sábado, 1 de julho de 2017

[FÉRIAS NO PORTO] Escola de artes e criação oferece cursos gratuitos nas férias

Com a chegada das férias, muita gente aproveita o tempo livre para estudar. O Porto Iracema das Artes, escola de formação e criação do Ceará, promove uma série de cursos livres e de formação básica para o público que quer usar as férias para curtir, mas também para aprender. Outro objetivo da instituição é estimular os interessados em atuar na área da arte e da cultura no nosso Estado.
Com início na próxima semana, 03, há os cursos do Programa de Formação Básica, que este ano teve 558 inscritos para 135 vagas. O curso de “Criação de roteiro de curta-metragem”, com o diretor e roteirista Marcelo Müller, começa na segunda-feira, das 9h e até às 12h. Já o de “Maquiagem cênica para teatro e audiovisual”, ministrado pela atriz Alícia Pietá, também começa nesta segunda-feira, das 14h às 17h. Na terça-feira, 04, é a vez da Oficina de Fotopintura digital, com mestre Júlio Santos, das 9h às 12h.

Há, ainda, a programação dos cursos livres, que traz grandes nomes das áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Teatro e Música. Confira abaixo os destaques da programação nesta primeira semana de férias. Tudo é gratuito e aberta ao público.


PROGRAMAÇÃO SEMANAL – PORTO IRACEMA DAS ARTES
03/07 a 07/07

Dia 3 | Segunda-feira

[MÚSICA E CINEMA] AULA INAUGURAL – CURSOS DE FÉRIAS
PAISAGEM POÉTICA NA OBRA DE BELCHIOR” Com Mona Gadelha e Marcelo Müller
O Programa de Formação Básica oferece, entre seus cursos de férias, o de criação de roteiro de curta-metragem, ministrado pelo cineasta Marcelo Müller. Na aula inaugural, com o tema “Paisagem poética na obra de Belchior”, o professor recebe a cantora Mona Gadelha para uma discussão sobre a poesia do cantor e compositor cearense falecido no último mês de abril, relacionando as diferentes linguagens que perpassaram o trabalho do artista.
9h > Auditório > Acesso gratuito e aberto ao público

Dia 7 | Sexta-feira

[AUDIOVISUAL] ROTAS DE CRIAÇÃO
Os trabalhos desenvolvidos nos Cursos Básicos, durante todo o primeiro semestre, são apresentados e discutidos com o público nas chamadas Rotas de Criação. A primeira edição será do Curso Básico de Audiovisual. Os alunosapresentarão exercícios desenvolvidos ao longo dos percursos formativos de câmera, som e edição.
9h > Auditório > Acesso gratuito e aberto ao público

[TEATRO] CONVERSA COM GUILHERME BONFANTI
A LUZ NO TEATRO DA VERTIGEM”
Com Guilherme Bonfanti
Guilherme Bonfanti, um dos maiores nomes do teatro brasileiro contemporâneo, é o convidado para uma conversa sobre iluminação cênica.
19h > Sala de Teatro Sidney Souto > Acesso gratuito e aberto ao público

CURSOS BÁSICOS*

- Criação de roteiro de curta-metragem
Com: Marcelo Muller
O objetivo é apresentar, discutir e exercitar os fundamentos da arte de contar histórias através do cinema, apresentando formatos de roteiro e gêneros cinematográficos, bem como as etapas de roteirização: ideia, sinopse, descrição das personagens, argumento e roteiro final. Ao longo do curso, cada participante desenvolverá seu próprio roteiro de curta-metragem de ficção a partir do tema “A paisagem poética na obra de Belchior”. A ideia é agregar as temáticas, personagens e sensações presentes nas letras do compositor cearense para criação dos roteiros, tendo como referência o álbum Alucinação.
Período: 03 de julho a 04 de agosto
Onde: Porto Iracema das Artes
Carga horária: 45 h/a
Horário: Às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h

- Maquiagem cênica: teatro e audiovisual
Com: Alícia Pietá
O curso tem como foco a maquiagem para a cena de teatro e de audiovisual, suas especificidades e diferenças. Partindo das noções e técnicas de higienização e preparação de pele, o curso foca na criação e caracterização de personagens para a cena teatral e de audiovisual.
Período: 03 a 28 de julho
Onde: Porto Iracema das Artes
Carga horária: 36h/a
Horário: Segundas, Quartas e Sexta-feiras, das 14h às 17h

- Oficina de Fotopintura Digital
Com: Mestre Julio dos Santos
A oficina apresenta e exercita as técnicas e as referências da fotopintura aplicadas na realização de retoques e restaurações de imagens. Aborda a fotopintura desde seus precursores até referências contemporâneas para discutir os mecanismos de manipulação de imagens.
Período: 04 a 25 de julho
Carga horária: 20h/a
Horário: Às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h

Enviar

Deixe seu comentário: