sexta-feira, 7 de julho de 2017

PREFEITURA DE FORTALEZA REALIZA DESVIO PARA CONSTRUÇÃO DE TÚNEL NA VIA EXPRESSA

Para viabilizar o início das obras de construção do túnel da Avenida Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa), no trecho entre as Avenidas Padre Antônio Tomás e Santos Dumont, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) fará o bloqueio da via a partir da madrugada da próxima segunda-feira (10/07).

O desvio do trânsito será no sentido sul/norte (sertão/praia) da Via Expressa, no trecho compreendido entre a Av. Padre Antônio Tomás e a Rua Vilebaldo Aguiar. A opção para quem vem na Via Expressa (sentido Aeroporto/Papicu) é entrar à direita na Rua Tertuliano Potiguara, à esquerda na Av. Eng. Santana Júnior, à esquerda na Av. Alberto Sá, retornando para a Via Expressa.

O semáforo existente no cruzamento da Av. Eng. Santana Júnior com a Rua Tertuliano Potiguara será reconfigurado. O equipamento, que hoje possui apenas estágio para pedestre, passará a permitir o tráfego de veículos, no intuito de permitir a conversão de modo mais seguro.

Novos túneis
A Prefeitura de Fortaleza dará início, na próxima terça-feira (11/07), às obras para construção do túnel longitudinal na Avenida Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa), no trecho compreendido entre as avenidas Padre Antônio Tomás e Santos Dumont. As intervenções são necessárias para a implantação do corredor Parangaba/Papicu, além de viabilizarem a passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), com a conclusão da linha que interligará os bairros Mucuripe e Parangaba.

O primeiro equipamento construído na avenida será o túnel Longitudinal, que terá 370m de comprimento, sendo 74m coberto. O segundo túnel, que terá obras iniciadas em agosto, será construído na Avenida Alberto Sá sob a Avenida Almirante Henrique Sabóia. Com cerca de 460m de comprimento e cobertura de 80m, o novo túnel trará mais agilidade para a região, com a eliminação de quatro semáforos existentes no local, facilitando o acesso expresso do transporte coletivo e evitando colisões, comuns naquele cruzamento.

Orçados em R$ 67 milhões, os dois túneis possuirão quatro faixas de tráfego - sendo duas por sentindo - projeto paisagístico, nova pavimentação asfáltica, postes de iluminação com luz branca e pintura especial com verniz antipichação.

Transporte coletivo
Devido aos desvios implantados, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) altera o itinerário de quatro linhas de ônibus no sentido Sul/Norte da Av. Almirante Henrique Saboia: 028 - Antônio Bezerra/Papicu, 031 - Av. Borges de Melo I, 069 - Lagoa/Papicu/Via Expressa e 098 - Expresso/Antônio Bezerra/Papicu. 

As linhas 028 - Antônio Bezerra/Papicu, 031 - Av. Borges de Melo I e 098 - Expresso/Antônio Bezerra/Papicu saem da Av. Pe. Antônio Tomás em direção à Av. Engenheiro Santana Jr, retornando para o terminal Papicu na altura da Av. Antônio Sales e realizam a conversão na Rua Dr. Gilberto Studart, Rua Júlio Azevedo, Av. Santos Dumont, Av. dos Jangadeiros, chegando ao terminal. Já a linha 069 - Lagoa/Papicu/Via Expressa segue o desvio, convergindo na Rua Gal. Tertuliano Potiguara, Av. Eng. Santana Jr, Rua Dr. Gilberto Studart, Rua Júlio Azevedo, Av. Santos Dumont, Av. dos Jangadeiros, chegando ao terminal.

Obras concluídas
A Prefeitura de Fortaleza já realizou diversas obras integrantes do Corredor Expresso Parangaba/Papicu, como os túneis das avenidas Santos Dumont e Padre Antônio Tomás, o viaduto da Av. Raul Barbosa, o alargamento da Av. Alberto Craveiro, além da rotatória e túnel da Av. Dep. Paulino Rocha, no Castelão. Estima-se que, com a conclusão das obras dos dois túneis, o corredor alcançará cerca de 70% de execução do projeto.

Confira Maquete Eletrônica: https://youtu.be/mT69OnHzb30
Enviar

Deixe seu comentário: