quinta-feira, 6 de julho de 2017

TJA recebe exposição "Iracema: A Lenda do Ceará", do grupo Iluminuras, até dia 15/7




O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), está com a exposição "Iracema: A Lenda do Ceará", do  grupo Iluminuras, em cartaz até o dia 15/7. Ocupando o espaço da Galeria Ramos Cotoco, no Anexo do TJA, a exposição é composta por 21 quadros bordados, inspirados na obra de José de Alencar. As visitações acontecem com entrada franca, de terça a sexta de 9h às 18h e de sábado a domingo de 14h às 18h.

O grupo Iluminuras busca por meio da criação de imagens bordadas, realizar uma leitura interpretativa de obras literárias. Assim, pincel, tinta e pergaminho são substituídos por agulha, linha e tecido na revelação pictórica de um ato de ler cujo hábito e qualidade se tem em mente desenvolver e renovar.

A abertura da exposição que já esteve em outros espaços culturais de Fortaleza ocorreu durante a programação especial de aniversário do Theatro José de Alencar, no dia 17 de junho. Na ocasião, a professora Neuma Cavalcante, coordenadora do curso de extensão da Universidade Federal do Ceará de incentivo à leitura, que deu origem ao grupo Iluminuras, fez a abertura junto à professora Maria Ednilza Oliveira Moreira, do Departamento de Letras Vernáculas da UFC.

"A iniciativa como culminância do curso de incentivo à leitura é por demais memorável, tanto pelos 150 anos da obra de José de Alencar, como pela data de hoje, em que o Theatro José de Alencar comemora 107 anos", destacou a professora Ednilza.

"Esse trabalho é a prova de que a obra de José de Alencar está viva. Os quadros são revelação concreta de uma leitura apurada da obra. Podemos retomar a história de Iracema através dos quadros", completou a professora.
Enviar

Deixe seu comentário: