terça-feira, 29 de agosto de 2017

Marco Túlio lança nesta sexta, 1/9, na Livraria Cultura, o livro "Violão Clube do Ceará". Lançamento tem apresentações de violonistas, com entrada franca

Um grande encontro de mestres do violão cearense, para marcar o lançamento do novo livro do professor da UFC e violonista Marco Tulio, um dos nomes de maior destaque na nossa cena musical, na seara acadêmica e na formação de novos músicos. Assim será o lançamento de "Violão Clube do Ceará - Os Feiticeiros da Melodia", livro que aborda o grupo de instrumentistas que se reuniam, de 1945 a 1962, em Fortaleza, para executar músicas ao violão. O lançamento acontece nesta sexta-feira, 1/9, na Livraria Cultura (Av. Dom Luiz, esquina com Av. Virgílio Távora, na Aldeota).

Com entrada franca, o público poderá conferir na ocasião músicas interpretadas por consagrados violonistas e professores cearenses, como Marcos Maia (Uece), Rogério Lima (Escola Tocata) e Eddy Lincolln (IFCE), além do próprio autor, que abrirá o evento com seu violão e apresentará o livro em uma entrevista aberta conduzida pelo jornalista, compositor e produtor Dalwton Moura. Um começo de noite de sexta com um bom papo entremeando pesquisa, música e história. O Quinteto 30 Cordas, arregimentado pelo jovem violonista Marco Leonel Fukuda, também se apresentará na ocasião.

O livro é resultado de pesquisa acadêmica de Marco Tulio, com orientação do professor doutor Luiz Botelho Albuquerque, da Universidade Federal do Ceará (UFC), representando uma nova e importante publicação no eixo temático "Ensino de Música", do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da mesma universidade.

A obra é fruto da pesquisa criteriosa, rigorosa e apaixonada de Marco Tulio, com olhar atento para os processos formativos e de legitimação do violão na Fortaleza dos anos 40 ao começo da década de 60, abordando a constituição de um campo cultural, com sua relativa autonomia, pelos que se destacavam nesse instrumento. Destaca também o significado e a importância do Violão Clube do Ceará em uma Fortaleza que começava a acelerar seu ritmo de urbanização e cosmopolitismo.

Do violão a Bourdieu

"Violão Clube do Ceará" apresenta a importância das relações entre os agentes violonistas, as instituições, o rádio, a imprensa, os documentos, as agremiações, o contexto urbano e toda a trajetória histórica do violão, além dos principais nomes do violão, da questão do repertório e dos gêneros musicais fundamentais para uma pesquisa alicerçada na praxiologia de Pierre Bourdieu.

"Investigando esses aspectos, Marco Tulio apresenta um contexto violonístico conduzindo o leitor em uma viagem histórica que não apenas narra, mas também analisa, questiona, desvela, apresenta o que não pode ser percebido à primeira vista", destaca o professor do Curso de Música da UFC Pedro Rogério, no prefácio do livro, enfatizando: "Os agentes do Violão Clube do Ceará souberam usar os truques  e a magia social a favor da legitimação de suas obras".

Música e sobrevivência

"Marco Tulio opera uma espécie de mágica social tornando visível o que antes era invisível, fazendo ver o que não está na superfície ou dizendo de outra forma, desmontando as armadilhas do senso comum. Põe à mostra as questões de seleção, de escolha, de filiação a um nome legítimo, como uma marca que garante status aos agentes filiados apresentando para a sociedade não somente a proposta de um grupo de violonistas, mas a proposição teoricamente fundamentada como estratégia de sobrevivência na sociedade marcada pelas distinções de classes", acrescenta Pedro Rogério, ressaltando que o livro de Marco Tulio "compõe o momento histórico da música cearense em que se tem uma vasta produção que coloca em pauta os saberes locais".

Mais sobre o autor


Marco Tulio Ferreira da Costa é doutor em Educação brasileira e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (Uece, 1989), tem mestrado em Performance Certificate, pela Northern Illinois University, EUA (2004) e Doutorado em Educação pela UFC (2010). Tem experiência na área de Performance e Educação, atuando principalmente nos temas Educação Musical, performance, ensino do violão e arranjo.

É coordenador dos projetos de extensão da UFC Quarteto de Violões da UFC (2000-2017), Choro, a música do Brasil(2012-2016), Ensinando e Aprendendo (2012-2017). Atualmente é coordenador do Curso de Licenciatura em Música UFC (2017). Paralelamente, atua com freqüência no cenário musical de Fortaleza, tanto como solista quanto acompanhado cantores. Como mais de quarenta anos de dedicação de estudo ao violão, prepara um livro de arranjos com músicas brasileiras para o instrumento.

SERVIÇO:
"Violão Clube do Ceará - Os Feiticeiros da Melodia". Lançamento do livro do professor e violonista Marco Tulio. Com apresentação musical do autor e dos colegas  violonistas Marcos Maia, Rogério Lima, Eddy Lincolln, Marco Leonel Fukuda e Quinteto 30 Cordas. 

Sexta-feira, 1/9, às 19h, no auditório da Livraria Cultura (Av. Dom Luiz, esquina com Av. Virgílio Távora, na Aldeota), com entrada franca. O livro está disponível somente para venda online, nos sites da Livraria Cultura, Amazon e Livraria da Folha.

Enviar

Deixe seu comentário: