quinta-feira, 22 de junho de 2017

Tangerina - ESTÚDIO DE DESIGN APOSTA NO DESIGN THINKING PARA CRIAR MARCAS  



Ainda timidamente conhecido e, consequentemente, pouco utilizado pelas empresas cearenses, o design thinking é a "menina dos olhos" da comunicação atual. Não importa a área de atuação da empresa, a metodologia do design thinking, uma vez aplicada, ajuda a solucionar problemas complexos a partir de soluções criativas.    Essa metodologia é uma abordagem que simplifica todos os principais métodos do design e é considerada forte aliada no processo de construção de uma marca. É a partir do design thinking que o publicitário Emiliano Castelo desenvolve marcas personalizadas para empresas.    

"Nos afastamos dos processos convencionais utilizados para a criação de um logotipo e introduzimos o design thinking como diferencial, no intuito de construirmos a identidade visual da empresa, com a participação do próprio empresário e de seus colaboradores", explica o diretor criativo da Tangerina Design.   Incluir as pessoas que fazem parte da empresa no processo criativo da marca contribui para a escolha dos eixos que devem ser trabalhados, explica o publicitário. "O diretor criativo precisa entender a rotina da empresa, visitar o local, compartilhar experiências. O briefing é um complemento e não poder ser a única fonte de informação", avalia.

Design Thinking na prática

Quando o empresário Luís Cláudio decidiu que era o momento de renovar a identidade visual da imobiliária na qual é diretor, procurou entender como a metodologia do design thinking poderia ser aplicada na empresa.   “Nós queríamos criar uma marca forte e fora do clichê utilizado pela maioria das imobiliárias. Após conhecer a metodologia do design thinking, através da Emiliano, vimos que este seria o caminho. E o resultado foi surpreendente, pois foi um longo caminho de reflexões a respeito do que queríamos transmitir, e hoje, a marca traduz bem a personalidade da empresa de forma clara e objetiva.”

  
Investimento necessário

Investir em design significa aumento de competitividade e redução de custos. Dados da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) indicam que 75% das empresas que investiram recentemente em design registraram aumentos em suas vendas, sendo que 41% dessas empresas também conseguiram reduzir os seus custos. Design é um investimento necessário, e não um serviço de luxo.

Informações

www.tangerinadesign.com.br @efeitotangerina
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