quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Ceará Global discute internacionalização da economia do Estado, no dia 10 de agosto


No dia 10 de agosto, ocorre o Ceará Global, evento sobre a internacionalização da economia do Ceará. Na pauta, a expansão das exportações e a atração de investimento externo direto. O evento é uma iniciativa conjunta da Câmara Temática Estadual de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Câmara Brasil Portugal no Ceará e Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Conta também com o apoio do SEBRAE, Junta Comercial do Ceará, Federação das Câmaras de Comércio Exterior e do Grupo de Comunicação O Povo.  O Ceará Global acontecerá no Auditório Luiz Esteves, na FIEC.

Durante o evento, será apresentado um panorama do investimento estrangeiro no Estado, com base nas partições societárias detidas por pessoas físicas e jurídicas estrangeiras em empresas cearenses. Os dados foram disponibilizados pela Junta Comercial do Estado do Ceará e organizados pela Câmara Brasil Portugal no Ceará. Segundo dados de 2013, fornecidos pela Câmara Brasil Portugal, existem mais de 4 mil empresas no estado do Ceará com sócios estrangeiros, concentradas sobretudo em setores ligados ao turismo e imobiliário.

De acordo com o presidente da Câmara Temática Estadual de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Rômulo Alexandre Soares, o Ceará Global é uma agenda permanente e multilateral cujo objetivo é mostrar que nos últimos anos o Estado do Ceará passa por profunda transformação, mediante a consolidação e inserção de novos setores exportadores e expressivos ingressos de capitais estrangeiros na sua economia. Ele cita como exemplo os setores de energia, alimentos, agronegócio, siderurgia, bebidas, hotelaria e construção civil. 

Ainda como parte do encontro, a FIEC apresentará a agenda Internacional da Indústria para 2017, indicando as prioridades de atuação para a promoção da inserção internacional das empresas cearenses, com base em projeto capitaneado pela CNI. A agenda é composta por atividades em duas grandes linhas de atuação, a influência sobre políticas comerciais e serviços de apoio à internacionalização de empresas. 

Serviço:

CEARA GLOBAL

Horário: 9h às 12h

Local: FIEC - Auditório Luiz Esteves

Realização: SFIEC/CIN, CBPCE e CTCOMEX

Apoio: SEBRAE, APEX, BID, JUCEC, SDE/ADECE, OPOVO e FCCE

Público Alvo: empresários, executivos e servidores de empresas e instituições engajadas em
comercio exterior e investimento estrangeiro



Programação:

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura 
9h30 – O Investimento Estrangeiro no Ceará (Rômulo Alexandre Soares, Câmara Temática

Estadual de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro)

10h - Agenda Internacional da Indústria (Karina Frota, Federação das Indústrias do

Estado do Ceará)

10h30 - Perguntas e respostas

10h45 - Plataforma Connect Americas (Raphael Andrade, Banco Interamericano de

Desenvolvimento)

11h15 - Atuação da APEX: Investimentos Estrangeiros (Sérgio Ferreira, Apex)

11h45 - Perguntas e respostas

12h00 – Encerramento
Enviar

Deixe seu comentário: