segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Exposição reúne cartazes criados para espetáculos de teatro e dança de Fortaleza, no Theatro José de Alencar.

Para a exposição Arte em Cartaz, Tim Oliveira compilou peças publicitárias de mais de 30 campanhas criadas por ele, para espetáculos de dança e teatro de grupos e artistas cearenses.
Na próxima quinta-feira (17), o publicitário e artista visual Tim Oliveira abre a exposição Arte em Cartaz – Design e Fotografia nas Artes Cênicas, no Theatro José de Alencar. A visitação é gratuita e segue até o dia 15 de setembro. A mostra de artes gráficas integra a Chamada de Ocupação do TJA 2017, acontece graças à colaboração de amigos e admiradores do trabalho do artista, a partir de uma campanha online de financiamento coletivo.
Em 2015, Tim Oliveira iniciou o trabalho de criação de identidade visual e materiais gráficos especificamente para espetáculos de teatro e dança. Desde então, seu portfólio já soma mais de 30 campanhas criadas para grupos de teatro e de dança de Fortaleza, entre elas: “Oxum de mim!”, da Cia. Vatá; “Devorando Heróis”, do Coletivo Pícaros Incorrigíveis e “Miau!”, do Cangaias Coletivo Teatral.
Seja utilizando formatos diferenciados ou pelas composições que integram harmonicamente design gráfico e fotografia, o artista lança um olhar gráfico sobre as artes cênicas e cria cartazes que tornam-se extensões da arte encenada. Dessa forma, funcionam como mídias capazes de sintetizar e expandir o conceito exposto em cena, tornando-se assim partes do espetáculo. No dia a dia, estamos tão acostumados à sua presença que muitas vezes a arte contida nos cartazes de divulgação de eventos acaba passando despercebida. A exposição “Arte em Cartaz” convida todos a olhar de outra forma para esses materiais, que saem das ruas e flanelógrafos e ganham galerias”, completa Tim Oliveira.
    Além de homenagear grandes produções e artistas da nossa cidade, a exposição Arte em cartaz destaca a importância de peças publicitárias bem planejadas e trabalhadas, de forma a contribuir na expansão do consumo de arte e cultura em Fortaleza. “A ideia da exposição é apresentar os cartazes como objetos de Arte, criados a partir de uma necessidade de comunicação, mas que trazem sua essência, planejada e capaz de combinar infinitas referências visuais, sem se limitar ao suporte e às formas tradicionais”, explica Tim Oliveira.


Serviço
Exposição Arte em Cartaz – Design e Fotografia nas Artes Cênicas
Abertura: 17 de agosto, às 18h30
Visitação: de 17 de agosto a 15 de setembro de 2017
Terça à sexta, 9h às 18h
Sábados e domingos, 14h às 18h
Galeria Ramos Cotôco
Anexo Theatro José de Alencar
Rua Liberato Barroso, 525
Praça José de Alencar
Fortaleza/CE

Entrada Franca
Sobre Tim Oliveira:

Tim Oliveira é Artista Visual, Fotógrafo, Design e Publicitário, graduado em Comunicação Social no Centro Universitário Estácio do Ceará/FIC. Em paralelo, estudou Artes Visuais no IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará).
A partir da sua experiência em agências de publicidade locais, atuando como Diretor de Arte durante seis anos, hoje desenvolve projetos de Direção de Arte, Design Editorial e Gráfico, Fotografia e Audiovisual para as Artes Cênicas (teatro e dança), criando projetos de Comunicação Visual e campanhas publicitárias para diversos espetáculos.
Diretor de Arte Premiado pelo GP Propaganda Verdes Mares 2013 (Prata) e 2014 (Ouro) nas categorias Internet e TV Série, respectivamente, além do Festival da Propaganda 2014 (Ouro). Como fotógrafo, Tim Oliveira expôs sua série Afoita no Curta O Gênero 2017, dentro da mostra Contrastes.
Enviar

Deixe seu comentário: