A redução do pessimismo econômico no exterior e as apostas sobre os juros no Brasil fizeram o dólar ter o segundo dia consecutivo de queda expressiva. A bolsa de valores recuou pela primeira vez após três altas seguidas. O dólar comercial encerrou esta terça-feira (23) vendido a R$ 5,13, com recuo de R$ 0,038 (-0,74%). A cotação chegou a iniciar em alta, atingindo R$ 5,18 nos primeiros minutos de negociação, mas inverteu o movimento após a abertura dos mercados nos Estados Unidos. Na mínima do dia, por volta das 15h30, chegou a R$ 5,12. A moeda norte-americana está no menor nível desde o último dia 12, quando tinha fechado em R$ 5,12. A divisa acumula alta de 2,29% em abril e de 5,7% em 2024. Na semana passada, o dólar chegou a aproximar-se de R$ 5,30. No mercado de ações, o dia foi mais tenso. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 125.148 pontos, com queda de 0,34%. O indicador chegou a subir durante a tarde, mas não sustentou a alta, por causa da queda do preço do ferro no mercado i
Ainda timidamente conhecido e, consequentemente, pouco utilizado pelas empresas cearenses, o design thinking é a "menina dos olhos" da comunicação atual. Não importa a área de atuação da empresa, a metodologia do design thinking, uma vez aplicada, ajuda a solucionar problemas complexos a partir de soluções criativas. Essa metodologia é uma abordagem que simplifica todos os principais métodos do design e é considerada forte aliada no processo de construção de uma marca. É a partir do design thinking que o publicitário Emiliano Castelo desenvolve marcas personalizadas para empresas.
"Nos afastamos dos processos convencionais utilizados para a criação de um logotipo e introduzimos o design thinking como diferencial, no intuito de construirmos a identidade visual da empresa, com a participação do próprio empresário e de seus colaboradores", explica o diretor criativo da Tangerina Design. Incluir as pessoas que fazem parte da empresa no processo criativo da marca contribui para a escolha dos eixos que devem ser trabalhados, explica o publicitário. "O diretor criativo precisa entender a rotina da empresa, visitar o local, compartilhar experiências. O briefing é um complemento e não poder ser a única fonte de informação", avalia.
Design Thinking na prática
Quando o empresário Luís Cláudio decidiu que era o momento de renovar a identidade visual da imobiliária na qual é diretor, procurou entender como a metodologia do design thinking poderia ser aplicada na empresa. “Nós queríamos criar uma marca forte e fora do clichê utilizado pela maioria das imobiliárias. Após conhecer a metodologia do design thinking, através da Emiliano, vimos que este seria o caminho. E o resultado foi surpreendente, pois foi um longo caminho de reflexões a respeito do que queríamos transmitir, e hoje, a marca traduz bem a personalidade da empresa de forma clara e objetiva.”
Investimento necessário
Investir em design significa aumento de competitividade e redução de custos. Dados da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) indicam que 75% das empresas que investiram recentemente em design registraram aumentos em suas vendas, sendo que 41% dessas empresas também conseguiram reduzir os seus custos. Design é um investimento necessário, e não um serviço de luxo.
Informações
www.tangerinadesign.com.br @efeitotangerina