quarta-feira, 5 de julho de 2017

Porto Iracema das Artes traz Guilherme Bonfanti para bate-papo sobre iluminação cênica

"A luz no teatro da vertigem" será o tema do bate-papo, que terá medição de Francis Wilker de Carvalho

Grande referência para o teatro contemporâneo, o Teatro da Vertigem nunca se apresentou em Fortaleza e raramente seus artistas estiveram na capital cearense compartilhando suas experiências, mesmo com a efervescência da cena local em artes cênicas. Para dar oportunidade aos artistas e demais interessados da Cidade, o Laboratório de Teatro do Porto Iracema das Artes traz, na próxima sexta-feira, 7, o iluminador Guilherme Bonfanti para partilhar suas questões e sua produção artística sobre iluminação cênica. A conversa, com início às 19h, no auditório da escola, terá mediação do diretor Francis Wilker de Carvalho, do grupo Teatro do Concreto (Brasília) e professor do curso de teatro da Universidade Federal do Ceará.  

O bate-papo com Guilherme Bonfanti  é parte da programação proposta pela ação "Férias com Arte", do Instituto Dragão do Mar (IDM) e os equipamentos, que tem como tema "Pra aprender e curtir". Braço de formação do IDM, durante todo o mês de julho, o Porto Iracema das Artes promove cursos de férias, bate-papos e masterclasses gratuitos e abertos ao público. 

Teatro da Vertigem 

O Teatro da Vertigem é um dos principais grupos de teatro do país, referência na produção artística coletiva, processual e em espaços não convencionais. Com espetáculos antológicos e balizadores, o grupo estreia em 1992. Desde então, produz diversas obras que deslocam as certezas e os fazeres tradicionais. Com produção de conhecimento artístico-teórico, os procedimentos de criação do grupo revelam a necessidade de repensar toda a configuração dos elementos teatrais.
 
Entre tantos pontos que servem de referência para a produção teatral, o Teatro da Vertigem também se destaca na utilização dos recursos de iluminação, que dialogam diretamente com a dramaturgia cênica. Fruto da pesquisa sempre coletiva e processual, a concepção da luz dos espetáculos do grupo é encabeçada por Guilherme Bonfanti e desenvolvida durante toda a pesquisa e o processo criativo. Por relocalizar a cena para espaços não convencionais, Bonfanti e sua equipe repensam também os equipamentos para a produção de luz, fazendo um diálogo tecnológico com a artesania e a fabricação de dispositivos.

GUILHERME BONFANTI é um light designer paulista e atua, desde 1987, nesta função nas áreas de Artes Cênicas e Artes Plásticas, entre outras. Em teatro: designer de iluminação, diretor técnico e um dos fundadores do Teatro  da Vertigem. Desenvolveu trabalhos com Eduardo Tolentino, Gabriel Villela, Cibele Forjaz, para citar alguns exemplos. 

Criou e coordena o primeiro curso de iluminação regular de São Paulo na SP Escola de Teatro, com duração de dois anos, desde  2010. Recebeu os prêmios SHELL, APCAs (Associação Paulista dos Críticos de Arte),  MAMBEMBE, concedido pela Funarte, APETESP, entre outros.
 
FRANCIS WILKER DE CARVALHO é diretor teatral, performer, professor, pesquisador e curador. Doutorando em Artes pela ECA/USP, mesma instituição onde se titulou Mestre em Artes. Diretor artístico do Teatro do Concreto, grupo de Brasília.

SERVIÇO:
A luz no Teatro da Vertigem, conversa com Guilherme Bonfanti
Data: 07 de julho (sexta-feira)
Horário: 19 horas
Local:  Sala de Teatro Sidney Souto - Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito e aberto ao público 
Enviar

Deixe seu comentário: