sábado, 5 de agosto de 2017

Cursos gratuitos na área de Direito do Consumidor estão com inscrições abertas


A Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), iniciou o período de inscrições no ciclo de Educação a Distância da ENDC em 2017. Além de membros, servidores, funcionários e estagiários do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), podem se inscrever também profissionais de outras instituições que atuam na área de defesa do consumidor, como Procons municipais e do Poder Legislativo. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 29 de agosto no endereço eletrônicohttp://www.defesadoconsumidor.gov.br/portal/acesse-sua-conta.

A ENDC está com inscrições abertas para os seguintes Cursos: 1. Curso de Educação Financeira para Consumidores; 2. Curso de Educação Financeira para Consumidores; e 3. Curso de Formação de Tutores. O Curso 1 do Programa de Educação Financeira para Consumidores é o primeiro de uma série de três cursos, e dará ao cidadão noções básicas de como “sair do vermelho”; planejar seu orçamento; calcular receitas e despesas e classificá-las em fixas, variáveis e eventuais; calcular percentagens; explicar o que são juros; relacionar capital, juros e tempo; e ainda utilizar a calculadora do cidadão.

O Curso 2 do Programa de Educação Financeira para Consumidores dará ao cidadão noções básicas de como as emoções influenciam na nossa relação com o dinheiro, bem como a importância da vontade e disposição para criar novos hábitos e novas atitudes em relação aos gastos que fazemos. Cada um deles possui carga horária de 20 horas e duração de três semanas, o objetivo do referido Programa é ampliar o conhecimento dos consumidores relacionado a produtos e serviços financeiros, orçamento doméstico e planejamento financeiro, com foco em exemplos concretos e na compreensão sobre seus direitos.

O curso Formação de Tutores para atuação na ENDC Virtual foi desenvolvido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para o alcance dos objetivos institucionais no que tange ao aproveitamento satisfatório dos cursos com tutoria uma vez que estes são oferecidos em uma nova plataforma que exige a aplicação de outras bases teóricas na atuação dos tutores. Desse modo, é imperativo capacitar os futuros tutores que exige um novo perfil. Com carga horária de 60 horas e duração de seis semanas, o Curso Formação de Tutores para Atuação na ENDC Virtual tem o objetivo de capacitar os futuros tutores da ENDC Virtual para que possam colaborar com a instituição atuando conforme as expectativas.

Promovidos online, os cursos pretendem difundir a compreensão da proteção e da defesa do consumidor no Brasil e são voltados para os integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), com prioridade para os profissionais dos Procons. As inscrições estão sujeitas à validação (aceitação ou não) e, após a validação, o aluno receberá um e-mail com login e senha, caso a inscrição seja aceita, ou informando que esta foi recusada.

O aluno deve ler todos os módulos online, participar de no mínimo três fóruns de conteúdo (no período em que estiverem abertos) e fazer a avaliação final. O aluno que não concluiu todas as atividades não terá mais acesso a elas e será considerado, automaticamente, evadido. O aluno evadido ficará impedido durante um Ciclo de participar da educação a distância. Assim, em caso de impossibilidade de concluir o Curso, deve ser solicitada a desistência no campo “Solicitação de Desistência”.

Mais informações e inscrições:
Enviar

Deixe seu comentário: