segunda-feira, 24 de julho de 2017

Museu da Indústria oferta peça teatral sobre história do desenvolvimento econômico cearense



Mais de três séculos de desenvolvimento econômico cearense contados de forma lúdica em uma peça de teatro: do período colonial, passando pelo Império e República, aos dias atuais. A partir deste mês de julho, o Museu da Indústria, equipamento do Serviço Social da Indústria (SESI/CE), passa a ofertar a peça “Do Siará ao Ceará – Uma expedição poética” a escolas de Fortaleza, para estudantes a partir do oitavo ano do ensino fundamental e ensino médio.

A peça mostra a história do desenvolvimento econômico cearense desde o período colonial, com a pecuária, aos desafios dos dias atuais. “A ideia é mostrar, em cada período na nossa história, como as pessoas encontraram soluções para os seus desafios e problemas de modo criativo, criando novas formas de viver, novos produtos, novas indústrias”, explica o gestor do Museu da Indústria, Luis Carlos Sabadia.

A peça teatral é um complemento pedagógico à exposição de longa duração “História da Industrialização do Ceará”, instalada no Museu da Indústria. “O espetáculo complementa a nossa exposição, mostrando quem são as pessoas por trás das máquinas expostas, o porquê das máquinas surgirem, em qual momento surgiram, com qual objetivo. Temos o objetivo de humanizar, mostrar e explicar como é formada a cadeia produtiva, de empresários, trabalhadores, pessoas comuns que fizeram e fazem parte da história, como nós”, detalha a coordenadora pedagógica do Museu da Indústria, Patrícia Xavier.

Para os estudantes, o ganho é um maior aprendizado das vivências das pessoas que atuaram diretamente para o desenvolvimento econômico do estado, como os homens encontraram soluções para os problemas de sua época criando novas máquinas, buscando novos negócios, pensando em novos produtos, inovando.

“Do Siará ao Ceará – Uma expedição poética”
Elenco
George Alexandrez
Juliana Veras
Natália Falcão
Wellington Fonseca

Ficha técnica
Composição musical: Juliana Veras e Wellington Fonseca
Figurinos: Dami Cruz
Cenotécnico: Victor Cordeiro
Direção musical: Juliana Veras
Texto, cenário e direção: Joca Andrade
Produção: Garis

As escolas interessadas em contratar a peça teatral “Do Siará ao Ceará – Uma expedição poética” devem procurar o Museu da Indústria. Contatos: (85) 3201.3901 / museu.educativo@sfiec.org.br.
Enviar

Deixe seu comentário: