segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Fortaleza realiza 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde

A expectativa é reunir cerca de 400 pessoas, entre conselheiros, gestores públicos e usuários

A Prefeitura de Fortaleza promove, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, sob o tema “Vigilância em Saúde: direito, conquistas e defesa de um SUS público de qualidade”. O evento ocorre nos dias 29 e 30 de agosto (terça e quarta-feira), na Universidade do Parlamento Cearense, sempre de 8h às 18h.
A expectativa é reunir cerca de 400 pessoas, entre conselheiros, gestores públicos e usuários, com objetivo de debater e elencar propostas sobre a política nacional de Vigilância em Saúde; o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS); e a promoção da saúde do povo brasileiro.

            Para a discussão do tema principal, a Conferência terá como base os eixos temáticos: Lugar de Vigilância em Saúde no SUS; Responsabilidade de Estado e dos Governos com a Vigilância em Saúde; Saberes, práticas, processos de trabalho e tecnologias na Vigilância em Saúde; Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em Saúde.
A programação contemplará homenagens, trabalhos em grupo, validação e aprovação de propostas, além da eleição de delegados para a etapa macroregional. Na oportunidade, o coordenador da Vigilância em Saúde da SMS, Nélio Morais, vai proferir a palestra magna abordando a temática central da Conferência, na qual ressalta aspectos políticos e sociais voltados para saúde pública de qualidade. De acordo com Nélio Morais, este encontro é um espaço de extrema importância para analisar e sugerir diretrizes para a elaboração da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento de ações de Promoção e Proteção à saúde.
A 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde configura-se como uma esfera democrática, que reunirá diversas frentes representativas para discutir e propor estratégias e políticas preventivas e de promoção à saúde. Entre os objetivos, está a aprovação de um modelo de atenção à saúde voltado para a redução do risco da doença e de outros agravos, em que a promoção, proteção e prevenção sejam efetivamente retratadas com a mesma importância que a recuperação e a assistência.
Serviço
1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde
Data: 29 e 30 de agosto
Hora: 8h às 18h
Local: Universidade do Parlamento Cearense (Av. Pontes Vieira, 2391 – Dionísio Torres)
Enviar

Deixe seu comentário: