sexta-feira, 23 de junho de 2017

Secult e TJA homenageiam 22 artistas, técnicos e outros profissionais da cultura cerense neste domingo, 25/6

Tendo completado 107 anos no dia 17/6, com grande festa, o Theatro José de Alencar (TJA), junto à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), realizam o evento "Geração de Ouro", para reconhecer a importância de artistas, produtores, gestores, técnicos e demais profissionais que fizeram parte da história do Theatro. A homenagem acontece neste domingo, 25/6, no próprio TJA, às 17h, seguida da apresentação da Orquestra Eleazar de Carvalho, com o concerto "Belchior Vive". Entrada franca. 

"Essa ideia da homenagem surgiu da necessidade de um momento de reconhecimento desses profissionais da cultura. Existe no campo cultural algumas instâncias de consagração. Uma instituição com o Theatro José de Alencar, de 107 anos, é uma instância de consagração. É importante termos isso no campo cultural, essas instâncias que reconheçam e consagrem essas pessoas", destaca Selma Santiago, diretora do TJA.

"Em segundo lugar, a premiação é uma forma de resgatar a memória da arte e cultura cearense. Vivemos numa sociedade do imediato, em que as coisas passam muito rápido, e, às vezes, ficam sem o devido reconhecimento. Assim, estamos aqui ajudando a preservar a memória do fazer teatral e do TJA", complementa.

A diretora reforça que serão homenageados profissionais de todas as áreas que contribuíram com a história do TJA entre os anos de 1965 a 1985. "Este foi um período importante marcado por lutas, resistências e conquistas e sobretudo pelo talento e criatividade de se manter atuante na cidade de Fortaleza e no Brasil", frisa.

Lista dos homenageados:

O ator Ary Sherlock; a cantora Ayla Maria; o diretor teatral B. de Paiva; as regentes Dalva Estela e Elba Braga Ramalho; a professora Elzenir Colares, fundadora do Grupo de Tradições Cearenses; o ator Emiliano Queiroz; a atriz Fernanda Quinderé; os diretores teatrais e também ex-gestores do TJA, Haroldo Serra e Hiramisa Serra; o coreógrafo Hugo Bianchi; a regente e professora Izaíra Silvino; a atriz Jane Azeredo; o ator e diretor João Falcão; o iluminador do TJA José Brasil; o estafeta do TJA, José Tarzan; a atriz Lurdinha Martins; o diretor teatral Marcelo Costa; o sonoplasta do TJA, Mauro Coutinho; a coreógrafa Regina Passos; o ator e dramaturgo Ricardo Guilherme; e o ator e diretor Walden Luiz.

Serviço 
Geração de Ouro - Homenagem do TJA a profissionais da arte e cultura cearense
Local: Theatro José de Alencar
Data: Domingo, 25/6
Hora: 17h
Enviar

Deixe seu comentário: