quinta-feira, 6 de julho de 2017

Exposição "Henri Matisse-Jazz" na Caixa Cultural Fortaleza em julho




A mostra Jazz, que estará aberta ao público gratuitamente a partir do dia 12 de julho, conta com 20 pranchas do artista francês

Ícaro, O Circo e O Palhaço
Crédito obrigatório: © Succession H. Matisse / AUTVIS, Brasil, 2017

A CAIXA Cultural Fortaleza recebe de 12 de julho a 10 de setembro de 2017, a exposição Henri Matisse - Jazz, com obras do pintor, desenhista e escultor francês Henri Matisse (1869-1954). A mostra reúne 20 pranchas impressas com a técnica aupochoir, feitas especialmente para o álbum Jazz, publicado em Paris, em 1947. Foram impressos 250 álbuns, destes, dois estão no Brasil. As obras ora apresentadas pertencem ao exemplar 196, que integra o acervo dos Museus Castro Maya. A curadoria da exposição é de Anna Paola Baptista, curadora do Museu da Chácara do Céu.

“O mais belo livro de arte do século XX”, com estas palavras, o crítico de arte Paulo Herkenhoff sintetiza o belíssimo conjunto de desenhos feitos com tesoura, técnica desenvolvida por Matisse no início da década de 1940. Obrigado a passar longos períodos na cama e na cadeira de rodas, recuperando-se de uma delicada cirurgia, o pintor primeiro dedicou-se ao desenho e a ilustração, depois foi mais longe, combinando desenho e pintura em colagens feitas com papeis recortados e coloridos com guache. O artista já havia utilizado os papierscollés para o estudo da obra La danse(1909), mas foi a cumplicidade do editor e crítico Tériade que o incentivou a realizar um álbum só com papéis recortados, trabalho que mais tarde foi considerado como uma de suas obras mais importantes.

Durante os primeiros dois anos de trabalho, Matisse experimentou cores e formas, utilizando folhas de papel que coloria com vivas e brilhantes cores de guache. Recortava até atingir o resultado que pretendia. O processo de edição do álbum, iniciado em 1942, durou cinco anos. O título foi definido em 1944 e a ideia de incluir texto, em 1946. As imagens variam da abstração a figuras de grande vivacidade, mescladas a um texto manuscrito impresso em fac-símile no qual Matisse tece observações sobre assuntos diversos. O próprio autor esclarece que a composição aborda assuntos ligados ao circo, contos populares e viagens, com ritmo identificável aos sons de uma orquestra de jazz.

Sobre Henri Matisse:

Henri-Émile-Benoît Matisse (1869-1954) foi um artista francês que ficou mundialmente conhecido pelo uso cor e por sua técnica única de desenhar, que se caracteriza pela forma fluida e original, inspirando-se em mestres como Cézanne, Van Gogh e Gauguin. Formado em Direito, exercia a profissão, mas nas horas vagas tomava aulas de desenho, com apoio da sua mãe.Em1891, no entanto, abandona as leis e ingressa na escola de arte da Academia Julian, dando início a uma trajetória primorosa no mundo das artes plásticas.

Apesar de também ser desenhista, gravurista e escultor, Matisse se destacou, principalmente, na pintura. Juntamente com Picasso e Marcel Duchamp, foi considerado um dos artistas seminais do século XX,responsável por uma evolução significativa na pintura e na escultura. Seu domínio da linguagem expressiva da cor e do desenho, exibido em um conjunto de obras ao longo de mais de meio século, valeram-lhe o reconhecimento como uma figura de liderança na arte moderna.

Em 1896, por exemplo, expõe trabalhos no Salão da Sociedade Nacional de Belas Artes e tem obras adquiridas pelo Estado. Em 1904, apresenta a primeira exposição individual, na Galeria Vollard. No ano seguinte, participa do célebre Salão de Outono, em Paris, ao lado de Albert Marquet, Maurice Vlaminck e André Derain. Já Em 1909 apresenta exposição em Moscou e cria uma de suas obras-primas, A Dança, para o mecenas russo Shchukin.

Um de seus últimos trabalhos foi apresentado ao público em 1950: o livro Poemas de Charles D’ Orleans, editado por Tériade, no qual o artista vinha trabalhando na ilustração desde os anos 1940. Em 1952, inaugura o Museu Matisse em sua cidade natal, Le CateauCambrésis, norte da França.


Serviço:

Exposição:Henri Matisse - Jazz
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Abertura:11/07, às 19h, com visita guiada
Data:12 de julho a 10 de setembro de 2017
Horário:terça-feira a sábado, das 10h às 20h | domingo, das 12h às 19h
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita
Informações gerais | Bilheteria CAIXA Cultural Fortaleza:
Enviar

Deixe seu comentário: