praça do Ferreira, de 17h às 22h. A ação, ofertada pelo projeto “Fique Sabendo Jovem”, é alusiva a 18ª Parada da Diversidade Sexual e vem reforçar as políticas públicas contra o avanço das doenças na Capital.

A testagem acontece em três etapas. A primeira trata-se de um momento de aconselhamento individual nos quais técnicos orientam para os cuidados com as infecções sexualmente transmissíveis (IST). Na etapa seguinte é realizada a coleta por meio de uma punção digital, com o resultado em até 30 minutos. Para receber o resultado, a pessoa testada é direcionada para um momento de aconselhamento pós teste e, nos casos de reagentes, são encaminhados para os locais de atendimento, onde poderão iniciar o tratamento. Na ocasião haverá ainda a entrega de preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante, além de material informativo sobre prevenção, diagnóstico e tratamento.

Para o coordenador da Área Técnica de IST/Aids e Hepatites Virais, Marcos Paiva, o evento torna-se uma oportunidade para conscientizar a população para os cuidados acerca das infecções. “Através dessa atividade temos a oportunidade de orientar e conscientizar a população para o avanço da doença no Brasil, em especial Fortaleza. As pessoas que vivem com HIV, conquistaram uma melhor qualidade de vida, através do avanço da medicina, o que não impede de adquirir doenças oportunistas, levando, em alguns casos, ao óbito. A população de jovens gays apresenta uma maior vulnerabilidade e crescimento no número de casos, por isso a necessidade de ações educativas alertando para as formas de transmissão e a prática do sexo seguro, com o uso de preservativos”.

Uma equipe da Área Técnica de IST/AIDS e Hepatites Virais da SMS também realizará uma abordagem educativa pontuando os cuidados contra as infecções sexualmente transmissíveis e as formas de prevenção durante a Parada da Diversidade Sexual, que acontece no domingo (25/06).

O “Fique Sabendo Jovem” é desenvolvido em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que por meio de um ônibus equipado com dois consultórios e uma sala de coleta, percorre os bairros de Fortaleza. O equipamento tem capacidade para realizar testes de HIV, sífilis, hepatites virais B e C. O projeto foi implantado em 2013 com o intuito de aumentar a testagem da população de adolescentes e jovens disponibilizando o tratamento da infecção pelo HIV e outras DST, bem como a realização de ações preventivas.

Saiba mais - A população pode solicitar o exame em todos os postos de saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Carlos Ribeiro, localizado na rua Jacinto de Matos, 944 – bairro Jacarecanga. Nas unidades são distribuídos gratuitamente preservativos masculinos e femininos.

Serviço
Oferta de testagem rápida para HIV e Sifilis
Data: sábado (24/06)
Hora: 17h às 22h
Local: Praça do Ferreira (Rua Floriano Peixoto – Centro)
Enviar

Deixe seu comentário: