terça-feira, 8 de agosto de 2017

Cineteatro São Luiz comemora 50 anos de Terra em Transe, de Glauber Rocha, com exibição da obra e bate-papo com Paloma Rocha, filha de Glauber



A obra-prima, roteirizada e dirigida por Glauber Rocha, aclamada internacionalmente, marcou história e enfrentou, na época (1967), a censura estabelecida no país. “Terra em Transe” revê a história do Brasil sob forma de metáfora e será exibida no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, em cópia restaurada em alta definição (DCP). Após a exibição, será realizado um bate papo com os Cineastas Régis Frota, Francis Vale e Paloma Rocha - que exibirá, na sequência, o filme “Depois do Transe” de sua autoria e de Joel Pizzini. O evento, que tem entrada gratuita e ocorre dia 14 de agosto, às 15h30, faz parte da programação do VII Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira (JUBRA).

Terra em Transe

Um dos filmes fundamentais da história do Cinema mundial comemora 50 anos de existência em 2017. A comemoração ocorre em diversas regiões do país, sendo realizada em Fortaleza, no Cineteatro São Luiz. Em cena: militantes, militares, intelectuais, políticos e empresários. Todos envolvidos numa disputa de poder. Terra em Transe cria a fictícia Eldorado, fala de uma conjuntura pré-revolucionária e reações golpistas de movimentos de direita. Referindo-se metaforicamente aos países latino-americanos e os períodos de ditaduras militares.

Com um elenco de grandes atores, como Jardel Filho, Paulo Autran, Glauce Rocha, Paulo Gracindo, José Lewgoy, Darlene Gloria, Hugo Carvana e Mario Lago, entre outros, “Terra em Transe” ganhou os prêmios Luis Buñuel e Fipresci no Festival de Cannes de 1967; no Festival de Havana de 1967, recebeu o Prêmio da Crítica e o de Melhor Filme; no Festival de Locarno de 1967, Glauber Rocha recebeu o prêmio Grand Prix; no Festival de Cinema de Juiz de Fora, venceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (José Lewgoy), Melhor Atriz (Glauce Rocha) e Menção Honrosa (Luiz Carlos Barreto); foi contemplado no Prêmio Governo do Estado de São Paulo, onde recebeu os prêmios de Melhor Atriz (Glauce Rocha), Melhor Argumento (Glauber Rocha), Melhor Fotografia (Dib Lutfi) e Melhor Montagem (Eduardo Escorel). Em 2015,  o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Jubra

O VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira (JUBRA) é um evento acadêmico, interinstitucional e interdisciplinar voltado à discussão de pesquisas, programas e projetos sociais referentes à juventude. Além de pesquisadores e estudantes de psicologia, educação, ciências sociais, ciências da saúde e saberes afins, reúne profissionais dos campos da saúde, assistência social e educação; profissionais de ONG’s, de fundações, de governo nos níveis municipal, estadual e federal e de associações da sociedade civil, lideranças jovens que estão à frente de grupos e redes, entre outros.

SERVIÇO:
Evento: Mostra Audiovisual: Celebração dos 50 anos de “Terra em Transe”, de Glauber Rocha
Data: 14/08 (segunda-feira)
Programação detalhada:
15h30 - Terra em Transe
17h45 - Conversa com a cineasta Paloma Rocha, filha de Glauber Rocha
19h - Depois do Transe
Entrada: Gratuita
Enviar

Deixe seu comentário: