quinta-feira, 20 de julho de 2017

Ceará recebe o Simpósio Internacional  sobre a Juventude Brasileira (JUBRA)

A Universidade Federal do Ceará sediará, de 12 a 15 de agosto, o VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira – JUBRA, que, este ano, tem como tema “Movimentos, Experiências, Redes e Afetos”. O evento reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros, profissionais de diversas áreas, gestores públicos, professores, estudantes e agentes comunitários para discussão de pesquisas, programas e projetos sociais referentes à juventude.

A estudante secundarista Ana Júlia Ribeiro, autora do discurso na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) sobre a ocupação das escolas em 2016, e o ativista Pablo Capilé, integrante do coletivo de comunicação Mídia Ninja, estão entre os convidados que participarão dos simpósios juntamente com pesquisadores de todo o Brasil.

As atividades acadêmicas estão subdividas em 12 subtemas: relações étnico-raciais; violência e conflito; territórios entre campo e cidade; tempo livre, esporte e lazer; saúde; movimentos sociais; gêneros e sexualidade; artes e cultura; espiritualidade e religiosidade; trabalho; educação; e consumo e novas mídias. Simpósios e grupos de trabalhos serão realizados na área 2 do Centro de Humanidades, no campus da UFC no Benfica (Av. da Universidade, 2762, Fortaleza, CE).

Além das sessões acadêmicas, o evento promoverá também a Mostra Cultural JUBRA 2017, em parceria com o Cineteatro São Luiz, que agregará manifestações artístico-culturais de jovens, coletivos e grupos juvenis, nas mais diversas linguagens (música; teatro; dança; audiovisual) e de origens distintas (Fortaleza e arredores). O show da banda de rock Cidadão Instigado e a exibição do filme Terra em Transe, dirigido por Glauber Rocha, são alguns dos destaques da Mostra.

Jubra
O Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira é um evento científico que, desde 2004, pretende potencializar discussões e intercâmbios e ampliar a rede de cooperação entre pesquisadores em torno da temática da juventude, a partir de diferentes disciplinas e campos do saber. Busca-se produzir impactos sobre a produção do conhecimento acerca do tema, bem como sobre as ações públicas e da sociedade civil no sentido da garantia dos direitos dos adolescentes e jovens.

SERVIÇO:
As inscrições estão abertas para participação como ouvinte.
Mais informações: http://jubra2017.com.br/.
Enviar

Deixe seu comentário: