quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Maternidade Escola divulga programação especial em favor da amamentação

A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, preparou programação especial para a Semana Mundial do Aleitamento Materno, celebrada de 1º a 7 de agosto de 2017. A abertura oficial na instituição será nesta quarta-feira, dia 2 de agosto, às 8h30, no auditório da Maternidade (Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, Rodolfo Teófilo – Fortaleza).  A programação completa pode ser acessada no sitewww.meac.ufc.br .

Serão 60 atividades incluindo oficinas, palestras, sessões educativas, rodas de conversa e jogos. Tudo conduzido por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, entre outros especialistas. Como público, além de gestantes e mães internadas nas enfermarias e ambulatórios, a programação será dirigida a acompanhantes, profissionais, mães com bebês na unidade neonatal e demais interessados. “Nosso objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância do aleitamento e do apoio às mães que amamentam; além de capacitar gestantes, puérperas, familiares e empresários para promoverem a amamentação”, destaca Fernanda Cavalcante Fontenele, chefe em exercício do Banco de Leite.  

Entre os benefícios do aleitamento para o bebê estão redução da obesidade, do diabetes, dos problemas gastro-intestinais e alergias. “Amamentar não é só matar a fome, é dar nutrição, dar saúde”, afirma Marielle Ribeiro, enfermeira do Banco de Leite Humano da MEAC. 

Segundo a médica Nerci Ciarlini, infecto-pediatra da MEAC, um bebê que amamenta exclusivamente adquire a imunidade da mãe. “A importância do aleitamento materno como alimentação exclusiva do bebê até os seis meses de idade é, também, porque o leite vai servir como uma vacina para esse bebê. Os anticorpos maternos passam para o filho, que vai ter o primeiro ano de vida muito mais tranquilo, em geral sem precisar tomar medicamentos”. A médica reforça que é preconizada a amamentação até os 2 anos de idade, acompanhando a introdução alimentar a partir dos 6 meses de vida do bebê e é sempre importante priorizar o leite materno à fórmula.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), lançada pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA) em 1992, tem o objetivo de dar visibilidade ao aleitamento materno, promovendo a prática. O tema este ano é: “Trabalhar juntos para o bem comum” e o slogan: “Amamentar. Ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você”. Cerca de 380 eventos vão ser realizados em no mundo todo e a Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), mais uma vez, soma-se à iniciativa e oferecendo programação própria.

Serviço:
Semana Mundial do Aleitamento Materno na MEAC
Abertura: 02 de agosto (quarta-feira).
Horário: 8h30
Local: Refeitório da MEAC.
Banco de leite materno: (85) 3366.8509.
Enviar

Deixe seu comentário: