Pular para o conteúdo principal

Polícia de SP vai investigar morte de cão embarcado em voo errado da Gol Cachorro deveria ser levado para Mato Grosso, mas foi enviado por engano para o Ceará

  Polícia Civil de São Paulo vai investigar as circunstâncias da morte do cão Joca, que embarcou para o destino errado devido a uma falha operacional da Gol. O   cachorro da raça Golden Retriever   foi levado ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) para Sino (MT), onde encontraria com o tutor, porém foi parar em Fortaleza (CE). Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o caso será investigado pela Delegacia do Meio Ambiente, onde a mãe do tutor de Joca, Márcia Martins, prestou esclarecimento na terça-feira (23). O corpo do animal foi submetido ao exame de necropsia e o resultado deve sair em até 30 dias. De acordo com o SBT News, Joca tinha quatro anos. O tutor João Fantazzini estava se mudando para o Mato Grosso e embarcou para Sinop com o objetivo de chegar à cidade no mesmo horário que o cachorro. Ao desembarcar, ele foi informado de que o animal, que estava em uma caixa de transporte, havia sido levado para Fortaleza. No total, a viagem que deveria durar duas horas e m

Livro narra trajetória de sertanejo cearense na Segunda Guerra Mundial

Uma obra composta por relatos que vão de 1921 a 2001 – trajetória de 80 anos de vida – de um sertanejo nascido no município de Itapipoca, Ceará. Antônio Simão do Nascimento, que, dentre outros feitos, “atendeu ao chamado da Pátria” em 1943 e vivenciou a experiência de seguir rumo à Segunda Guerra Mundial, na Itália, é o protagonista da narrativa, contada, em parte, por ele mesmo e, em outra, pelos descendentes. O livro “Memórias do meu passado”, lançado na semana passada em Fortaleza, dentre outros pontos, traz narrativas simples de um anônimo cearense participante de um dos mais intensos conflitos da história da humanidade.

Escrita por ele mesmo, a obra (que inicialmente não tinha a intenção de ser uma publicação oficial) foi repassada aos filhos e netos no ano de 2001, data em que foram comemorados os 80 anos de idade do protagonista. Manuscritos feitos em um caderno e, posteriormente, digitalizados para chegar a família. Em 2003, Antônio Simão faleceu.

Para homenageá-lo e, mais ainda, como forma de auxiliar o acesso da sociedade a este legado da história brasileira e da história local, da identidade sertaneja e da memória social, a família Nascimento transformou, em 2017, o conjunto de anotações em livro, publicado pelo Caravela Selo Cultural.

“Memórias do meu passado” reúne principalmente as lembranças e relatos de um “pracinha”, “expedicionário” ou “ex-combatente”, como são chamados os integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), mas não se limita a este tema. Traz também as marcas do universo sertanejo; com narrativas da infância vivida em meio à seca cearense, com seus costumes e hábitos; a visão de um trabalhador brasileiro que, ao retornar da Guerra, serviu aos projetos de desenvolvimento do país entre os anos de 1950 e 1970 garantindo a força de trabalho na construção de rodovias projetadas para articular pontos estratégicos do território nacional, além de revelar uma típica formação sociocultural nordestina de homem católico, que tem a trajetória perpassada pela religiosidade. 

Incorporado ao relato principal da publicação, organizado de forma datada, há imagens do acervo particular referente à Segunda Guerra, construído também por Antônio Simão e guardado pela família. O livro conta ainda com outros textos escritos pelos filhos José Clewton e Vânia Lúcia do Nascimento e pela neta Fabiana do Nascimento Pereira, que trabalham o conteúdo do livro do ponto de vista arquitetônico, histórico e social, campos de estudos dos referidos escritores.

Para a família, a publicação demonstra que este legado tem possibilitado a continuidade de histórias e memórias. A sistematização e disponibilização do conteúdo materializa o encontro de gerações e a construção de uma memória maior, onde a história oficial é entrecortada por relatos e biografias anônimas, que garantem os significados e expressividade das histórias cotidianas coletivas, a partir do fazer e das memórias particulares.
)
Fontes:
Fabiana do Nascimento – (85) 98735-9060 (neta e estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará - UFC)
José Clewton do Nascimento – (84) 99678-9748 (filho, arquiteto e professor adjunto do Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN)) 
InformaçõesLivro: “Memórias do meu passado”
Autor: Antônio Simão do Nascimento
Organizadores: José Clewton do Nascimento, Vânia Lúcia do Nascimento e Fabiana do Nascimento Pereira
Editora: Caravela Selo Cultural
Páginas: 150
Formato: 22cmx 15cm
Valor: R$ 40,00
Contato: (85) 98735-9060

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.