quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Começa hoje 15ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental


Edição deste ano contará com peças do Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro e serão exibidas no Cineteatro São Luiz e no Teatro Riomar Fortaleza. Ao longo dos anos, o evento já arrecadou mais de 141,8 toneladas de alimentos, doadas a 82 entidades beneficentes  

Este mês, Fortaleza recebe a 15ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental. O evento será realizado entre os dias 23 a 27 de agosto e acontecerá em dois espaços: Cineteatro São Luiz (23 e 24/08) e no Teatro Riomar Fortaleza (25 a 27/08).

Esta edição traz como tema central: “Arte ultrapassando limites” e contará com seis espetáculos teatrais, com encenações que vão do drama à comédia e também são acessíveis ao público infantil. As apresentações são abertas ao público, mas a organização sugere que as pessoas troquem seus ingressos por dois ou mais quilos de alimentos não-perecíveis. Essa “troca de ingressos” já estão ocorrendo em quiosques montados nos shoppings Riomar Fortaleza, Riomar Kennedy, Aldeota, Benfica, e nas sedes do Grupo Espírita Paulo e Estevão (GEPE) - sedes Piedade e Água Fria. Os alimentos arrecadados serão destinados a entidades beneficentes.

Espetáculos
Em 2017, a Mostra, que é promovida pela Associação Estação da Luz, contará com os seguintes espetáculos: “A Bagagem (CE)”, “Os Cavaleiros (CE)”, “De Repente Fim do Mundo (CE)”, “Bumm (MG)”, “Zeca e O Mundo (CE)” e “Cléo - A Ópetra (RJ)”, todos levando ao público mensagens de paz, amor e solidariedade. Vale ressaltar que o evento não possui fins lucrativos e que ao longo desses 15 anos já arrecadou mais de 141,8 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 82 entidades sociais.

Apoio
A Mostra não sairia do papel se não fossem as empresas que tanto apoiam a arte e enxergam na iniciativa uma oportunidade de promover uma cultura de paz e de ajuda mútua ao próximo. Estão juntos nesse projeto a Enel, Servis Segurança, Ultralimpo Soluções Ambientais, Corpvs Segurança, Hapvida, Café Santa Clara, Stand Show Grão da Vida, Pasto & Pizza, Shopping Aldeota, Shopping Benfica, Construtora Manhattan e Shopping Riomar Fortaleza, com o apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Entidades beneficiadas
Este ano, as entidades que receberão aos doações serão: Igreja Batista Central, Pequeno Cotolengo Dom Orione, Instituto Povo do Mar, Instituto Beatriz e Lauro Fiuza e Área Pastoral Nossa Senhora do Brasil.

Interior
Além de o evento acontecer na capital cearense, também deve percorrer o interior do estado, com espetáculos itinerantes. Serão 10 cidades, ainda a serem definidas, que contarão com apresentações abertas ao público.

Programação
23/08 - às 19h (Quarta-feira) - CINETEATRO SÃO LUIZ
A BAGAGEM / CE
Categoria: Drama
Sinopse: "Nossas vidas seguem muitos caminhos. Certezas, incertezas. Alegrias, conflitos. Quantas cenas alguém é capaz de viver? Quantas crises? A cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. A BAGAGEM busca discutir essa temática de forma poética e dialogar com as inseguranças da alma humana trazendo uma mensagem forte: Não basta a pessoa estar no mundo. Ela tem que se sentir...Viva!"

24/08 - às 19h (Quinta-feira) - CINETEATRO SÃO LUIZ
OS CAVALEIROS / CE
Categoria: Cultura Popular
Sinopse: O espetáculo se passa na cidade de Ciranda, povoado fictício em que a visão sagrada e profana envolvem a vida de uma comunidade de vaqueiros. O folguedo do bumba-meu-boi e os sete pecados capitais são usados como arquétipos da essência humana, os brinquedos cantados e a religiosidade se entrelaçam como fios nas mãos dos personagens, que apresentam texto rico em torno do grande universo que é a Cultura Popular.

25/08 - às 20h (Sexta-feira) - TEATRO RIOMAR FORTALEZA
DE REPENTE FIM DO MUNDO / CE
Categoria: Comédia
Sinopse: Numa cidade imaginária do sertão nordestino, o rádio anuncia o fim do mundo.
Na casa de dona Maria, seu filho, Valney, tenta escapar do prefeito, de quem engravidou a filha. Para evitar falatório, o político exige um casamento. Porém, antes que solucionem o problema, o mundo se acaba e no Juízo Final, Deus, Satanás e o arcanjoGabriel decidirão seus destinos.
26/08 - às 20h (Sábado) - TEATRO RIOMAR FORTALEZA
BUMM / MG
Categoria: Tragicomédia
Sinopse: Uma explosão, quatro mulheres confinadas em um lugar. Quatro sobreviventes de um atentado suicida? Quatro remanescentes de um mundo em extinção atômica? BUMM confronta a mistura de nossas pequenas certezas, crenças e convicções com um mundo que ainda insiste em levantar muros, mostrando o que nos faz essencialmente humanos.

27/08 - às 16h (Domingo) - TEATRO RIOMAR FORTALEZA
ZECA E O MUNDO / CE
Categoria: Infantil
Sinopse: Uma casa de quatro varas, passarinho cantando, sons de brincadeiras, voz de vó balançando na cadeira. Zeca é um menino que é a soma de muitos que andam por aí. Tem quem diga que ele é anjo, de tão menino que é. Nomeia tudo que os olhos alcançam: colher de pau, panela de barro, chapéu de palha. Tudo tem nome e vida na fantasia desse menino, que só pede para brincar de imaginar reinventando o mundo.

27/08 - às 20h (Domingo) - TEATRO RIOMAR FORTALEZA
CLÉO - A ÓPATRA / RJ
Categoria: Comédia
Sinopse: Uma comédia deliciosa que nos leva aos estúdios do programa REENCARNASHOW, um programa de rádio comandado por quatro espíritos completamente loucos! Neste programa conheceremos a história de três mulheres, entre elas uma que acredita ter sido a lendária rainha egípcia que dá nome ao espetáculo, e todas as trapalhadas que elas vivem e revivem em suas várias encarnações. Mas são justamente os erros e acertos dessas mulheres que, apesar de engraçados, servem pra nos fazer refletir sobre o quanto podemos parecer com elas e como temos desempenhado de fato nosso papel na vida. Ou nas vidas...

Associação Estação Luz
A Associação Estação da Luz é uma entidade civil sem fins lucrativos, sediada no Ceará e com 15 anos de atuação. Fundada no dia 12 de fevereiro de 2004 por um grupo de voluntários, assumiu o compromisso de implementar projetos com foco social nas áreas de Educação, Cultura e Esporte, todos voltados para a construção de uma cultura de paz e transformação cultural.

A Associação Estação Luz também é destaque na área cinematográfica, através da Luz Filmes, de onde já produziu, ao longo dos seus dez anos de história, diversas produções cinematográficas. Além de também encabeçar a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental. Este que já reuniu mais de 30 mil espectadores.

SERVIÇO:
15ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental
Data: 23 a 27 de agosto de 2017
Local: Cineteatro São Luiz e Teatro Riomar Fortaleza
Entrada: Sugere-se que sejam trocados alimentos pelos ingressos. Os pontos de troca são nos shoppings Riomar Fortaleza, Riomar Kennedy, Aldeota, Benfica, e nas sedes do Grupo Espírita Paulo e Estevão (GEPE) Piedade e Água Fria.
Telefone: (85) 3260-5140
Enviar

Deixe seu comentário: