sábado, 15 de julho de 2017

Unimed Ceará e Prefeitura de Fortaleza lançam o projeto Bike Vida

Projeto pioneiro na América Latina disponibilizará socorristas em bicicletas, que atenderão na Avenida Beira Mar, contemplando os bairros Meireles e Praia de Iracema
 
Unimed Ceará, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Regional II e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançam neste sábado, 15 de julho, às 10 horas, no calçadão da Avenida Beira Mar, em frente ao Náutico, o projeto Bike Vida, que tem como objetivo agilizar o atendimento de primeiros socorros. A ideia é tornar mais eficiente o atendimento de baixa complexidade e ampliar as chances de sobrevivência de pessoas em estado grave, por meio de socorristas treinados, utilizando bicicletas equipadas com kits para atendimento de urgência e emergência.

“Sempre empenhada em proporcionar saúde para a sociedade, a Unimed Ceará é parceira do Bike Vida, um projeto pioneiro e inovador, que salvará muitas vidas. A iniciativa já é comum em países como Inglaterra e Estados Unidos”, afirma o presidente da Unimed Ceará, Dr. Darival Bringel de Olinda. O projeto é pioneiro na América Latina, em faixa litorânea.

Essa ação, promovida pela Unimed Ceará, faz parte da iniciativa Jeito de Cuidar Unimed, que visa aumentar a qualidade e a eficiência do atendimento, elevando o nível de percepção da essência da marca: vocação para cuidar das pessoas.
 
Funcionamento
O Bike Vida será implantado inicialmente na Avenida Beira-Mar de Fortaleza, contemplando os bairros Meireles Praia de Iracema, e funcionará diariamente das 5h às 21h. Três socorristas sobre rodas farão atendimentos de urgência e emergência em um trecho de 4,5 km, que vai do Estoril até o Mercado dos Peixes. O projeto contará com uma estação de apoio no calçadão da Avenida Beira Mar, localizada em frente ao Náutico e ao lado da Casa do Turista. 

“É um grande ganho para a sociedade, que vai além da otimização do atendimento de urgência e emergência. É uma forma de estimular a prática esportiva e até de salvar vidas. A orla da Praia de Iracema e Meireles já é propicia a receber este projeto, por meio da implantação das ciclovias e ciclofaixas, o que permitirá maior agilidade e eficiência no deslocamento dos socorristas”, afirma o titular da Secretaria Regional II,Ferruccio Feitosa.

A solicitação de atendimento poderá ser realizada ao Samu, por meio do telefone 192, que será repassada para a estação de apoio do Bike Vida e em seguida para os socorristas. “O objetivo é que o serviço preste socorro com maior rapidez e chegue até as pessoas em no máximo 3 minutos”, explica Dr. Darival.
 
Benefícios
Entre os benefícios do Bike Vida estão a eficiência no atendimento de solicitações de urgência e emergência e no cuidado com a sociedade, agilidade e mobilidade urbana, utilizando a rede de ciclovias e ciclofaixas implantadas na cidade; contribuição com o meio ambiente, pois não consome combustível; baixo custo de aquisição e manutenção, comparado com as ambulâncias; eficiência na utilização do orçamento público e redução dos custos de operacionalização do Samu.
 
Kit de primeiros socorros
Cada socorrista terá como suporte uma bicicleta, capacete, luvas, lanterna, sirene, apito, colete luminoso, uniforme, cotoveleira, joelheira e um kit de primeiros socorros com oxigênio portátil, kit de colar cervical em diversos tamanhos, desfibrilador externo automático, talas de imobilização, ressuscitador manual adulto/infantil com reservatório, estetoscópio, esfigmomanômetro, oxímetro portátil, máscaras de proteção respiratória, ataduras, compressas, gazes, álcool, esparadrapo, entre outros.

Serviço:
Lançamento do Bike Vida
Data: 15 de julho (sábado)
Horário: 10 horas
Local: Calçadão da Avenida Beira Mar, em frente ao Náutico
 
Sobre a Unimed Ceará (www.unimedceara.com.br)
A Unimed Ceará é uma das mais respeitadas empresas do setor de saúde do estado, atuando como operadora de planos de saúde privada em todas as regiões da unidade federativa, sendo, ainda, uma das Melhores Empresas Para Trabalhar na América Latina (GPTW - América Latina 2015), uma das Melhores Empresas Para Trabalhar no Ceará (GPTW - Ceará 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016), uma das Melhores Empresas Para Trabalhar no segmento Saúde do País (GPTW – Saúde 2013, 2014 e 2015) e uma das Melhoras Empresas Para Trabalhar no Brasil (GPTW - Brasil 2014 e 2016). Fundada em 1985 sob um modelo empresarial cooperativista, a Unimed Ceará, cuja sede está instalada em Fortaleza, configura-se como Federação das Unimeds do Estado do Ceará ao reunir nove filiadas em seu sistema: Unimed Abolição, Unimed Aracati, Unimed Cariri, Unimed Centro-Sul do Ceará, Unimed Crateús, Unimed Nordeste do Ceará, Unimed Sertão Central, Unimed Sobral e Unimed Vale do Jaguaribe, compondo uma rede integrada que facilita o acesso de clientes em clínicas, hospitais e consultórios médicos em suas próprias cidades. Integrante do Sistema Nacional Unimed, a maior rede de assistência médica do Brasil, a Unimed Ceará conta com cerca de 1.100 médicos cooperados às suas filiadas e vários serviços próprios e de terceiros, tais como hospitais, pronto-atendimentos, clínicas e laboratórios nas Unimeds singulares, para melhor servir seus mais de 122 mil clientes. Sua missão é promover o Cooperativismo Médico por meio do fortalecimento das Unimeds filiadas e prestar serviços como Operadora de Plano de Saúde, com práticas sustentáveis e atendimento humanizado, garantindo a satisfação de seus clientes.
 
Enviar

Deixe seu comentário: