quarta-feira, 12 de julho de 2017

Ceará inaugura primeiro banco de pele animal do Brasil, nesta quinta (13)

O Ceará terá o primeiro Banco de Pele Animal do Brasil, que será inaugurado no dia 13 (quinta), às 9h. A iniciativa é resultado de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento sobre Pele de Tilápia, apoiado pela Enel Distribuição Ceará e desenvolvido pelo IAQ (Instituto de Apoio ao Queimado), em parceria com o NPDM (Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da Universidade Federal do Ceará). O banco ficará sediado no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A tilápia foi escolhida por ser um peixe criado em água doce, de rápida reprodução e por disseminar menos doenças. A pele do peixe pretende ser uma alternativa ao uso da pomada de sulfadizina de prata, utilizada no tratamento convencional de queimados. Enquanto o medicamento requer que o curativo da queimadura seja renovado diariamente, o curativo de pele de tilápia, por exemplo, pode ser retirado somente no fim do tratamento de uma queimadura de segundo grau. Além disso, o novo tratamento não pede o uso de analgésicos e anestesias e o tempo de cicatrização é reduzido entre um e dois dias.

Atualmente as peles de tilápia são retiradas do Açude Castanhão, em Jaguaribara, maior reservatório de água doce do Ceará, localizado a 260 quilômetros de Fortaleza. Depois de retirado, no Banco de Pele, passará por um processo de limpeza, esterilização, refrigeração, até ficar pronta para ser usado no tratamento. O tratamento dos pacientes do projeto está sendo realizado no Instituto José Frota, em Fortaleza, e já foi registrado pela ANVISA. Atualmente conta com 120 pacientes ambulatoriais e 30 crianças internadas.  

“A iniciativa inovadora na área da saúde casa com a visão da Enel de apresentar soluções criativas e que apontem caminhos sustentáveis. Desde o início ficamos muito felizes em poder apoiar o projeto, que deixará um legado importantíssimo ao Estado”, destaca Nilo Rodrigues, especialista da Área de Pesquisa e Desenvolvimento da Enel Distribuição Ceará.

Serviço:
Inauguração do primeiro banco de pele animal do Brasil
Dia: 13/07
Horário: 9h
Local: NPDM
Rua Coronel Nunes de Melo, número 1000 – Bairro Rodolfo Teófilo
Enviar

Deixe seu comentário: