sábado, 8 de julho de 2017

No mês das férias, doe leite materno no Hospital César Cals 

alt




A troca de plantão no banco de leite humano do Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Ceará, acontece duas vezes por dia: a primeira, às 7 horas, e a segunda, às 19 horas. Equipes de profissionais, especializadas em aleitamento materno, compostas por enfermeiras, técnicas em enfermagem, bioquímica, agente administrativo e auxiliares de higienização, estão a postos para prestar atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive finais de semana, feriados e durante todo o período de férias escolares.


Por isso, nesse período de férias, antes de viajar com a família, as mães que estiverem amamentando podem ligar gratuitamente para o número 0800 286 5678 ou procurar atendimento pessoalmente no banco, que fica na Avenida Imperador, 545, Centro de Fortaleza. “As mães podem nos ligar a qualquer hora. Precisamos garantir o máximo de estoque”, afirma Gilvânia Cambraia, enfermeira do banco de leite. Ela conta que as doações costumam diminuir nesse período e para não faltar leite, são ainda mais necessárias. “Contamos sempre com a ajuda das mães. Elas são essenciais para o sucesso do aleitamento materno”, ressalta.

O banco de leite do HGCC também está preparado para fazer atendimentos às mães que necessitam de cuidados especializados. Há uma estrutura definida, conforme o Ministério da Saúde, com sala de espera; consultório; laboratório; sala de ordenha, utilizada pelas mães que estão no hospital e tiram o leite diariamente para os filhos na Unidade Neonatal; sala de atendimento individual, para as mães que estão em casa e procuram ajuda do banco; e Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta (Samta), para as mulheres que retornaram ao trabalho e continuam a amamentar.

“Precisamos das doações, mas também estamos disponíveis para fazer o atendimento a qualquer hora à mãe que precisar tirar as dúvidas ou apresentar problemas na amamentação e ainda também orientamos sobre doação de leite”, esclarece Gilvânia. Foi o que aconteceu com Cynthia Barbosa de Sousa, bancária, moradora do bairro Messejana, em Fortaleza. Ela teve problemas na hora de amamentar o pequeno Arthur, de três meses. Com a mama cheia e muitas dores, Cynthia procurou o banco de leite do HGCC após saber do atendimento no site do hospital. “Eu sentia dores no peito e o meu bebê não conseguia pegar a mama corretamente”, conta.

alt

Na última terça-feira, 4, no início da noite, ela foi até o Hospital César Cals. Ao chegar, Cynthia foi atendida pela equipe do banco de leite, que orientou, fez os procedimentos necessários e, finalmente, ela conseguiu amamentar corretamente. Além disso, a mãe do Arthur recebeu esclarecimentos sobre como fazer a doação. “O atendimento é maravilhoso. A gente sente o cuidado, a paciência e a dedicação que elas têm com a gente”, reforça a nova doadora de leite do HGCC. Na manhã de quarta-feira, 5, ela fez a primeira doação. “Eu liguei e já vieram buscar. Doar para mim é muito importante porque a gente passa a ajudar as crianças que estão necessitando”, constata.
Desta forma, mais uma vez, o Hospital Geral César Cals solicita às mães que estão no período de aleitamento materno para ajudarem a fazer a diferença, contribuindo com a doação do leite materno, especialmente nesse período das férias escolares de julho. “Precisamos reforçar o nosso estoque e cada gota de leite é importante”, reforça Gilvânia Cambraia. Para doar, basta ligar para o banco de leite do HGCC. O atendimento é garantido e a doação ajudará a salvar a vida dos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
Enviar

Deixe seu comentário: