sábado, 15 de julho de 2017

Associação Fortaleza Azul, Shopping RioMar Fortaleza e Cinépolis realizam sessão gratuita de cinema para autistas e seus familiares



Cerca de 500 pessoas participam de sessão gratuita de cinema neste sábado, 15, a partir das 10h, no Cinépolis do Riomar Fortaleza. A ação, promovida pela Associação Fortaleza Azul (FAZ), em parceria com o shopping, tem como objetivo promover a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e seus familiares durante o período de férias escolares. Na telona, o filme Meu Malvado Favorito 3 promete muita diversão para familiares e pessoas com TEA.

Esta é a terceira ação em parceria com o Riomar e o Cinépolis. As duas primeiras sessões foram realizadas em 2016, com sala lotada. Diferente de uma sessão de cinema convencional, a sessão adaptada possui luz ambiente, som moderado e sem apresentação de trailers, de forma que todos possam aproveitar o momento de lazer de forma divertida e agradável. “São famílias que muitas vezes nunca vieram ao cinema pois tinham receio do comportamento dos filhos, já que o espaço solicita o silêncio e que as pessoas fiquem sentadas por muito tempo, o que em alguns casos é quase impossível”, destaca Fernanda Cavalieri, presidente da FAZ.

Para este ano, foram disponibilizadas duas salas, com a média de público estimada de quase 500 pessoas. “São famílias de associados da FAZ e de não associados, pois entendemos que a inclusão e esse momento de alegria é para todos”, comenta Fernanda. Mantendo o ritmo das ações passadas, os participantes poderão doar material escolar e de higiene pessoal que serão distribuídos para o Centro de Integração Psicossocial do Ceará, conhecido como Bem-me-Quer, localizado no bairro Praia do Futuro.  
Sobre a FAZ
A Associação Fortaleza Azul (FAZ) é uma associação sem fins lucrativos formada exclusivamente por familiares de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Atualmente formada por 220 famílias, o grupo realiza ações de conscientização do TEA, bem como de inclusão perante a sociedade. Entre as ações já realizadas estão - Uma Sinfonia Diferente - primeiro musical do Nordeste feito por pessoas com autismo, realizado em abril de 2016; Ação Global, com stand sobre autismo em parceria com o SESI, dentre outras atividades feitas durante todo o ano.
No Brasil, segundo estudos voltados para a área, o autismo muitas vezes é diagnosticado tardiamente, o que prejudica o tratamento e dificulta a socialização da criança. Por esse e outros motivos atitudes como esta são tão importantes para que autistas evoluam e encontrem seu espaço na sociedade, que só precisa lhes dar amor e respeito.
Famílias podem entrar em contato para se associar pelo e-mail: associacaofortalezaazul@gmail.com
ou pelo site: www.faz.org.br
Visite também o Facebook: www.facebook.com/fazbrasil


Serviço:
Sessão gratuita de Cinema para familiares e crianças com TEA
Data:
 15 de julho - sábado
Horário: 10h
Local: Cinépolis Riomar (Rua. Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)
Enviar

Deixe seu comentário: