segunda-feira, 17 de julho de 2017

ESPETÁCULO PIATOFATO OFERECE UM BANQUETE CIRCENSE AO PÚBLICO DE FORTALEZA

De 21 a 30 de julho, o Coletivo pernAlta realiza seis apresentações do espetáculo na CAIXA Cultura Fortaleza, além de promover oficina gratuita de pernas-de-pau para crianças e adultos


Imagem inline 2
Foto: Cris Lustosa

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 21 a 30 de julho de 2017, o espetáculo circense-teatral Piatofato, do Coletivo pernAlta (RJ). A peça é um banquete cômico e completamente interativo, com sua ordem cênica definida pelo público, através de um gigantesco menu, no qual a plateia seleciona os pratos que montam a ordem do espetáculo. Cada prato corresponde a uma cena, que é um número de circo e musical baseado na culinária internacional. Os integrantes montam um restaurante improvisado e exploram suas qualidades individuais em circo, teatro, música e dança.
Criado especialmente para a Folia Gastronômica de Paraty (RJ) em 2015, a peça é uma brincadeira gourmet que começa já pela expressão “piatofatto” — tradução de “prato feito” em italiano pífio, que é uma das línguas faladas pelo chef e mestre de cerimônias. Mistura-se também o francês, espanhol, inglês e algumas línguas que não existem. 
O Coletivo PernAlta é um dos grupos responsáveis pela popularização das pernas-de-pau no Rio de Janeiro. Em Piatofatto, o grupo mistura várias linguagens do circo, além de realizar cenas clássicas de palhaçaria, performances de dança e números interativos. A plateia é constantemente instigada e desafiada a “jogar”, construindo junto aos pernaltas a atmosfera livre e divertida do espetáculo.

Oficinas de pernas-de-pau
Além do espetáculo, o grupo também realiza a Oficina de iniciação à linguagem de Pernas-de-pau e investigações de suas possibilidades, com uso de equipamentos especialmente confeccionados para alunos iniciantes, iniciados ou já conhecem o equipamento.
Serão oferecidas oficinas e vivências a crianças, jovens e adultos, no período de 21 a 30 de julho. Ao todo, as turmas terão 30 vagas diárias, que são divididas entre 15 alunos fixos (oficina) e grupos de 15 alunos de vivência (escolas, organizações e grupos que levam participantes para apenas um dia de experiência).
Para se inscrever, basta enviar um e-mail para “coletivopernalta@gmail”, até o dia 18 de julho. Os interessados recebem uma ficha de inscrição. Ao final, os selecionados serão informados pela produção através do e-mail.

Coletivo pernAlta: Um dos grupos responsáveis pela popularização das pernas-de-pau no Rio de Janeiro, hoje possui em seu repertório três espetáculos: Bora Brincar (2014), Piatofato (2015) e Manguari (2016); além de  um bloco de carnaval (Entre as Pernas), e a intervenção performática Anjos pernAltas.
Desde 2013, centenas de pessoas já passaram pelas oficinas promovidas pelos integrantes do grupo, as quais possuem como pontos culminantes o abre-alas dos desfiles de carnaval do Bloco da Orquestra Voadora e o São João Pernalta — este último realizado de maneira independente e colaborativa nos Jardins do Museu de Artes Modernas (MAM) na cidade do Rio de Janeiro.

Ficha técnica:
Realização: Plano Geral Espaço e Produções
Concepção e criação: Coletivo pernAlta
Figurino: Conceição Carlos, Marcela de Paula e Tainá Mecun
Cenografia: Coletivo pernAlta
Produção: Gui Stutz — Plano Geral Espaço e Produções
Coletivo pernAlta: Cacá Pitrez, Conceição Carlos, Gui Stutz, Horacio Storani, Marcela de Paula, Michelle França e Tainá Mecun.
Produção Executiva: Thaís Teixeira — Emcartaz Empreendimentos Culturais

Serviço:
Teatro: Piatofato
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 21 a 30 de julho de 2017
Horários: sexta, sábado e domingo, às 16h
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Grátis
Paraciclo disponível no pátio interno

Oficinas Perna-de-Pau
Data: 21 a 30 de julho
Horário: 10h às 13h30
Inscrições: através do e-mail coletivopernalta@gmail.com, até 18 de julho. Os selecionados serão informados por e- mail
Capacidade: 15 vagas
Oficina recomendada para crianças a partir de 8 anos

Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza: 
(85) 3453-2770

Enviar

Deixe seu comentário: