sábado, 26 de agosto de 2017

Caminhada da Amamentação será neste domingo, 27 de agosto


alt
No mês do aleitamento materno, a Secretaria da Saúde do Ceará, Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e Comitê Estadual de Bancos de Leite Humano programaram para este domingo, 27 de agosto, a Caminhada da Amamentação na Avenida Beira Mar, no Aterro da Praia de Iracema, em frente ao espigão da Avenida Rui Barbosa. A concentração será às 15 horas.

A mobilização faz parte do calendário de atividades do Agosto Dourado, ação que incentiva a sociedade a apoiar o aleitamento materno, e já realizou este ano o Seminário Estadual de Aleitamento Materno, na abertura da Semana Mundial da Amamentação (SMAM 2017), no último dia 1°, e mamaço na Praça Luíza Távora, no dia 5.

O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê e amamentação até os dois anos de idade ou mais. O leite materno é um forte aliado na luta contra a mortalidade infantil porque possui todos os nutrientes necessários para que a criança cresça com saúde e protegida contra problemas bastante comuns nos primeiros anos de vida, como diarreia, alergias, doenças respiratórias e infecções, por exemplo.

Para o bebê, além de ser de fácil digestão, o leite humano provoca menos cólicas e a sucção colabora para o desenvolvimento da arcada dentária, da fala e da respiração. Além disso, o leite materno funciona como uma vacina natural – que não substitui o calendário básico de vacinação –, protegendo a criança contra doenças como anemia, alergias, infecções, obesidade e intolerância ao glúten.

O leite materno está sempre pronto, na temperatura certa e custa nada. O aleitamento estimula o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê e é fundamental para a saúde de ambos. No caso materno, a amamentação contribui para a recuperação do útero, diminuindo o risco de hemorragia e anemia após o parto. O aleitamento materno também ajuda a reduzir o peso e a minimizar o risco de desenvolver, no futuro, câncer de mama e de ovário, doenças cardiovasculares e diabetes. É o alimento natural mais completo para a criança. E quanto mais tempo o bebê mamar, melhor não só para ele e como também para a mãe.

Solidariedade

Em 2017, a solidariedade de mães cearenses materializou-se em cerca de 1.655 litros de leite materno obtidos por meio do cadastro de 1.490 mães doadoras. Além de amamentar os filhos, elas dividiram o próprio leite materno com bebês que estão internados em quatro hospitais da rede pública do Governo do Ceará. Entre janeiro e junho deste ano, o volume de leite materno doado no Banco de Leite Humano do Hospital Regional Norte, em Sobral, foi de 146,9 litros, realizado por 138 mães. No Hospital Geral de Fortaleza, no mesmo período, 573 mulheres doaram 385 litros de leite humano. O mesmo cuidado tiveram as 551 mães que buscaram o Hospital Infantil Albert Sabin e, nos seis primeiros meses deste ano, doaram 420 litros de leite.

Já de janeiro a julho desse ano, 228 mães do Hospital Geral Dr. César Cals ajudaram a salvar a vida de 1.457 bebês que estiveram internados na UTI Neonatal. Ao todo, foram mais de 703 litros de leite materno. Para conseguir tudo isso, foram feitas 502 visitas domiciliares e 2.060 atendimentos às mães. E foram quase 442 litros de leite ordenhado no hospital, exclusivo para os bebês internados, levados pelas próprias mães, que participam dos cuidados aos recém-nascidos. O Banco de Leite Humano do HGCC funciona 24 horas.

alt

Doações

Para doar leite materno, basta estar amamentando e apresentar excesso de leite; estar saudável; não fumar; não usar álcool ou drogas; não usar medicamentos que impeçam a doação; apresentar cartão do pré-natal e documento oficial com foto. No ano passado, 3.940 litros de leite materno foram obtidos por meio do cadastro de 4.256 mães doadoras. Os bancos de leite da rede pública do Governo do Ceará receberam as doadoras, coletaram o alimento e pasteurizaram o leite que ajudou a alimentar os bebês que estão internados nas unidades de saúde. O total recebido equivale a 328 litros por mês.


Serviço

Caminhada da Amamentação 
Data: 27 de agosto de 2017
Horário: A concentração será às 15 horas.
Local: Avenida Beira Mar, no Aterro da Praia de Iracema, em frente ao espigão da Avenida Rui Barbosa, Fortaleza- Ce

Enviar

Deixe seu comentário: