domingo, 18 de junho de 2017

Theatro José de Alencar completa 107 anos neste sábado, 17/6, com festa de São João

O Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), está completando 107 anos, neste sábado, 17/6. Ícone da cultura e da história cearense, o Theatro foi inaugurado em 17 de junho de 1910. Para comemorar a data, a partir das 14h seguindo até 21h, o TJA traz uma programação intensa, com entrada franca. É o "Arraia do Zé",  uma festa que irá reunir tradição e alegria, no jardim do Theatro, contando com uma programação infantil e apresentações de quadrilhas, grupos musicais e grupos populares, com encerramento por conta da cantora e compositora cearense Marivalda Kariri, às 19h30 e concurso do melhor casal matuto. 

Quem faz a abertura da programação é a Banda de Música da Base Aérea de Fortaleza, no saguão do TJA, às 14h. Logo em seguida entra em cena o "Arraiá Infantil da Cumade Iracema", com atividade voltadas ao público infantil, no jardim do Theatro. O espaço irá contar com praça de alimentação, além de barracas de brincadeiras e jogos. A programação infantil segue até 17h, com apresentação da Quadrilha Cai Cai Balão e do Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas. 

Às 17h30 é hora de conferir a abertura da exposição "Iracema: Além do Ceará", na Galeria Ramos Cotoco, no Anexo do TJA. A exposição é composta por 21 quadros bordados, inspirados na obra de José de Alencar é uma promoção do Grupo Iluminuras em parceria com o TJA. O Grupo busca por meio da criação de imagens bordadas, realizar uma leitura interpretativa de obras literárias. Assim, pincel, tinta e pergaminho são substituídos por agulha, linha e tecido na revelação pictórica de um ato de ler cujo hábito e qualidade se tem em mente desenvolver e renovar.

A Orquestra de Câmara Villa Lobos apresenta "Clássicos Nordestinos", às 18h30, no foyer do Theatro. No mesmo horário, acontece o exercício de montagem do espetáculo Geração Trianom, na Praça Mestre Boca Rica e Teatro Morro do Ouro, espaços do Anexo do TJA. 
Às 19h30 é hora dançar ao som de Marivalda Kariri no jardim do TJA, com o melhor do forró pé-de-serra. Na ocasião, o Theatro também promove o concurso de melhor casal matuto. A entrada para o Arraiá do Zé se dá por meio da doação de 1kg de alimento não perecível. 
Confira a programação:

14h
Banda de Música
Saguão
15h
Mostra de Casamentos Matutos
Jardim
16h
Quadrilha Cai Cai Balão
Jardim

17h
Divina Festa do Povo - Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas

17h30  
Abertura da exposição "Iracema: Além do Ceará", na Galeria Ramos Cotoco

Jardim
18h
Hora do Ângelus
18h30
Orquestra de Câmara Villa Lobos apresenta Clássicos Nordestinos
Foyer

18h30
Exercício de Montagem do Espetáculo Geração Trianom
Pça. Mestre Boca Rica e Teatro Morro do Ouro

19h30
Arraiá do Zé de Alencar com Marivalda Kariri – Concurso do Melhor Casal Matuto

Jardim

Serviço

Programação especial de 107 anos do TJA - Arraiá do Zé

Sábado, 17/6, a partir de 14h

Entrada Franca/ Doação de 1kg de alimento

Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 - Praça José de Alencar - Centro)

Informações: (85) 3101.2596
Enviar

Deixe seu comentário: