terça-feira, 18 de julho de 2017

Aliança Francesa assina documento que renova seu compromisso no Ceará

Durante a Festa Nacional, realizado em sua sede Aldeota, o Conselho Deliberativo renovou o compromisso de princípios de governança e valores humanistas

Associação que funciona sob o comando de seus Conselhos Deliberativos ao redor do mundo, a Aliança Francesa está em Fortaleza desde 1943, e ao que parece estará por muitos mais anos que virão.

Durante um evento que se celebrou a Festa Nacional na última sexta-feira, feriado francês que comemora a Queda da Bastilha (14 de julho de 1789), evento determinante para o início da Revolução Francesa, a escola de línguas cearense foi palco de um momento bem importante. 

É que os membros do conselho deliberativo de Fortaleza assinaram a carta da Aliança Francesa que apresenta os princípios de governança, usado para unir todas as Alianças Francesas do mundo e o quadro comum de funcionamento de toda a rede, respeitando a autonomia de cada uma e as especificidades locais. 

A aprovação progressiva da carta condiciona a autorização de utilização para cada Aliança francesa de utilizar a marca. A matriz em Paris, que se chama Fondation Alliance Francesa, lidera essa rede e é a proprietária da marca. Na Capital cearense, o feito foi comandado pelo presidente do conselho deliberativo local, o Dr. Helio das Chagas Leitão Neto, advogado, e ex-secretário da justiça do Estado. 

Essa carta também rege a importância dos os valores humanistas praticados, e que devem respeitar e divulgar dentro de cada entidade. Segue, na íntegra o conteúdo do documento, assinado pelo presidente e todos os seus conselheiros.

"Criada em 1883, essa rede é apolítica e não confessional. Herdeira da tradição humanista dos seus fundadores, a Alliance Française deseja incentivar, pelo diálogo entre as culturas, uma melhor compreensão entre os povos e um espírito de cooperação com solidariedade e respeito mútuo.

Considera a educação e a cultura como sendo vetores essenciais da emancipação dos cidadãos do mundo. Para tal, mantendo-se fiel às suas origens e aos seus princípios, mas consciente dos desafios atuais e atenta à evolução do mundo, escolheu como missões o ensino da língua francesa, a organização de eventos culturais e atividades de responsabilidade cidadã, social e ambiental, a reunião no exterior dos amigos da França e a promoção da cultura francesa e das culturas francófonas. A Aliança Francesa baseia-se na participação voluntária dos seus membros que, na diversidade dos territórios, sustentam esses valores com entusiasmo e dedicação.

A Fondation Alliance Française é titular da marca “Alliance Française”, e do seu logotipo. É a única habilitada a outorgar o direito de utilizá-los. Garante a promoção, a defesa, e a proteção dessa marca. A sua irradiação fica a cargo de cada Aliança Francesa no exercício das suas missões".

O evento cultural e gastronômico teve a execução do hino La Marseillaise, além de outros clássicos do repertório francês, interpretado pela orquestra camerata da Unifor, e contou também com o apoio do Consulado Honorário da França em Fortaleza, representado pela cônsul honorária, Fernanda Jensen.
Enviar

Deixe seu comentário: