quinta-feira, 27 de julho de 2017

Aceccine realiza sessão especial do filme inédito “Corpo Elétrico” no Cine Ceará


Sessão gratuita acontece dia 6 de agosto, às 14h30, no Cinema do Dragão.

Mais fotos em alta de “Corpo Elétrico”:  http://bit.ly/2v09Au1



A Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) realizará uma sessão especial dentro da programação do 27º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. Na ocasião, será exibido o longa-metragem brasileiro inédito em circuito comercial “Corpo Elétrico”, dirigido por Marcelo Caetano, exibido no Festival de Rotterdam. A sessão aberta ao público acontece dia 6 de agosto, a partir das 14h30, no Cinema do Dragão, e será seguida de debate com o cineasta.

A Aceccine e o Cine Ceará convidaram o cineasta Marcelo Caetano para fazer a première de “Corpo Elétrico” no Nordeste. A obra, que fez carreira em festivais internacionais e colecionou elogios por onde passou, conta a história de Elias (Kelner Macêdo), que ama de forma leve e solar. Ele tem 23 anos é gay e nordestino. Usa cada encontro para moldar um pouco sua personalidade se tornando uma espécie de prisma humano, capturando tudo que pode de seus parceiros. Ele transita entre o masculino e o feminino, pode ser o trabalhador empenhado, mas também um anarquista debochado. Dessa forma, “Corpo Elétrico” questiona também os lugares socialmente estabelecidos para gays, negros, mestiços, migrantes, operários.

“É uma honra poder exibir 'Corpo Elétrico' com ineditismo durante o lançamento, em parceria com a Vitrine Filmes, o Cinema do Dragão e o Cine Ceará. Será um momento especial para assistir e conversar sobre uma obra que representa com grandeza a versatilidade e eficiência do cinema brasileiro contemporâneo, além de um dos realizadores mais engajados na produção nacional”, afirma Diego Benevides, presidente da Aceccine.

Primeiro longa-metragem de Marcelo Caetano após os premiados curtas-metragens “Na Sua Companhia” (2011) e “Verona” (2013), entre outros, o filme começou sua carreira no Rotterdam Film Festival, na Holanda, e participou também do Festival de Guadalajara, no México, onde recebeu o Prêmio Maguey, do Festival de Hong Kong, Krakow, na Polônia; BFI Flare, em Londres; Outfest, de Los Angeles, entre outros. A obra estreia comercialmente dia 17 de agosto nos cinemas brasileiros.

“'Corpo Elétrico' é um romance de formação. Elias chega na fase adulta com muita dificuldade em balancear o mundo dos prazeres e o mundo do trabalho. Na verdade, ele apresenta resistência a viver determinados conflitos por não acreditar no valor que o sucesso profissional e a felicidade conjugal tem em nossa sociedade. É preciso amadurecer em uma outra chave. Buscar uma virada afetiva. Neste sentido, amo filmar os encontros. E os amo quanto mais improváveis eles são. Talvez essa seja a faceta política mais proeminente do filme, resistir a intolerância construindo elos entre pessoas socialmente distantes. Não os julgar. Nunca os julgar”, define o diretor Marcelo Caetano.

O mineiro Marcelo Caetano participou de importantes festivais, como Rotterdam, Clermont-Ferrand, Indie Lisboa, Huesca, Montreal; e foi premiado nos Festivais de Belo Horizonte, Mix Brasil, Janela de Cinema de Recife, Libercine (Argentina), entre outros. Caetano também foi co-roteirista e assistente de direção de "Mãe Só Há Uma" (2016), de Anna Muylaert; assistente de direção e ator de “Boi Neon” (2015), de Gabriel Mascaro; produtor de elenco de “Aquarius” (2016), de Kleber Mendonça Filho, e diretor assistente de “Tatuagem”, de Hilton Lacerda. Seu próximo longa, “Baby”, foi contemplado pelo Hubert Bals Fund de desenvolvimento de roteiro.

Sinopse - O verão está chegando e Elias tem sonhado muito com o mar. Na fábrica em que trabalha, as responsabilidades aumentam à medida em que o fim de ano se aproxima. Depois de uma noite fazendo hora extra, Elias e os operários decidem sair e tomar uma cerveja. É quando novas possibilidades de encontros surgem no horizonte de Elias.

Ficha Técnica - Ficção. 94’. Cor. Brasil. 2017. DIREÇÃO: Marcelo Caetano ROTEIRO: Marcelo Caetano, Gabriel Domingues, Hilton Lacerda PRODUÇÃO: Beto Tibiriçá e Marcelo Caetano PRODUTOR ASSOCIADO: Ivan Melo PRODUTORAS: Plateau Produções e Desbun Filmes PRODUTORA ASSOCIADA: África Filmes FOTOGRAFIA: Andrea Capella EDIÇÃO: Frederico Benevides DIREÇÃO DE ARTE: Maíra Mesquita FIGURINO: Flora Rebollo DESENHO DE SOM: Lucas Coelho e Danilo Carvalho MIXAGEM: Ruben Valdez MÚSICA: Marcelo Caetano e Ricardo Vincenzo ELENCO: Kelner Macêdo, Lucas Andrade, Welket Bungué, Ronaldo Serruya, Ana Flavia Cavalcanti, Linn da Quebrada, Márcia Pantera, Henrique Zanoni, Nash Laila, Georgina Castro, Evandro Cavalcante, Emerson Ferreira e Ernani Sanchez.

Sobre a Aceccine

A Aceccine é uma entidade sem fins lucrativos formada por jornalistas e críticos de cinema do Ceará com o objetivo de promover a reflexão crítica, responsável e de qualidade em relação às obras audiovisuais. A iniciativa pretende fortalecer principalmente o cinema cearense e respaldar a atuação de profissionais da crítica nos veículos locais. A Aceccine mantém uma publicação eletrônica (www.aceccine.org) onde são publicados textos, artigos e dossiês sobre cinema, respeitando a diversidade de opiniões e experiências dos associados.

Apresentado por BNDES e Enel, o 27° Cine Ceará acontece de 5 a 11 de agosto, numa promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, via Secultfor, e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes e conta com patrocínio vip da SP Combustíveis e M. Dias Branco, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e patrocínio da Oi, por meio do Mecenato Estadual do Ceará. Apoio cultural: Oi Futuro, Indaiá e Unifor. Parceria: Sesc/Fecomércio.

SERVIÇO
Sessão Especial Aceccine -
“Corpo Elétrico” – Dia 06 de agosto (domingo), a partir das 14h30 no Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema). Entrada gratuita. Sujeito à lotação da sala. Informações: Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine). Site: www.aceccine.org. Fan page: www.facebook.com/aceccine. E-mail: aceccine@gmail.com.
Enviar

Deixe seu comentário: