sexta-feira, 28 de julho de 2017

Contratenor cearense ministra aulas gratuitas no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno


Acontece até a próxima sexta (28) o curso Masterclass de Canto e Técnica Vocal, ministrado pelo professor cearense Antonio Souza no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno. As vagas para participar das atividades de canto já foram preenchidas, mas todos aqueles que tiverem interesse, podem participar do curso como ouvinte. O objetivo da capacitação é trabalhar técnica vocal e repertório lírico ou popular. “Acho que a melhor forma de divulgar mais o canto lírico são iniciativas como essa acontecendo com mais frequência. Precisamos levar opções para a sociedade para que ela possa conhecer melhor e escolher. Dessa forma vamos conquistar o público. Promover concertos e cursos de forma frequente ajuda estabelecer uma cultura de apreciação do canto lírico na nossa cidade. O apoio da Fundação Beto Studart, por exemplo, é muito importante para o desenvolvimento cultural local. Fico muito feliz por ter este apoio!”, argumenta o professor Antonio Souza.

Na sexta feira (28), a partir das 18h, um Recital estrelado pelos alunos do curso encerará as atividades. As apresentações terão entrada franca e serão no auditório do conservatório. O Curso Masterclass e o Recital de encerramento têm apoio institucional da Fundação Beto Studart e Conservatório de Música Alberto Nepomuceno.

Sobre Antonio Souza
Licenciado em Música pela Universidade Federal do Ceará (2010), Antonio Souza intensificou seus estudos nos Estados Unidos, onde recebeu o título de Mestre em Performance Vocal pela University of Wisconsin-Madison (2016), orientado pela Professora Mimmi Fulmer. Nesta instituição recebeu bolsa de estudos integral (Wisconsin Voice Excellence Fellowship), recebeu o prêmio Hein Jung Award for Opera e trabalhou como Teaching Assistant of Voice – ministrando disciplinas de canto para alunos da graduação. Além disso, em 2016, foi bolsista da Fundação Beto Studart de Incentivo ao Talento.

Antonio possui experiência com repertório erudito e popular. Apresentou-se em concertos e em recitais de canto no Brasil, nos Estados Unidos e no México. Também participou de festivais internacionais como o Festival de Ópera de Oaxaca (México), Festival de Inverno de Campos do Jordão, Festival Internacional de Música de Campina Grande e Festival de Música de Londrina.

Com atuação como orientador vocal desde 2008, entende que uma abordagem técnica saudável permite explorar gêneros musicais diversos. Ademais, acredita que cantar é uma extensão da voz falada e que a conexão entre as duas pode tornar o desenvolvimento vocal mais natural.

Sobre a Fundação Beto Studart
Com 13 anos de atuação no Ceará, a Fundação Beto Studart apoia Organizações da Sociedade Civil - OSC que desenvolvam projetos nas áreas cultural, desportiva, educacional, religiosa, social, de saúde e geração de trabalho e renda. O foco da Fundação é a descoberta de talentos nas mais diversas formas de expressão, contribuindo com os crescimentos individuais e coletivos. A instituição já beneficiou mais de 20 mil pessoas. Para a vice-presidente da Fundação, Ana Studart, o saldo social é positivo indiscutivelmente. “Sempre acreditamos no talento, na força criativa e empreendedora que gira a roda da vida, que anima as pessoas e comunidades dando-lhes motivação para enfrentar desafios, superar obstáculos e participar na construção de um mundo mais humano”, comemora.

Curso Masterclass de Canto e Técnica Vocal
Quando: Até 28 de julho das 14h às 17h.
Recital de encerramento
Quando: 28 de julho às 18h. Entrada franca.
Onde: Conservatório de Música Alberto Nepomuceno (Avenida da Universidade, 2210, Benfica)
Enviar

Deixe seu comentário: