segunda-feira, 3 de julho de 2017

FINEP anuncia R$1 bilhão em recursos para o Nordeste em 2017

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu hoje (3/7) a diretoria técnica da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para almoço de celebração da instalação do escritório regional no Ceará, que irá operar inicialmente na sede da federação. A diretoria da financiadora anunciou o montante de R$1 bilhão em recursos destinados para empresas do Nordeste, em 2017. 

O presidente da FIEC, Beto Studart, acredita que a chegada da Finep facilita a entrada de recursos para pequenos projetos inovadores. “A FIEC sempre esteve preocupada em reunir as instituições mais importantes para poder facilitar a inovação, a disseminação do conhecimento, criando um ambiente de capilaridade entre indústrias e universidades. Todos os movimentos que criamos ou participamos convergem para o desenvolvimento do estado, das indústrias e das pessoas”, disse. Beto Studart analisa a instalação do escritório da Finep no estado como uma transformação. Para ele, o Ceará ficará numa posição de destaque entre os estados nordestinos e dos brasileiros, futuramente, graças ao desejo transformador que há na federação.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, a chegada da Finep irá elevar o papel do Nordeste na inovação tecnológica. “É recurso para pesquisa básica e é sobretudo, inovação tecnológica, e não apenas para o Ceará mas para todo Nordeste. O Ceará será o berço da Finep no Nordeste. Isso tem um papel muito destacado. É uma grande vitória”, analisa. Inácio ressaltou também o trabalho de parceria entre a federação e o Governo do Ceará, no sentido de sempre buscar pontos convergentes de atuação.

O objetivo da vinda da Finep para o Ceará é vender mais para a região, disse o diretor financeiro da instituição, Ronaldo Camargo. “O Rio de Janeiro, São Paulo e região Sul acessam mais recursos por conta da presença do escritório local. A partir de hoje, a capital do Nordeste, para a Finep, é Fortaleza”, considera o diretor. Para ele, se a federação, universidades e governo do estado estiverem envolvidos, nunca mais a Finep sairá do Ceará, representando o Nordeste.

O grande desafio do escritório da Finep será superar a aparente dificuldade das empresas nordestinas de tomar apoio financeiro da Finep para investir em inovação, acredita o responsável pelo escritório no Ceará, Paulo José, analista técnico da Finep. “É uma aparente dificuldade porque parece que há apenas uma ausência de vínculo permanente de comunicação. Não é por faltar empresas que investem em tecnologia ou não se faça inovação. Falta também trazer informações mais concretas para as empresas.  Meu desafio é ter esse canal permanente, esse vínculo com as empresas e instituições de pesquisa do Nordeste para viabilizar novos investimentos em ciência, tecnologia e inovação”, explica.

Encontro Finep para Inovação

A Finep realiza, nos dias 3 e 4 de julho, no Seara Praia Hotel, o primeiro Encontro Finep para Inovação, em Fortaleza-CE, para aperfeiçoar a atuação da agência junto a parceiros e potenciais clientes do Nordeste. No evento, gratuito e aberto a empresas de todos os portes, a Finep apresentará três novas iniciativas de apoio à inovação: Finep Startup (que pretende aportar recursos e conhecimento com participação no capital de empresas em estágio inicial), novo programa de telecom (linha de financiamento exclusiva para aquisição de equipamentos de telecomunicação 100% nacionais) e seguro garantia financeira (alternativa menos custosa para operações de crédito).

Enviar

Deixe seu comentário: