quinta-feira, 29 de junho de 2017

VII Festival da Galinha Caipira acontece em Cascavel

O município de Cascavel, promove nos dias 30 de junho a 02 de julho, o VII Festival da Galinha Caipira dos Chorós, promovido pela Associação dos Moradores do Choró Vaquejador e o apoio da Prefeitura Municipal de Cascavel. Com uma programação diversificada e cultural, o Festival resgata os valores nordestinos tradicionais, através da gastronomia local, tornando a economia ativa e estimulando o empreendedorismo em negócios e produtos derivados da ave.

O evento integra as mais de 20 comunidades denominadas “Choró”, onde a maior fonte de renda é a agricultura de subsistência, sendo a criação de galinha caipira o foco da produção familiar. Os donos de bares, restaurantes, pousadas e hoteis, apresentarão suas culinárias usando os atributos da ave criada em terreiro e zona rural. Este é o único evento que reúne dezenas de variedades de pratos típicos e de boteco na região do litoral leste.

Para Dona Fátima de Souza, moradora da comunidade de Choró, os resultados alcançados nas edições anteriores são importantes para impulsionar a cultura e gastronomia da região. “A experiência adquirida no Festival ajuda a fortalecer o turismo rural e alavancar a criação de galinha caipira, além da oportunidade do empreendedorismo local”, disse.

Segundo a Prefeita Ivonete Queiroz, o momento ímpar para o desenvolvimento local, como continuar apoiando iniciativas iguais a esta. “O pequeno agricultor virou um empreendedor rural e está buscando meios de sobrevivência, nós do poder público devemos contribuir para difundir essa cultura e gastronomia, como atrair turistas para a comunidade”, completa Ivonete.

Além da degustação de um cardápio à base de galinha caipira, o festival envolverá, ainda, corrida e desfile de jumentos, exposição de galinhas exóticas, feira de agricultura e pecuária familiar, campeonato do maior e menor ovo, torneio de futebol com os times dos Chorós, forró pé­de­serra e shows com bandas locais e de renome nacional.

Durante o evento, será realizada, paralelamente, uma exposição de artesanato para divulgar e comercializar a produção da comunidade, caracterizada por produtos feitos à base da palha de carnaúba, barro e renda e escolha da miss choró.

Sobre o Festival
O Festival da Galinha Caipira dos Chorós, tendo sua primeira edição ocorrida em maio de 2011, foi o primeiro passo para a melhoria das comunidades, através das ações desenvolvidas pela organização do evento e pelos parceiros envolvidos diretamente, como por exemplo, a assistência oferecida pela EMATERCE junto aos pequenos agricultores e produtores da região, os financiamentos concedidos pelo Banco do Nordeste, através da linha de crédito “CredAmigo”, e as capacitações com os cursos de Higienização e Manipulação de Alimentos e o de Culinária à Base de Galinha Caipira, oferecidos pelo SEBRAE/CE. Em maio de 2012, a experiência adquirida no I Festival foi de grande valia, visto o desenvolvimento do turismo rural e o salto que deu a criação de galinha caipira e o fortalecimento do empreendedorismo local.

VII Festival da Galinha Caipira dos Chorós
Dias 30 de junho a 02 de julho
Praça principal de Choró Vaquejador
Enviar

Deixe seu comentário: