terça-feira, 15 de agosto de 2017

Festival da Cultura Icoense - ICOZEIRO é finalista nacional do 30º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Considerado um dos maiores eventos de artes integradas com programação gratuita do interior do Ceará, o projeto Festival da Cultura Icoense, mais conhecido por Icozeiro, foi selecionado para representar o Ceará no 30º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade.

A informação foi divulgada de forma oficial na última sexta-feira (11), no site do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que promove anualmente a maior premiação na área de promoção e preservação do Patrimônio Cultural de todo o país.

De 296 projetos inscritos de todo o Brasil, 68 ações foram escolhidas entre as finalistas e "que refletem a riqueza dos bens culturais brasileiros". 

O Prêmio é dividido em quatro categorias que contemplam iniciativas de excelência em técnicas de preservação, proteção, salvaguarda, promoção e gestão dos bens culturais de 26 estados brasileiros.

Nesta edição, a premiação celebra seus 30 anos e também os 80 anos do Iphan, e irá selecionar oito trabalhos representativos de ações preservacionistas relativas ao Patrimônio Cultural.  

A escolha será realizada pela Comissão Nacional de Avaliação, nos dias 21 e 22 de agosto, na sede do Iphan, em Brasília, e os vencedores serão contemplados com R$ 30 mil como estímulo e forma de reconhecimento da ação em favor do Patrimônio Cultural.

ICOZEIRO NA LISTA - O Festival da Cultura Icoense concorre com outras 11 ações na Categoria IV, que diz respeito à "excelência em gestão compartilhada do Patrimônio Cultural" e "visa valorizar e promover iniciativas referenciais que demonstrem o compromisso e a responsabilidade compartilhada para com a preservação e/ou salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro".

Realizado desde o ano de 2011, entre os dias 18 e 30 de dezembro, o festival de artes integradas, onde diversas linguagens artísticas se encontram, recebeu um público total estimado de 75 mil pessoas estiveram presentes nas seis edições, realizadas no Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro (CACPAMM), localizado na antiga Casa de Câmara e Cadeia.

O evento gratuito conta com apresentações em sua maioria de artistas icoenses, mas também com espaço para programação de outros municípios, promovendo integração e intercâmbio cultural. 

O Festival ainda apresenta eventos paralelos, como o Concurso Literário Icoense (CLIC) Poeta José de Oliveira Neto e o Troféu Louro Verde, além de destinar comendas a pessoas com relevante trabalho social / cultural no município.

O Icozeiro tem como objetivo promover a integração e a valorização de todos os segmentos da cultura e da arte e estimular a criação e divulgação artístico/cultural em nosso município e dos municípios vizinhos e é uma das programações mais aguardadas pela população icoense no final do ano.
Enviar

Deixe seu comentário: