Pular para o conteúdo principal

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados Mais de 200 foram fabricados nos Estados Unidos

  Mais de 90% dos fuzis apreendidos no ano passado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro foram fabricados em outros países. O maior número de apreensões ocorreu em áreas do estado onde há disputas de território entre facções criminosas rivais. As duas constatações fazem parte de um estudo da Subsecretaria de Inteligência (SSI)da Secretaria de Estado de Polícia Militar, que analisou a apreensão de 492 fuzis em 2023. Um aspecto abordado no estudo da SSI diz respeito à marca dos fuzis apreendidos. Dos 492, 199 são da marca norte-americana Colt. Foram registrados no estudo 194 fuzis sem marca, ou seja, armas que entram no país ou no estado separadas por peças e montadas por armeiros envolvidos com as organizações criminosas. As demais armas apreendidas são de 43 marcas diversas, praticamente todas de países do Hemisfério Norte.   O estudo da SSI mostra que as apreensões se concentraram com maior intensidade nas áreas integradas de segurança pública (AISPs) da zona oeste da capital e da Ba

MPCE e Defensoria Pública emitem recomendação para garantir celeridade na realização de exames de DNA

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e a Defensoria Pública do Estado do Ceará emitiram recomendação à Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) com o objetivo de regularizar a realização dos testes de DNA pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). De acordo com o documento, o Laboratório deve receber solicitações de teste de paternidade sem limite de quantidade e exclusivamente da Defensoria Pública, do Ministério Público, incluindo os Núcleos de Mediação Comunitária, e do Poder Judiciário, nas ações de investigação de paternidade. O documento recomenda ainda que o Lacen promova um meio célere para pôr em dia todas as solicitações que se encontram pendentes de resultado. A recomendação é assinada pela supervisora do Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria Pública (Nudesa), Nelie Aline Marinho, e pela titular da 7ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, Antônia Lima Sousa.

Desde 2008, por meio de um convênio firmado entre a Defensoria Pública e o Lacen, os exames de DNA de pessoas vulneráveis social e economicamente são realizados gratuitamente. Em média, 80 famílias procuram o Núcleo Central de Atendimento da Defensoria por mês em busca da realização do exame. Esta parceria é um avanço no aperfeiçoamento dos serviços ofertados à população hipossuficiente que procura a instituição com o objetivo de comprovação de paternidade. No entanto, em dezembro de 2016, a Defensoria Pública foi surpreendida com um ofício do Lacen informando que, a partir de janeiro de 2017, só teria condições de atender uma família encaminhada por cada órgão ou instituição solicitante. Durante alguns meses do primeiro semestre, as marcações para testes de investigação de paternidade ficaram suspensas. Foi quando começaram as tratativas entre os órgãos para regularização do atendimento.

De acordo com a defensora pública Nelie Aline Marinho, os testes de paternidade são solicitados por 365 unidades conveniadas, dentre elas, a Defensoria Pública e o MPCE. “A recomendação deu-se necessária para tentar colocar uma ordem nas inúmeras solicitações de exames que são encaminhadas ao Lacen. Dessa forma, vamos filtrar apenas os pedidos das instituições que compõem o sistema de Justiça cearense, dando celeridade à fila de espera, aos processos judiciais e às demandas extrajudiciais. Esta situação deve seguir, pelo menos, até regularização da demanda reprimida”, afirma.

Por conta da suspensão dos exames de DNA, o Lacen diminuiu para sete o número de pedidos de investigação de paternidade por mês advindos da Defensoria, uma redução significativa que impacta diretamente no atendimento dos mais vulneráveis. “As pessoas pararam de procurar porque o serviço estava suspenso. No entanto, como não há ainda um filtro nas instituições que solicitam o exame, quem procurar hoje a Defensoria com este objetivo só encontrará vaga para o mês de novembro. Por isso, a nossa recomendação é direcionada para que o Lacen atenda exclusivamente aos órgãos do Sistema de Justiça e, dessa forma, as solicitações tramitem com mais agilidade e sem um limite de senhas”, explica.

Nosso objetivo, com a recomendação, é que o Laboratório passe a dar esta prioridade para que a fila de espera diminua, trazendo celeridade nas demandas já judicializadas para agilizar as ações de pensão alimentícia que envolvem menores de idade. Desse modo o Conselho Tutelar, como órgão de defesa de crianças e adolescentes e porta de entrada para as demandas de garantia de direitos, que estava requisitando o serviço diretamente ao Lacen, se abstém de fazê-lo, para encaminhar ao Sistema de Justiça, especificadamente ao Ministério Público e/ou à Defensoria Pública, tendo em vista a agilidade da realização dos referidos exames”, ratifica a promotora de Justiça Antônia Lima Sousa.

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.