sábado, 12 de agosto de 2017

CCBNB promove Percursos Urbanos sobre literatura e luta antimanicomial

O que a literatura pode revelar sobre a loucura? Para refletir sobre a questão, o Centro Cultural Banco do Nordeste promove mais uma edição do programa Percursos Urbanos, neste sábado, 12 de agosto. O ônibus partirá do CCBNB-Fortaleza às 15h, em direção a locais da cidade que são referência no assunto. Os interessados devem solicitar inscrição no link tinyurl.com/percursosurbanos ou comparecer na recepção do equipamento cultural, a partir das 10h, no dia do evento.  A participação é gratuita e as vagas são limitadas.
Na oportunidade, os participantes serão orientados pela mediadora Daniele Bezerra, mestra em Literatura Brasileira. Ela fará uso de trechos de obras literárias escritas por autores como Lima Barreto e Stela do Patrocínio, bem como de imagens de Van Gogh e de Arthur Bispo do Rosário. O objetivo é estabelecer uma relação entre a literatura e a luta antimanicomial.
Segundo a professora, a literatura como instrumento de transformação permite levar o leitor à reflexão, além de assumir formas de crítica e denúncia social. “Debater sobre a luta antimanicomial é assegurar a efetivação dos direitos humanos aos que são usuários dos serviços de saúde mental, além de dar voz aos fragilizados por essas alterações”, complementa.
Luta Antimanicomial
O movimento existe há 30 anos e defende que pessoas com transtorno mental têm direito à vida independente e inclusão na comunidade. As mobilizações reivindicam o fechamento dos manicômios, a implantação de um sistema de saúde mental na rede pública e a defesa da Reforma Psiquiátrica Brasileira, que é  referência internacional.
Percursos Urbanos
Por meio de roteiros em ônibus e propostas de ações criativas, o programa Percursos Urbanos tem como objetivo apresentar a diversidade cultural da cidade. Em cada edição, é mediado por pessoas de saberes acadêmicos e populares, que estimulam o aprendizado e compartilham experiências com os passageiros do coletivo.
Serviço:
Percursos Urbanos
Sábado, 12 de agosto, às 15h
Centro Cultural do Banco do Nordeste (rua Conde d’Eu, 560 – Centro)
Informações: (85) 3209-3500
Entrada gratuita
Enviar

Deixe seu comentário: