quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Inovação - Jovens do Instituto JCPM lançam tecnologias desenvolvidas por eles no 1° Encontro de Juventude

Apresentação de um aplicativo de celular para ajudar a população no combate à violência contra a mulher e de uma bengala com sensor para auxiliar deficientes visuais será feita durante o Encontro nesta sexta-feira

O 1° Encontro IJCPM de Juventude, que ocorre nesta sexta-feira, 1º de setembro, no RioMar Fortaleza, será marcado pelo lançamento do aplicativo de celular ‘Mulheres Não Se Calem’, desenvolvido pelos jovens do IJCPM, com intuito de ajudar a população no combate à violência contra a mulher em Fortaleza. Outro destaque será o lançamento de uma bengala com sensor para auxiliar deficientes visuais. O Encontro, que acontece das 9h às 17h, contará ainda com palestras, talk shows sobre o tema Novas Tecnologias, apresentação de projetos de empreendedorismo e exposição de fotográfica, desenvolvidos pelos jovens.

Cerca de 450 jovens do IJCPM devem participar do evento para trocar ideias, compartilhar experiências e pensar o tema “Novas Tecnologias, mídias e juventude: Um clique para o mundo”. A programação inclui palestras e debates e atividades nos três espaços: o Espaço Jovem Empreendedor e Tecnologia, onde serão apresentadas as tecnologias desenvolvidas pelos jovens durante seus cursos no IJCPM, Espaço Mídias em Debate com apresentações artísticas e palestras e Espaço Comunidade Cultural, que trará exposições fotográficas e de grafitismo. O 1° Encontro IJCPM de Juventude será no RioMar Fortaleza, na Praça de Evento do Piso L3, das 9h às 17h.

Às 15h será o lançamento do aplicativo ‘Mulheres Não Se Calem’, desenvolvido pelos jovens do IJCPM durante a Oficina de Férias “Desenvolvimento de Aplicativos”, que foi ministrada pelo PalmasLab. O aplicativo funcionará na plataforma Android, com o objetivo de ajudar a população no enfrentamento à violência contra as mulheres, oferecendo informações importantes sobre a Rede de Proteção à Mulher em Fortaleza. Representantes do Instituto Maria da Penha estarão no evento para apoiar a iniciativa. Outra novidade será a apresentação de um protótipo de bengala com sensor para auxiliar deficientes visuais, criado pelos jovens no curso de Robótica do IJCPM.

O Centro de Inclusão Tecnologia (CITS) do Governo do Estado do Ceará, a Casa de Vovó Dedé, a Terra des Hommes, a Instituição Da Paz e as escolas públicas Monsenhor Dourado, Valdemar Falcão, Helenita Mota, Dragão do Mar, Rogério Froes, Manoel Rodrigues e Murilo Borges estarão também participando do Encontro.

Espaço Jovens Empreendedores e Tecnologias
Neste espaço, jovens do Curso de Empreendedorismo do IJCPM irão apresentar seus projetos de microempresas, desenvolvidos para serem implementados em suas comunidades. Três projetos estão em fase de implantação: Candy Doces (empresa de venda de doces gourmets com produtos típicos do Nordeste, como caju, castanha, entre outros), Dindin dos Sonhos (empresa de venda de dindins gourmets) e Legion Geeks (empresa de desenvolvimento de games e jogos de tabuleiro com foco em jogos de RPG e Just Dance).

Espaço Mídias em Debate
No Espaço Mídias em Debate ocorrerá apresentações artísticas e Talk Shows. Às 10h30, haverá o Talk Show “Tecnologia, Mídias e Aprendizagem: Um Caminho para o Protagonismo dos Jovens”, com a participação dos mediadores Igor Pelúcio, CEO do Site desenrolado.com e Jonab Silveira da Fábrica de Games. Às 14h, será a vez da palestra “Juventude Feminina da Mídia: Comunicações e Redes Sociais na Formação Cidadã”, ministrada por Priscilla Soares, do Coletivo Servilost, e as convidadas Maria Eduarda e Bruna Sousa, do Coletivo PrograManas.

Espaço Comunidade Cultural
No Espaço Comunidade Cultural haverá exposição de 130 fotos e de grafitismos produzidos pelos jovens do Instituto.

Sobre o IJCPM
Em Fortaleza, o IJCPM atua na capacitação de jovens de comunidades para o mercado de trabalho, com cursos gratuitos oferecidos em parceria com o Senac/CE. Conta com duas unidades: uma no RioMar Fortaleza e outra no RioMar Kennedy. Ao todo são beneficiados 13 bairros do entorno do Papicu e 8 do Presidente Kennedy. Cerca de 4.000 jovens já foram capacitados pelos programas de qualificação para o Varejo nas duas unidades. Além disso, mais de 1.175 já foram inseridos no mercado do trabalho através do Instituto e grande parte exerce suas funções nos dois shoppings.

Confira a programação completa:
9h – Abertura;
9h20 – Apresentação teatral dos jovens do IJCPM, Grupo Ceará Guittar, Dueto da Vovó Dedé e do Grupo Diverso;
9h30 – Construção do quadro temático ‘Ser Jovem é?’, Exposição Fotográfica, Exposição de Graffiti; Espaço de Empreendedorismo;
10h30 – Talk Show “Tecnologia, Mídias e Aprendizagem: Um Caminho para o Protagonismo dos Jovens;
11h30 – Quis;
14h – Talk Show “Juventude Feminina da Mídia: Comunicações e Redes Sociais na Formação Cidadã;
14h30 - Construção do quadro temático ‘Ser Jovem é?’, Exposição Fotográfica, Exposição de Graffiti e Espaço de Empreendedorismo;
15h – Apresentação do aplicativo ‘Mulheres Não Se Calem’;
15h30 – Apresentação de games e robótica de jovens do IJCPM e apresentações dos grupos: Palavras e Passos, DiVerso e Castelo de Rima;
16h30 – Quiz;
16h50 – Encerramento.

Serviço
1° Encontro de Juventude IJCPM
Data: 1° de setembro, sexta-feira
Horário: 9h às 17h
Local: Piso L3, Praça de Eventos do RioMar Fortaleza (Rua Des. Lauro Nogueira, 1500 - Papicu)
Evento gratuito
Mais informações: 3262.0208 (IJCPM Papicu) e 3037.3516 (IJCPM Presidente Kennedy).
Enviar

Deixe seu comentário: