quarta-feira, 19 de julho de 2017

Jazz da Costa Nordeste: pianista Amaro Freitas (PE) e Por Um Trio (CE) fazem show especial nesta sexta, 21/7, no Café Couture



Uma conexão musical entre Ceará e Pernambuco, através de virtuosos representantes da nova cena jazzística. Assim será o show desta sexta-feira, 21/7, às 20h, no Café Couture, reunindo o aclamado pianista pernambucano Amaro Freitas e os jovens e virtuosos integrantes do Por Um Trio, os cearenses Hermano Faltz (guitarra), Iury Batista (contrabaixo acústico) e André Benedecti (bateria). Será a segunda edição do show "Jazz da costa Nordeste", que em junho uniu esses grandes músicos (então contando também com a cantora Bruna Hetzel, do RN), lotando o Café Couture e conquistando muitos aplausos. O show tem apoio dos projetos Ceará Jazz Series e Jazz em Cena, que realizam uma temporada permanente de jazz na capital cearense.

Um dos músicos mais elogiados e de maior presença em festivais em diversos estados, o pianista, compositor e arranjador Amaro Freitas já levou seu show ao palco do Teatro Carlos Câmara, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, lançando seu aplaudido disco "Sangue Negro" com grande sucesso e forte repercussão na imprensa cearense. Ele participou do Festival de Inverno da Serra da Meruoca, em junho, e agora retorna ao Ceará para participar do Festival Música na Ibiapaba, evento que acontece em Viçosa do Ceará e é referência em formação em música popular, contando com atrações como Spok Frevo (PE), Cristiano Pinho (CE) e o próprio Por Um Trio, que realizará dois shows: um do grupo, outro ao lado do aplaudido saxofonista Marcio Resende. 

O show desta sexta-feira, 21/7, em Fortaleza, é uma oportunidade para o público da capital apreciar todo o talento e a intensidade criativa de Amaro Freitas e do Por Um Trio, em mais uma apresentação especial da casa que vem se destacando pela opção em investir no jazz como atrativo maior de sua programação musical, contribuindo para lançar mais holofotes sobre os instrumentistas cearenses.

"O show desta sexta terá um repertório com clássicos do jazz e da música brasileira, a partir das convergências entre as nossas vivências musicais", antecipa Amaro Freitas, ressaltando a felicidade em estar de volta ao Ceará, em um novo encontro com o Por Um Trio. 

"Temos certeza que será um reencontro maravilhoso e um grande show, proporcionando a oportunidade do público de Fortaleza conferir o som dessa parceria, antes de subirmos a serra rumo a Viçosa do Ceará para o Festival Música na Ibiapaba", assinala Hermano Faltz, do Por Um Trio. "Todos estão convidados para uma noite de improvisação, diálogo, amor pela música, com a essencial participação do público", conclama, prometendo ainda participações especiais de outros músicos, em clima de união e criação coletiva.

Mais sobre Amaro Freitas e Por Um Trio

Amaro Freitas nasceu em Recife em em 1991 e está finalizando o curso de tecnólogo em Produção Fonográfica e trilha carreira como pianista, tecladista, compositor, arranjador e diretor musical. Através da música instrumental, ocupou espaços como Teatro Capiba, Teatro Severino Cabral, Teatro BNDES, Clube Cabanga, Conservatório Pernambucano de Música, Paço do Frevo e Festival de Câmara de Belo Jardim, entre outros. Desde 2014 é pianista residente do Mingus, casa devotada ao jazz pernambucano, onde se alterna em duo ou trio e onde chegou a se apresentar para o mestre Wynton Marsalis. Acompanha cantores da nova cena pernambucana como Romero Ferro, Márcia Pequeno, Claudia Beija, Luiza Fittipaldi e Riá Oliveira. Segue divulgando o disco "Sangue Negro", tendo realizado shows no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, além do festival Mimo, em Olinda, onde foi premiado. 

Por Um Trio é formado por Hermano Faltz (guitarrista), Iury Batista (baixista) e André Benedecti (baterista) e vem ao longo de
três anos participando das principais atividades da música instrumental no Ceará. Seja no mesmo trabalho ou separados, os jovens músicos se destacam por onde passam. Além do domínio dos instrumentos, desenvoltura na improvisação e criatividade, a naturalidade e fluidez com que se sintonizam são características marcantes do trio. Guitarra, baixo acústico e bateria se fundem com uma facilidade surpreendente e a música se faz radiante. 

O grupo vem desenvolvendo um repertório baseado nos artistas que pertencem ao gosto comum aos três, além de músicas de própria autoria, com influência da sofisticação harmônica e melódica do jazz e da música brasileira, mas sem se enquadrar em um estilo específico. As diretrizes vêm das diversas influências de cada integrante, sejam provenientes do jazz, rock, bossa nova ou samba-jazz. Já tocaram com mestres como Jorge Helder, Claudio
Nucci, David Duarte, Marcus Caffé, Márcio Resende, Adam Faulk, Itiberê Zwarg, Arismar do Espírito Santo, Carlinhos Patriolino, Macaúba do Bandolim, Rodger Rogério, Paula Tesser, Lorena Nunes,
Marcos Lessa e Nayra Costa.

SERVIÇO:
Show "Jazz da Costa Nordeste - Amaro Freitas e Por Um Trio (Hermano Faltz guitarra, Iury Batista contrabaixo acústico e André Benedecti bateria). Nesta sexta, 21/7, às 20h, no Café Couture (Rua dos Tabajaras, 554, Praia de Iracema). Couvert artístico: R$ 10,00. Informações: 99913-3819 / Facebook Café Couture.
Enviar

Deixe seu comentário: