Pular para o conteúdo principal

Fiocruz: internações por gripe e vírus sincicial aumentam no país Casos de covid-19 têm tendência de queda

  Boletim InfoGripe, divulgado nesta semana pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), chama atenção para alta das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causadas principalmente pelo vírus sincicial respiratório (VSR) e a influenza A, o vírus da gripe. O boletim aponta ainda para queda dos casos de covid-19, com alguns estados em estabilidade. Nas últimas quatro semanas, do total de casos de síndromes respiratórias, 54,9% foram por vírus sincicial e 20,8% por influenza A. Entre as mortes, os dois vírus são os mais presentes. Conforme o boletim, as mortes associadas ao vírus da gripe estão se aproximando das mortes em função da Covid-19, "por conta da diferença do quadro de diminuição da Covid-19 e aumento de casos de influenza". Desde o início de 2024, foram registrados 2.322 óbitos por síndrome respiratória grave no país.  O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, alerta para a importância da vacinação contra a gripe, em andamento no país, como forma de evitar

Projeto HEDONÊS chega a Fortaleza com um convite à intimidade e à dança para mulheres a partir dos 50 anos




Em circulação pelo nordeste brasileiro, o projeto artístico HEDONÊS chega a Fortaleza através do Prêmio Klauss Vianna 2015, da FUNARTE-MINC. O projeto das artistas Leticia Nabuco(RJ/MG) e Tatiana Devos Gentil(RJ) explora o universo do erotismo feminino na maturidade e promove duas ações: a exibição de uma vídeo-performance e uma oficina, questionando o espaço de prazer desejado pela mulher com mais de 50 anos. As atividades acontecerão entre os dias 09, 10 e 11 de agosto no Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza. O projeto já passou por Salvador/BA, Itacaré/BA e João Pessoa/PB.

A oficina trabalha com momentos de prática corporal, leitura de textos, exibição de vídeos e troca de experiências pessoais. Ao longo dos encontros,serão abordadas as possibilidades de transformar-se a partir de um ato de criação; a descoberta e invenção de éticas e estéticas alternativas às trazidas pela mídia massificada; a criação de um ambiente de autonomia, respeito, escuta e prazer.A oficina é gratuita e para mulheres a partir de 50 anos. As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail hedonesoficina@gmail.com.

A vídeo-performance é composta por 09 vídeos exibidos simultaneamente em um mesmo espaço. Com duração de 18 minutos, o trabalho é concebido para ser experienciado por um pequeno público de 8 espectadores por sessão, o que reforça a sensação de intimidade, cumplicidade e troca. Sessões gratuitas na galeria do CCBNB, com classificação indicativa: 14 anos.

SINOPSE:
Hedonês é um convite à intimidade, uma dança, um ensaio sobre o erotismo. Qual é atualmente o espaço de prazer desejado pela mulher? O que lhes é permitido pela sociedade?Em Hedonêso erotismo é entendido e abordado de maneira ampla, que envolve também a sexualidade, mas não se resume a ela, trazendo relações com outros prazeres, com o crescimento, com a potência e com a vida. Tem como inspiração a deusa grega Hedonê (Volúpia, na mitologia romana), alegoria do prazer, fruto da união do deus Eros (Cupido, na mitologia romana, símbolo do amor) com a mortal Psiquê (que simboliza a alma).

A primeira ação do projeto foi a criaçãoda vídeo-performance com as mulheres participantes de uma oficina realizada em 2014 financiada com recursos da Funalfa/Prefeitura de Juiz de Fora, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Murilo Mendes. A estreia do trabalho aconteceu no Diversão e Arte Espaço Cultural (Juiz de Fora/MG) em agosto de 2015. No mesmo ano, o projeto ganhou o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna para realização de uma circulação do trabalho em 2016 e 2017.

Tomando como base estudos que apontam a neofilia (obsessão patológica pelo que é novo, pela novidade) como uma das grandes questões que a sociedade contemporânea enfrenta, assim como o papel de objeto que a mídia vem cada vez mais ao longo dos anos reservando à figura feminina, a vídeo-performance levanta reflexões acercado tema na atualidade.
  
SOBRE AS ARTISTAS:
Leticia Nabuco - Trabalha como artista, pesquisadora e docente nas áreas da dança e performance, com incursões em teatro e vídeo. Se interessa especificamente pelo cruzamento de linguagens, questões políticas/corporais envolvidas nas relações dos diversos contextos onde atua ejogos de parceria e dependência com o público. É licenciada em dança pela Faculdade Angel Vianna (RJ) e pós-graduada em Sistema Laban/Bartenieff pela mesma instituição. Cursa atualmente a formação do Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies, LIMS®(NY/EUA). Nasceu no Rio de Janeiro, mora e trabalha em Juiz de Fora/MG desde 2006, quando fundou na cidade o Diversão & Arte Espaço Cultural, espaço que investe na formação e transformações do cenário artístico local. Atualmente dirige com Juliana França o festival experimental de dança CAUSA .

Tatiana Devos Gentile - Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Artista visual, é licenciada em dança pela Faculdade Angel Viana (RJ), cursou cinema na Paris VIII (Paris, França) e Ciências Sociais no IFCS/UFRJ. Sua prática artística se caracteriza pelo trânsito entre essas linguagens. Foi residente da 5ª edição da Bolsa Pampulha em Belo Horizonte e do 47º Salão de Artes de PE. Participou da exposições coletivas: Bolsa Pampulha no MAP/BH com o trabalho “da memória dos outros”, 47º Salão de Artes no MAMAM, Recife com o trabalho Mire veja: Desenvolve a intervenção “Mire Veja: você dança pra mim?”, realizando-a em Recife, Olinda, São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Fortaleza, Itacaré, dentre outros.

A parceria entre as artistas existe desde 2004 e gerou os videodanças Flipbook e FF>> (produzido com recursos do Rumos Itaú cultural Dança 2006/2007), exibidos em diversos festivais no Brasil e em mais de 20 países.


FICHA TÉCNICA DO PROJETO
Direção: Leticia Nabuco
Concepção cênica: Leticia Nabuco e Tatiana Devos Gentile
Intérpretes: Angela Nabuco, Bia Berredo, Dasi Prem, Jacqueline Lopes, Maria das Dores de Souza, Marieta Bernardino,Marisa Maria Nunes, Nratyo Prem e Raquel Novelino
Vídeos
Gravação e concepção: Leticia Nabuco e Raíssa Ralola
Edição: Leticia Nabuco e Tatiana Devos Gentile
Finalização de imagem e som: Bruno dos Santos
Coordenação oficina: Leticia Nabuco e Tatiana Devos Gentile
Fotos: Bruno dos Santos, Leticia Nabuco
Realização: Diversão & Arte Espaço Cultural
Duração: 18 minutos
Classificação indicativa: 14 anos

Apoio: Centro Cultural Banco do Nordeste
Produção Local: Pavilhão da Magnólia
Este projeto foi contemplado pelo Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna 2015 

Mais informações:
Sobre as artistas:

SERVIÇO:
Oficina Hedonês
Dias 09, 10 e 11 de agosto de 2017, de 14h às 18h
CCBNB Fortaleza
(Rua: Conde d'Eu, 560 - Centro – Fortaleza)
Publico alvo: mulheres a partir de 50 anos
Inscrições: hedonesoficina@gmail.com
Entrada franca

Vídeo-performance Hedonês
(sessões para 08 espectadores)
11 de agosto de 2017
Manhã:10h, 10:30, 11h, 11:30
Tarde:14:30, 15h, 15:30, 16h, 16:30, 17h
Às 18h haverá um bate papo com as artistas em torno da temática do projeto.
CCBNB Fortaleza – Galeria Lateral
Classificação indicativa: 14 anos
Entrada franca 

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.