sexta-feira, 28 de julho de 2017

Conselho Municipal da Saúde promove eleições de representantes dos colegiados locais em Fortaleza

A eleição para a escolha dos conselheiros locais de saúde chega em sua fase final, alcançando a marca de 85% de seus representantes escolhidos. Serão eleitos nessa primeira etapa do processo 1.600 conselheiros, entre titulares e suplentes, divididos entre usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais de Saúde e representantes da Gestão Municipal. As escolhas acontecem por meio de assembleias ou plenárias nas unidades de saúde (Postos de Saúde, Centros Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e Hospitais Municipais).

Após a conclusão desse processo, inicia a 2ª etapa, em que será escolhido um representante de cada equipamento para compor o Conselho Regional de Saúde, com eleição prevista para acontecer na primeira quinzena de agosto, conforme Resolução 009/2017 do Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza (CMSF). Ao final, será eleito um representante de cada Regional para participar do Conselho Municipal. As eleições para nova composição do biênio 2017-2019 acontecerá entre os dias 18 e 23 de agosto.

O CMSF, criado em 1990, é responsável por zelar pelo aperfeiçoamento da organização e do funcionamento do SUS; formular o controle e o monitoramento de políticas públicas para o Município de Fortaleza que caminhem no sentido de uma democracia participativa; estar comprometido com a manutenção dos princípios democráticos que fundamentam o SUS e fiscalizar os órgãos e instituições da saúde pública de Fortaleza.

O presidente interino do CMSF, Isaú Pessoa, destacou a importância das eleições para a construção de novas políticas públicas para a área da saúde. “O processo eleitoral, que acontece de forma transparente, vem consolidar um modelo democrático para a escolha de seus representantes. Temos, assim, a oportunidade de propor e debater as políticas públicas para a área da saúde de Fortaleza”, informou Isaú.

Os interessados em conhecer e obter mais informações sobre as eleições podem ligar para 0800 280 1819 ou 3452 6613. O Conselho está localizado na Rua do Rosário, 283 – Centro – 5º andar.
Enviar

Deixe seu comentário: