Pular para o conteúdo principal

Acessibilidade: 75º Salão de Abril promove visita guiada com intérprete de Libras

  Acessibilidade: 75º Salão de Abril promove visita guiada com intérprete de Libras Mostra que reúne 38 obras de arte recebe alunos surdos da Escola Bilíngue de Fortaleza Assim como a pluralidade das obras marca da 75ª edição do Salão de Abril, o público que visita a mostra também é plural e, por isso, a acessibilidade se faz necessária. Para receber alunos surdos da Escola Bilíngue de Fortaleza,  nesta sexta-feira (26) , o evento cultural preparou uma visitação completa com intérprete em Libras. Além disso, o Salão de Abril oferece elevadores para o público com deficiência ou com mobilidade reduzida. Desde a abertura da exposição, centenas de idosos visitaram a exposição. Foi a primeira vez, por exemplo, que dona Francisca Nunes, de 79 anos, conheceu obras de arte de perto. “Estou encantada em poder conhecer arte feita por gente daqui”, vibrou a aposentada. A edição 2024 do Salão de Abril reúne obras de 38 artistas nordestinos. Ancestralidade, crítica social e afetuosidade são estampa

Centro Cultural Banco do Nordeste faz homenagem a Woodstock

No aniversário de 48 anos do mítico Festival de Woodstock, o Centro Cultural Banco do Nordeste promove em 19 de agosto um evento especial em homenagem ao encontro que personificou o espírito dos anos 60, da geração de paz, amor, rock ´n roll e rebeldia, da contracultura e do protagonismo do jovem na sociedade, do sonho de mudar o mundo, do difícil exercício de despertar. Pelo programa "Hoje é Dia de Rock", a homenagem ao festival de Woodstock contará com um show de Fets Domino, Sara Gabriel e Shirley Cordeiro, outro de Felipe Cazaux, Nayra Costa e Nigroover. Além de performances e declamação de poemas pelos atores e cantores Ilya Borges e Georges Alexander e de decoração especial temática, alusiva ao flower-power, ao movimento hippie, às cores e aos sonhos da juventude de Woodstock. A entrada é franca em todas as atividades.

Em agosto de 1969, entre os dias 15 e 18, uma fazenda próxima à cidade de Bethel, no interior do estado de Nova York, EUA, recebeu um público de proporções jamais esperadas, para o que começou a ser planejado como um festival de música e artes, mas terminou por alcançar um patamar muito superior, se tornar um dos grandes marcos da história contemporânea, dos pontos de vista artístico, estético, social, comportamental.

Ao longo de três dias que se tornariam quatro, mais de 30 dos maiores artistas e grupos que fizeram a revolução sonora dos anos 60 se apresentaram para incríveis mais de 500 mil espectadores. Muito mais do que se pensara inicialmente, o que levou os organizadores a ter de suspender a venda de ingressos, derrubar as cercas divisórias, ampliar a área para o público e procurar mobilizar às pressas, com o auxílio dos moradores locais, água, comida e auxílio a tantos jovens cabeludos em velhas roupas coloridas, que chegavam de todo lugar, estrangulando as estradas e fazendo que os helicópteros fossem o único meio de levar os músicos ao palco. Em condições tão adversas, somente o espírito de paz e amor poderia ter conduzido o público à serenidade e ao cuidado mútuo que impediram a grande tragédia que poderia ter acontecido em caso de pânico ou caos.

Registrado em um belíssimo documentário com grande destaque para a trilha sonora, Woodstock permanece, quase 50 anos depois, como um marco para a história do rock, da juventude, da sociedade. Uma grande lembrança e uma prova inconteste de que outra sociedade e outro pensamento são possíveis, para além do consumo, do capital, da competição e do status quo, apesar dos tantos desafios de nosso tempo, que reclamam novas formas de integração e mobilização do público jovem, em busca de seu próprio despertar.

Homenagem no CCBN

Para homenagear Woodstock e o espírito eternamente jovem daquela geração, o Centro Cultural Banco do Nordeste promove no dia 19/08 o espetáculo "Memórias do Woodstock", dentro do programa "Hoje é Dia de Rock".

Será uma edição especial, contando com dois shows reunindo vários grandes nomes da nova cena musical cearense. Apresentações especialmente preparadas para o CCBN, em tributo aos grandes nomes da música que passaram por Woodstock, levando seu canto a mais de meio milhão de pessoas e se fazendo ecoar até os dias de hoje. Artistas e grupos como Jimi Hendrix, Janis Joplin, Joe Cocker, The Who (que este ano vem ao Brasil), The Band, Ten Years After, Jefferson Airplane, Joan Baez, Richie Havens, Ravi Shankar, Arlo Guthrie, Santana, Canned Heat, Grateful Dead, Creedence Clearwater Revival, Sly and the Family Stone, Country Joe and The Fish, Blood Sweat and Tears e muitos outros.

Com entrada franca, a programação terá início às 17h, com três grandes intérpretes do rock cearense: Fets Domino, Sara Gabriel e Shirley Cordeiro. Já às 19h acontece o segundo show, contando com outros três grandes nomes da música do Ceará: Felipe Cazaux, Nayra Costa e Nigroover. Artistas que desenvolvem seus trabalhos autorais e vêm ampliando cada vez mais o reconhecimento a seu trabalho, em nosso Estado e no plano nacional, reunindo-se especialmente para este Tributo a Woodstock no CCBN. Ao lado deles, instrumentistas do primeiro time de nossa cena, em uma seleção de mestres: Diogo Farias (gaita), Rômulo Rodrigues (guitarra e teclado), Hamilton de Castro (contrabaixo) e Ricardo Pinheiro (bateria).

Todos interpretarão, com novos arranjos, canções que foram executadas em Woodstock, buscando releituras pessoais e promovendo um diálogo entre épocas e estéticas, além de destacar ao público toda a intensidade sonora que marcou o festival. Composições e performances cuja força segue influenciando diferentes gerações de novos artistas, no Ceará, no Brasil e no mundo. É dia de rock! É dia de Woodstock!

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.