segunda-feira, 31 de julho de 2017

Cônsul da França visita Aliança Francesa em agenda oficial em Fortaleza



Cônsul Geral da França no Nordeste, Romain Louvet esteve na Capital cearense com visita à Universidade Federal do Ceará, além de agenda cultural na cidade

Receber uma visita ilustre é sempre uma grande honra. E para a Aliança Francesa, ter a presença do Cônsul geral da França para o Nordeste, na Capital cearense, foi mais do que uma honra. O senhor Romain Louvet, teve como um pontos principais da sua agenda oficial em Fortaleza, visitar a sede da Aliança Francesa (AF), onde foi recebido na última quinta-feira (27) pelos membros do Conselho da AF no Ceará. O Cônsul veio acompanhado da assessora de comunicação e relações públicas do Consulado Geral da França em Recife, Margot Gallot.

“Nossa instituição é referência para qualquer evento oficial da França, pois somos uma associação ligada ao Governo Francês, com a missão de difundir não apenas o ensino da língua francesa, mas é uma organização de eventos culturais e atividades de responsabilidade cidadã, social e ambiental, a reunião no exterior dos amigos da França e a promoção da cultura francesa e das culturas francófonas”, aponta Magali Claux, diretora da AF em Fortaleza.

Na ocasião, o senhor Romain Louvet visitou às salas de aula, recebeu alunos que fizeram intercâmbio na França para falar sobre o continuado incentivo à cultura francesa, e terminou o dia participando de uma degustação de queijos e vinhos, compondo a mesa com a Cônsul honorária da França em Fortaleza, Fernanda Jensen, e os membros do conselho local.

Na agenda da primeira visita à Fortaleza, o senhor Cônsul geral da França conheceu pontos turísticos da cidade, como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Museu da Fotografia, e marcou presença na Exposição de Matisse, em cartaz na Caixa Cultural Fortaleza.

Outro evento oficial ocorreu na Universidade federal do Ceará (UFC). Em pauta, renovação do acordo de cooperação e intercâmbio entre a Universidade Federal do Ceará e o Serviço de Cooperação e Ação Cultural do Consulado Geral da França em Recife na última sexta-feira (28), à Reitoria da UFC.

“O governo da França tem interesse em trazer o eixo de atividades – já forte com o Sul e Sudeste – também para o Nordeste do Brasil. Na UFC, o convênio de cooperação já existente termina em agosto, e agora é hora de renová-lo”, aponta o Cônsul.
Enviar

Deixe seu comentário: